Dona Xepa: Quem é quem

Principais personagens

Dona Xepa (Angela Leal)

É uma mulher batalhadora, correta e simples. Mora na Vila do Antigo Bonde e trabalha na feira, numa barraca de frutas. Ganhou seu apelido pelo costume que tem de dar a xepa (restos de comida) aos pobres. Foi abandonada pelo marido e criou os filhos, Édison e Rosália, sozinha. Seu maior sonho é que os dois subam na vida e para isso não poupa esforços. Porém, sofre com a ingratidão dos filhos, que sentem vergonha de seu jeito humilde e de sua fala peculiar: Xepa usa palavras erradas e confunde ditados.

Alda (Aracy Cardoso)

Mulher correta, prestativa e maternal. Trabalha para a família de Pérola há anos. Foi babá de Isabela e mantém uma relação muito carinhosa com a moça. Tem um respeito muito grande por Pérola, apesar de sempre ser destratada por ela.

Ângelo (Castrinho)

É um italiano, dono da padaria da Vila. Orgulha-se de um filho que está na Itália, estudando e trabalhando. Sua padaria é ponto de encontro das pessoas da Vila.

Benito (Emilio Dantas)

Rapaz trabalhador, bondoso e esforçado, mas a princípio sem grandes ambições. Sobrinho de Dorivaldo, é motoboy e ajuda o tio na casa de choro. Ele cresceu na Vila e sempre foi apaixonado por Rosália, mas é desprezado por ela. Isso acaba servindo de motivo para que deseje crescer na vida. É amigo de Édison e Graxinha.

Camila (Alessandra Loyola)

É o braço direito de Dona Xepa. É ajudante dela na feira e companheira de todas as horas. É contida, assustada e se incomoda muito com o jeito com que os filhos, especialmente Rosália, tratam a mãe.

Cintia (Manuela Duarte)

Garota rica, que também estuda na faculdade de Édison. Melhor amiga de Lis e cursa Jornalismo. Seu faro por notícias vai ameaçar muitos personagens que guardam segredos.

Dafne (Robertha Portella)

Filha de Matilda e mãe da pequena Gisele, Dafne é a mulher-fruta oficial da Vila do Antigo Bonde. Não tem o menor pudor em exibir seus atributos físicos, com roupas justas e decotadas. Seu sonho é crescer na vida e ficar famosa. Dafne é a musa de Robério Escovão, mas o esnoba. O que ninguém pode imaginar é o verdadeiro motivo dessa recusa.

Dorivaldo (Bemvindo Sequeira)

Sujeito educado, simpático e doce. Solteirão, é dono da casa Chorivaldo, tradicional estabelecimento da Vila. Sempre foi apaixonado por Xepa, que preferiu se casar com Esmeraldino, seu melhor amigo. Até hoje tenta criar coragem para se declarar e apostar numa segunda chance com Xepa. Tem grande respeito por ela e se comove com sua luta para criar os filhos.

Edison (Arthur Aguiar)

Filho de Dona Xepa, é um rapaz bondoso e criativo, que estuda Arquitetura e Urbanismo numa faculdade particular. Tem vergonha da ignorância de Dona Xepa, mas é carinhoso com ela e não aceita o jeito que Rosália a trata. Pretende crescer na carreira para dar uma vida melhor à mãe. Namora Yasmin e vive dividido entre dois mundos: a Vila do Antigo Bonde e o cotidiano dos jovens ricos da faculdade.

Esmeraldino (José Dumont)

Marido de Dona Xepa, abandonou a família há mais de vinte anos. Era carismático e enrolador, sempre envolvido em tramoias para ganhar a vida. Adorava idealizar projetos que nunca saíam do papel. O seu desaparecimento se tornou praticamente uma lenda na Vila do Antigo Bonde: alguns acreditam que ele tenha morrido, outros garantem que ele foi visto em diferentes lugares do mundo.

Feliciano (Giuseppe Oristânio)

Pai de Isabela, é um político marqueteiro e falastrão. Pretende agradar o povo e, ao mesmo tempo, atender os interesses de empresários com quem possui negócios. É parceiro de Pérola em suas armações e incentiva a esposa em sua vingança contra os Pantaleão.

François (Gabriel Gracindo)

Filho de Madame Catherine, é um homem ambicioso e ambíguo. Trabalha com Júlio César e quer subir na empresa de qualquer jeito, mesmo que para isso precise abrir mão da ética. É amigo de Vitor Hugo, mas provoca ciúmes nele por estar sempre solícito e disponível para Júlio César. Quando conhecer Rosália, vai logo desconfiar de suas intenções, podendo se tornar seu inimigo ou seu aliado.

Geni (Marcella Muniz)

É mãe de Yasmin e uma mulher bastante temperamental; seus momentos de alegria são intercalados por fases de depressão. Geni tira proveito disso para fazer chantagem emocional e manter a filha por perto, já que seu maior medo é ficar sozinha. Possui muitas relações de amizade pela internet.

Gisele (Ana Clara Pintor)

Filha de Dafne e neta de Matilda. É uma menina madura para a idade. Critica um pouco as roupas da mãe e costuma dar conselhos para ela, invertendo os papéis. Insiste para saber quem é seu pai e não acredita nas histórias que a mãe inventa.

Graxinha (Augusto Garcia)

É o mecânico da Vila, um sujeito divertido e de personalidade singular. Herdou a oficina do pai, de onde tira o seu sustento. Completamente diferente da conhecida figura do mecânico: é afeminado, sensível, educado e frágil. É grande amigo de Dafne e viverá às turras com Robério Escovão, seu vizinho.

Inocência (Jeniffer Setti)

É ajudante de Ângelo na padaria. Viúva do padeiro, ela se emociona a cada fornada de pão. Conhecida como viuvinha da Vila, Inocência povoa o imaginário masculino, justamente por ser muito recatada. Mas ela pode surpreender.

Isabela (Gabriela Durlo)

Filha de Pérola e de Feliciano, é uma mulher romântica e bondosa. Trabalha como fotógrafa. Apaixonada por Vitor Hugo, a moça vive o momento mais feliz de sua vida, até conhecer Rosália, de quem se torna melhor amiga. Sem perceber os reais interesses de Rosália, Isabela ficará muito próxima da moça, o que se tornará uma grande ameaça para seu casamento.

Júlio César Pantaleão (Mauricio Mattar)

Casado com Meg e pai de Vitor Hugo e Lis, é um empresário bem sucedido e poderoso, dono da Sabor e Luxo, indústria do ramo de alimentos. Júlio César é um homem que não gosta de ostentar sua riqueza, mas também não se importa com os exageros da mulher. Vive para o trabalho e é muito centralizador, o que gera muitos conflitos com o filho, Vitor Hugo. Um problema de saúde mudará completamente o seu presente, trazendo à tona alguns segredos do passado.

Lady (Ana Zettel)

É a assessora for-all de Meg Pantaleão. Cuida pessoalmente de todos os assuntos domésticos da patroa, procurando imitar os seus trejeitos e as suas expressões.

Lis (Rayana Carvalho)

Filha mais nova de Meg e Júlio César, é muito madura e estuda História. Sempre se sentiu preterida pela mãe e tem vergonha das loucuras de Meg. Tem grande admiração pelo pai e se dá muito bem com o irmão, Vitor Hugo, seu grande amigo. Tem paixão por cultura popular e é a favor da preservação patrimônio histórico, o que gera conflitos com Édison na faculdade, por conta dos projetos modernistas do rapaz. Mas esse embate vai mexer bastante com ela.

Madame Catherine (Íttala Nandi)

Mãe de François, a francesa Catherine foi por muito tempo a estilista preferida das noivas da alta sociedade paulistana. Com o passar dos anos e as constantes mudanças na moda, seu prestígio diminuiu, mas seu sonho é voltar a reinar na sociedade. Para isso, conta com Meg Pantaleão, sua cliente fiel, e também com algumas estratégias mais escusas.

Matilda (Bia Montez)

Mãe de Dafne e avó de Gisele, Matilda é uma mulher encrenqueira e explosiva. Fala de todos, mas não admite que falem de sua filha. É rival de Dona Xepa na feira, por ambas terem barracas de frutas. A disputa entre elas já é tradicional e rende bastante confusão, mas no fundo são grandes amigas.

Meg Pantaleão (Luiza Tomé)

Mulher bonita, rica e extravagante. Típica socialite perua, é casada com o empresário Júlio César e mãe de Lis e Vitor Hugo. Adora expor toda a sua riqueza, o que é motivo de muitos conflitos com a filha Lis. Faz todo tipo de tratamento de beleza para continuar estampando as embalagens dos produtos da Sabor e Luxo. É uma mulher que defende a família com determinação e pode surpreender quem acredita que ela é apenas uma socialite fútil.

Pérola (Angelina Muniz)

Mãe de Isabela, é uma mulher fina, ambiciosa e amarga. É casada com Feliciano, mas o clima entre eles é sempre frio. Muito contida, ela nutre uma paixão secreta por Júlio César, com quem tivera uma história no passado. Não se conforma por ter perdido a empresa fundada pelo seu pai, a Sabor e Luxo, para Júlio César. Vê no casamento de Isabela com Vitor Hugo uma forma de recuperar o patrimônio da família. Seu desejo de vingança contra os Pantaleão pode tomar rumos surpreendentes.

Professor Miro (Gustavo Moretzsohn)

É professor de Édison, Rick, Cintia e Lis. Sujeito simpático, do tipo “professor maluco”. Meio avoado, que instiga os alunos a aprimorarem seus talentos. Será um grande incentivador de Édison e mediador nas brigas dele com Lis. O destino guarda para ele o reencontro com uma grande paixão do passado.

Rick (Diego Montez)

Garoto rico, é um típico playboy inconsequente. Acha que o dinheiro pode comprar tudo e, de fato, tenta fazer disso uma verdade. Cursa a mesma faculdade que Édison, é amigo de Cíntia e tem uma queda por Lis.

Robério Escovão (Alexandre Barillari)

É novo e misterioso morador da Vila. É um galã meio cafajeste, muito vaidoso e com pinta de sertanejo. Decide abrir um novo negócio bem em cima da borracharia de Graxinha, mas não revela do que se trata até o dia da inauguração. Muito sedutor, Robério tem a sua preferida: Dafne. Mas ele nem imagina as dificuldades que terá pela frente para conquistar a moça.

Rosália (Thais Fersoza)

Filha de Dona Xepa, é uma mulher bonita, ambiciosa e de caráter duvidoso. Não se conforma com a vida que leva, pretende subir às custas de um marido rico. Idealiza o pai, Esmeraldino, e despreza a mãe, apesar de todos os esforços que ela faz para agradar a filha. Rosália é capaz de tudo para conseguir seus objetivos.

Terezinha Cho (Manoelita Lustosa)

É a pasteleira da feira da Vila. Faz questão de dizer que segue a tradição de sua família japonesa, guardando a receita do pastel a sete chaves. Apenas um detalhe chama a atenção de todos: Terezinha é nordestina e não tem como negar.

Vitor Hugo (Marcio Kieling)

Filho primogênito de Meg e Júlio César, Vitor Hugo segue os passos do pai, trabalhando na empresa da família. Mas suas ideias inovadoras sempre esbarram no comportamento exigente e centralizador de Júlio César. Romântico, ele é apaixonado por Isabela e está de casamento marcado. Mas quando conhece Rosália, sua vida sofre uma grande reviravolta.

Yasmin (Pérola Faria)

Namora Édison, por quem é apaixonada desde a infância. Gosta de costurar e inventar a própria moda. Mora com a mãe, Geni, e é quem sustenta a casa. Contra sua vontade, acaba sendo cúmplice nas armações de Rosália. Em pouco tempo, Yasmin vai perceber que tem algo de suspeito no atelier.

Leia também
Dona Xepa: A paixão de uma mãe pelos filhos

Veja também