Éramos Seis: Uma família simples e suas dificuldades

Foto da família de Éramos Seis

‘Éramos Seis’ ganha novo remake, mais contemporâneo para exibição no horário das seis da Rede Globo, em substituição a ‘Órfãos da Terra’. Escrita por Angela Chaves com direção artística de Carlos Araújo, a trama baseada na novela original escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho para a Rede Tupi de televisão em 1977, como adaptação do romance homônimo de Maria José Dupré, lançado em 1943. A novela original foi exibida inicialmente no horário das seis (depois passou a ser exibida “às 7 e meia”), competindo com Loco-motivas, da Globo. Ainda em 1994 ela ganhou um remake no SBT, com adaptação também de Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho. Na verdade, a primeira versão foi mesmo na TV Record, em 1958, adaptada por Ciro Bassini.



O remake de ‘Éramos Seis’ para a Globo, em 2019, é escrito por Angela Chaves com direção artística de Carlos Araújo.

A trama é dividida em três fases: começa em 1920 e vai até 1940 para contar a luta de Lola (Gloria Pires) para manter os integrantes do clã Lemos unidos frente às dificuldades econômicas que atravessa.

“A novela conta a trajetória de Lola para manter a união e a harmonia familiar, mesmo tendo muitas dificuldades o tempo todo. É sobre a força dessa mulher e de sua família, que vive com poucos recursos, mas cercada de afeto”, adiantou Angela, autora do remake.

Casada com Júlio (Antonio Calloni), Lola é uma esposa devotada e mãe de quatro filhos: Carlos (Xande Valois/ Danilo Mesquita), o mais velho e motivo de orgulho para os pais; Alfredo (Pedro Sol/ Nicolas Prattes), rebelde que vive se metendo em confusões e tem ciúmes do irmão; Isabel (Maju Lima/ Giullia Buscacio), determinada e independente, é a favorita do pai – por ser a única filha mulher; e Julinho (Davi de Oliveira/ André Luiz Frambach), o caçula da família – que desde criança demonstra habilidade para lidar com dinheiro.

A história começa com Lola e Júlio passando sufoco para poder pagar as parcelas do casarão que compraram em São Paulo. O primeiro bem do casal sai mais caro do que eles previam por causa dos altíssimos juros do financiamento bancário. O imóvel acaba gerando um impasse entre eles: para ela, o local é a alma da família. Para ele, um empecilho para melhorar de vida.

Para sustentar a família, Júlio passa o dia trabalhando na loja de tecidos de Assad (Werner Schünemann). Funcionário exemplar, almeja ser promovido pelo patrão e, assim, chegar ao final do mês mais tranquilo financeiramente. Por sua vez, Lola se dedica à confecção e venda de peças de tricô para reforçar o orçamento enquanto cuida da casa e da educação dos filhos com a ajuda de Durvalina (Virgínia Rosa).

Vizinhos dos Lemos

Dono do armazém, Afonso (Cássio Gabus Mendes) nutre uma genuína simpatia por Lola e sempre permite que a mulher de Júlio compre fiado. É casado com Shirley (Barbara Reis), uma mulher amargurada por conta de seu passado. Ela é mãe de Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo), criada por Afonso como filha. A menina é a paixão de Carlos, um jovem responsável, educado e prestativo. Tanto Lola quanto Afonso aprovam o flerte da dupla, mas Shirley é contra o romance.

Lola também conta coma amizade de Genu (Kelzy Ecard), a vizinha que está sempre tomando conta da vida dos moradores do bairro. Casada com Virgulino (Kiko Mascarenhas), mantém o marido em rédea curta. Eles são pais de Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack) e Lili (Bruna Negendank/ Triz Pariz), amigos de Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel desde a infância.

O anos passam, a vida passa. Dona Lola, no fim da vida, estará solitária em um asilo. Éramos Seis!

Veja também