Eterna Magia

Uma história de amor, magia e mistérios

A história de Eterna Magia se passa entre os anos de 1938 e 1946, em Serranias, uma cidade fictícia do interior de Minas Gerais, fundada por imigrantes irlandeses. Quando, em 1652, os ingleses invadiram a Irlanda, usurpando as terras e massacrando o povo, muitos irlandeses se viram obrigados a deixar seu país. Um grupo veio parar em Serranias. Entre eles estava Valentina, uma menina que, segundo a história, possuía a “marca da magia” e de quem Eva (Malu Mader) e Nina Sullivan (Maria Flor) descendem.
Conta a lenda que, no fim do século XVII, um inquisidor da Coroa Portuguesa chegou a Serranias atraído por denúncias de que na região era comum a prática de bruxaria. Na ocasião, muitas mulheres foram condenadas à fogueira sob essa acusação. Isto rendeu a Serranias a fama de “cidade das bruxas”, alcunha que, para alguns, virou fonte de renda ? já que a cidade recebe inúmeros turistas atraídos pela possibilidade de levar um pouco de magia para suas vidas; e, para outros, tornou-se motivo de vergonha e irritação constantes.
A maior atração da cidade é a visita ao local onde se diz ter ocorrido o grande sacrifício das bruxas do século XVII. Ali foi construído o Museu das Bruxas, com objetos da época, documentos que atestam a veracidade dos fatos e algumas relíquias consideradas sagradas.
Além da aura de mistério, Serranias também atrai visitantes por ser uma cidade pequena e muito charmosa, com arquitetura peculiar, situada entre montanhas, rios e vales, num local de natureza exuberante.
Apesar da força do turismo, a verdade é que Serranias tornou-se próspera graças às minas de pedras preciosas da região. A maior empresa de extração e mineração pertence a Max Sullivan (Werner Schünemann).
Os Sullivan
O jovem irlandês Maximilian Sullivan, recém-formado em Geologia, veio ao Brasil passar férias, atraído pela promessa das belezas e do clima ameno. A notícia de que determinada região de Minas Gerais concentra muitas minas de pedras preciosas o levou a Serranias, onde conheceu Marta, uma linda morena filha de um fazendeiro, por quem se apaixonou profundamente. Ele começa a vida trabalhando duro e, com o tempo, torna-se um homem rico, proprietário de uma empresa muito bem conceituada no país. De seu casamento com Marta nascem duas belas meninas: Eva (Malu Mader) e Nina (Maria Flor).
A primogênita Eva herdou de Max (Werner Schünemann) o talento para a música. Desde muito jovem, demonstra um temperamento forte e uma personalidade marcante. Max tem por ela uma predileção indisfarçável. Quando a jovem completa 15 anos, ele a manda para sua cidade natal, Dublin, para concluir os estudos de piano e dar início ao que promete ser uma grande carreira internacional.
Nina, cerca de dez anos mais jovem que Eva, tem um perfil mais romântico e sonhador. Diferentemente da irmã, por quem tem verdadeira adoração, Nina gosta da vida simples do interior. Apesar da suposta ingenuidade, a jovem carrega dentro de si uma grande força. Descendente de Valentina, Nina herdou a “marca da magia” e, apesar do dom excepcional que possui, recusa-se a usá-lo por sentir remorsos por causa de um incidente ocorrido com Eva na infância.
Olhando bem de perto, Eva sente certa inveja de Nina, por não ter herdado o dom da magia, embora se mostre cética sobre o assunto. E Nina se ressente um pouco do amor profundo que seu pai devota a Eva.
Eva e Nina perdem a mãe muito jovens. A morte de Marta deixa Max arrasado e quase o faz desistir de viver. Eva carregará para sempre a lembrança da mãe morta, já que foi a jovem menina que a encontrou sem vida na cama.
Na véspera de sua morte, Marta ficara sabendo de um grave segredo por sua irmã Pérola (Eliane Giardini) e as duas tiveram uma forte discussão. Depois da morte da irmã, Pérola jura jamais revelar este segredo. Ela passa, então, a morar no casarão de Max para ajudar na criação das sobrinhas. Apesar de nutrir pelo cunhado sentimentos que extrapolam a simples admiração e o carinho fraterno, Pérola aceita afastar-se de Max e de Serranias para acompanhar Eva, que vai estudar piano na Irlanda.
Eva e Pérola passam dez anos na Irlanda e a carreira da pianista parece fadada ao sucesso. A moça não demonstra o menor interesse em voltar a Serranias, por considerar as pessoas medíocres, provincianas e supersticiosas, mas um telegrama informando que seu pai, a quem ela ama profundamente, sofreu um enfarte altera seus planos. Chega, então, a hora de regressar ao Brasil…
A volta de Eva a Serranias irá mexer com a vida de vários moradores ? e com a dela própria ? e causará mudanças radicais no destino das pessoas.
Armadilhas do coração
O menino Conrado O?Neill (Thiago Lacerda) é obrigado a trabalhar desde cedo depois que seu pai, Joaquim (Osmar Prado), abandona sua mãe, Loreta (Irene Ravache), para viver com uma moça muito mais jovem. Há alguns anos, Regina (Giulia Gam) chegou a Serranias vinda não se sabe de onde com um bebê no colo. Loreta resolveu abrigá-la e lhe deu emprego no armazém da família, na ocasião um próspero estabelecimento comercial. Mas Regina e Joaquim acabam se apaixonando e passam a viver juntos. Desta segunda união de Joaquim, nascem mais três crianças.
A separação deixa Loreta doente e a transforma numa mulher amarga. Para cuidar da mãe, Conrado abandona os estudos e passa a tocar o sítio da família, onde cultiva os legumes e verduras que vende na cidade. Outra fonte de renda do menino são alguns pequenos trabalhos na mansão de Max, conseguidos graças à indicação de sua tia Inácia (Aracy Balabanian), empregada dos Sullivan desde sempre. Ele nunca passou da porta da cozinha da casa de Max mas, desde a primeira vez que viu Eva e, mais, desde que a ouviu tocar piano, se apaixonou profundamente. Um primeiro amor ingênuo e absoluto que o tempo ? e as atitudes de Eva ? transformaram em ódio e ressentimento. Quis o destino que, anos mais tarde, Conrado caísse de amores justamente pela caçula dos Sullivan, a doce Nina.
O amor que sente pelo pai traz Eva de volta a Serranias. Para alegria de Nina, a irmã chegará bem a tempo de assistir a seu casamento. Para a pianista, Nina vai fazer uma grande besteira casando-se com Conrado, de quem se lembra vagamente como um moleque magro e feioso. Ainda assim, mostra-se disposta a ajudar a irmã e promete convencer o pai a aceitar o relacionamento dos dois.
O que Eva desconhece é que o trabalho duro ao ar livre transformou o tal “moleque magro e feioso” num homem forte e bronzeado, com uma beleza selvagem desconcertante. Ingredientes convidativos para uma mulher como ela, dona de uma mentalidade livre e de desejos intensos. Um primeiro encontro casual entre os dois, em que Eva nem sequer supõe que aquele é seu futuro cunhado, termina em um beijo roubado. Deste beijo, vem o desejo de conquista. Da recusa de Conrado, nasce a obsessão de Eva.
Disposta a ver Conrado a seus pés, Eva lança mão de todas as armas de sedução que conhece. Quando estas falham, ela recorre, então, à magia! Quem a ajuda neste intento é Zilda (Cássia Kiss), esposa do médico Rafael (Luis Mello), padrinho de Eva e grande amigo de Max. Zilda arrasta a cética Eva para o mundo dos sortilégios.
Conrado é apaixonado por um pequeno e velho avião, com o qual sonha um dia voar para além das montanhas que parecem cercear seus horizontes. Eva havia tirado brevê na Europa. Em uma ocasião, num gesto de extrema ousadia, Eva decola com o avião de Conrado. Golpe do destino ou fruto das táticas de Zilda, Eva e Conrado sofrem um acidente e acabam passando a noite sozinhos, perdidos na mata fechada. A partir daí, a história toma rumos inesperados.
Eva se descobre perdidamente apaixonada por Conrado. Se antes ela queria apenas satisfazer um desejo e “devolvê-lo” à irmã, agora está disposta a lutar até o fim para ficar com ele. Afinal, existem ou não limites para se lutar por um grande amor? Alguém que cometa erros, ainda que em nome do amor, tem ou não direito ao perdão e à felicidade?
O sentimento que Conrado nutre por Nina é sincero, mas a atração por Eva acaba se revelando incontrolável. Isso suscita uma profunda crise de consciência no rapaz e, de certa forma, até mesmo em Eva. E, no altar, diante de todos os convidados, Conrado pede perdão a Nina e diz que seria um canalha ainda pior se casasse com ela.
Para desgosto de Max, Eva deixa tia Pérola em Serranias e volta para Irlanda em companhia de Conrado. A partir deste dia, Max passa a ter uma única filha: Nina. E Nina passa a ter um único objetivo: vingança.
Sete anos depois

Eva construiu uma sólida carreira internacional. Ela e Conrado vivem em Dublin com a filha Clara, de sete anos. Algo entre a paixão e o ódio une o casal. Conrado fica sabendo de sua mãe por meio de Lucas (Cauã Reymond) que, depois de um período de revolta, volta a se comunicar com o primo. Eva recebe informações de sua família através de tia Pérola que, embora alimente o desejo de visitar a sobrinha em Dublin, foi terminantemente proibida por Max.
Dores de cabeça constantes levam Eva ao consultório do neurologista Peter Galagher (Pierre Kiwitt), seu antigo namorado e hoje um dos poucos amigos do casal. O resultado dos exames aos quais é submetida leva Eva a uma decisão difícil: ela vai voltar para Serranias.
Conrado fica dividido. Ele quer muito ver com seus próprios olhos como está Nina. A expressão de pavor e perplexidade com que ela o olhou no altar naquele dia nunca mais saiu de sua cabeça. Mas, no fundo, ele teme este reencontro e se sente um covarde por isso.
O tempo e, principalmente, a desilusão que viveu fizeram de Nina uma pessoa diferente. Ela não tem mais aquela expressão ingênua. A Nina gentil, afável e confiante morreu naquele dia diante do altar. Formada em Geologia, como o pai, tornou-se uma executiva de talento e braço direito de Max na empresa da família. Nina encontra abrigo na amizade de Lucas, que sempre a amou em silêncio, e em Elisa (Milena Toscano), sua melhor amiga e confidente desde a infância.
Um turbilhão de emoções assola a família Sullivan na volta de Eva e Conrado a Serranias. Somente a pureza de uma criança, a pequena Clara, filha do casal, parece arrefecer os ânimos e trazer a conciliação ao lar.
Eva decide continuar em Serranias. Conrado fica sabendo que seu pai sumiu da cidade há alguns meses e nunca mais deu notícias. Os filhos de Joaquim, portanto seus irmãos por parte de pai, estão prestes a serem levados para um abrigo para menores. Conrado decide se responsabilizar por Teca (Lara Rodrigues), Gina (Isabelle Drummond) e Quinzinho e, assim, impedir que eles sejam separados. Quem vinha cuidando deles até então era Carol (Ana Carolina Godoy), a filha mais velha de Regina, que já era nascida quando a forasteira chegou a Serranias. Eva se irrita com esta decisão de Conrado, mas ele encontra apoio justamente em Nina, que se condói da situação das crianças.
Uma nova reviravolta do destino acaba levando Eva para Nova Iorque. Conrado e a filha Clara ficam em Serranias. A distância de Eva e a proximidade de Nina conspiram para que o amor que nunca morreu no coração dos ex-noivos aflore novamente. O sentimento de Conrado torna-se ainda mais evidente quando chega a Serranias Flávio Falcão (Thiago Rodrigues), um historiador que está fazendo uma tese de doutorado sobre as lendas das bruxas da cidade. O jovem se encanta com Nina, provocando sentimentos conflituosos em Conrado.
Ironias do destino
Eva volta a Serranias, cerca de dois meses depois, disposta a retomar sua vida. Mais uma vez, ela irá se colocar entre Conrado e Nina. Para ter o marido novamente ao seu lado, Eva pede que tio Rafa (Luis Mello) sustente uma mentira. Como o médico se nega a ajudá-la, ela o convence com um argumento irrefutável: a chantagem.
Desta vez, no entanto, Nina não está disposta a entregar seu amor de bandeja para a irmã. Pela primeira vez, ela decide lançar mão dos poderes que tem e encontra em Medéia (Araci Esteves) uma aliada.
Medéia é uma figura estranha e lendária de Serranias. Com o rosto semi-encoberto, cabelos desgrenhados e roupas andrajosas, ninguém sabe ao certo de onde veio aquela mulher e por quê ela mora isolada numa casinha feita de pedras, no alto de uma colina. O fato é que a bruxa solitária parece ter um carinho especial por Nina.
As valentinas

Em Serranias, há um grupo de mulheres que parece ter herdado uma intrigante característica de suas antepassadas: o dom da magia. Quem deu origem a esta estirpe foi Valentina O?Connan: nascida na Irlanda no século XVII com a “marca da magia”, ela migrou para o Brasil ainda bebê e se fixou na região de Serranias.
Na tradição celta, as mulheres eram consideradas seres especiais, iluminados e tinham um papel privilegiado nos grupos social e familiar. A menina Valentina foi consagrada no nascimento a Brighid, filha do deus Dagda que, na mitologia celta, é o Grande Senhor, deus da magia e da Terra.
Diz uma lenda que Dagda adquire forma humana sempre que uma de suas valentinas corre perigo. Sob a forma de Mago Simon (Paulo Coelho), ele tentará proteger uma de suas valentinas poderosas: Nina. É pelas mãos de Mago Simon, por sinal, que o público irá entrar em Eterna Magia, já que ele faz as vezes de um narrador onisciente e onipresente.
Apesar de, supostamente, possuírem talentos especiais, essas mulheres levam uma vida absolutamente normal. As valentinas são feiticeiras que têm por tradição não usar a magia para fazer o mal. Elas conhecem e, na sua maioria, respeitam a Lei do Retorno: não se deve usar a magia para prejudicar alguém porque o mal sempre volta para quem o pratica.
Há fortes indícios de que, além de Nina (Maria Flor), Pérola (Eliane Giardini), Zilda (Cássia Kiss), Elisa (Milena Toscano), Medéia (Araci Esteves) e Clara (Anna Rita), outras mulheres de Serranias possuam o dom da magia. Nem todas são conscientes deste talento, nem todas lançam mão de seus poderes e nem todas são, necessariamente, adeptas da magia somente para o bem.
Produção
Eterna Magia é uma produção da TV Globo, de autoria de Elizabeth Jhin e supervisão de texto de Silvio de Abreu, com direção de núcleo de Carlos Manga e direção geral de Ulysses Cruz. A novela estreou na TV Globo no dia 14 de maio.

Leia também:
Eterna Magia: Quem é Quem

Veja também