Flor do Caribe: Quem é quem

Foto de Taís
Débora Nascimento é Taís

Principais personagens

Quirino (Ailton Graça)

Homem disposto a ajudar o próximo e dar exemplos. Dono de uma fé inabalável, entrou para vida religiosa na adolescência e dedicou alguns anos de estudo ao sacerdócio. Mas às vésperas de se ordenar padre, um bebê cruzou o seu caminho e ele decidiu abandonar a batina para adotar Juliano. Trabalha como “faz-tudo” na mansão dos Albuquerque.

Lindaura (Angela Vieira)

Mãe de Ester e esposa de Samuel. Com a filha, desenvolveu uma relação de enorme cumplicidade, pois desde que foi mãe ensinou a ela as artes que domina: pesca de lança e saber ouvir o que a natureza está dizendo. Consegue diagnosticar a “dor” de uma pessoa só de olhar em seus olhos e crê que as dores físicas têm origem nas dores da alma. De traços fortes e cheia de vigor, é uma mulher da terra, que precisa sentir os pés no chão para poder ouvir o que lhe dizem os ventos.

Olívia (Bete Mendes)

Esposa de Chico, mãe de Cassiano e Ester. Grande companheira do marido, sofre profundamente ao vê-lo perder a visão progressivamente, mas faz de tudo para não demonstrar sua aflição. Profundamente religiosa, vive fazendo promessas como quem faz conta no armazém: promessa pra filha casar, promessa pra Cassiano ser promovido e ganhar melhor, promessa pra Chico recuperar a visão…

Juliano (Bruno Gissoni)

Filho adotivo de Quirino. É pescador. Trabalhador esforçado, sonha ter seu próprio barco e construir sua vida em Vila dos Ventos. Rapaz calmo, concentrado e honesto.

Chico (Cacá Amaral)

Marido de Olívia, pai de Cassiano e Taís. Empregado das salinas da família Albuquerque, está pouco a pouco perdendo a visão. Ele é mais uma dentre as muitas vítimas da exploração e das condições de trabalho insalubres oferecidas pela empresa. Homem de grande sabedoria de vida, é tido como um misto de conselheiro e juiz informal pela população local, sempre solicitado a opinar, deliberar ou mesmo “sentenciar” sobre questões do cotidiano dos habitantes do lugar.

Dom Rafael (Cesar Troncoso)

Antigo receptador de ouro e pedras preciosas. Sob o disfarce de rico fazendeiro do Caribe, chefia a distribuição ilegal daquelas riquezas para Europa, Ásia e Oriente Médio. É parceiro comercial de longa data de Dionísio Albuquerque. Como todo bom mafioso, alia alta periculosidade a um zelo extremado pela família. Embora zelo, no seu dicionário, signifique controle e autoridade absolutos sobre as duas mulheres da sua vida: a esposa Amparo e Cristal, sua filha adorada.

Bibiana (Cyria Coentro)

Esposa de Donato, mãe de Hélio, Marizé e Felipe. Cozinheira de mão cheia, comanda o point mais fervilhante do vilarejo, o Quiosque da Bibiana, cujas especialidades à base de peixe e frutos do mar atraem hordas de turistas. Tem um casamento sólido e até hoje “caliente” com o marido.

Taís (Débora Nascimento)

Irmã encantadora de Cassiano, filha de Olívia e Chico. Está aprendendo com Ester a levar visitantes de Vila dos Ventos em passeios de buggy pelas praias e dunas. Simpática como convém a uma guia turística, sua beleza lhe vale inúmeras cantadas, mas ela sabe como ninguém conter os avanços indesejados com diplomacia. Romântica, não descarta descobrir o grande amor de sua vida algum dia.

Amadeu (Dudu Azevedo)

Filho, neto e bisneto de pilotos da Aeronáutica. A paixão de voar está no sangue. Seu bisavô chegou a integrar um dos pelotões brasileiros que lutou na Itália e foi um dos primeiros pilotos a voar da Base Aérea de Natal nos anos 40. Amadeu carrega a honra de vestir aquela farda e pertencer ao mesmo pelotão, o melhor. É um rapaz sério, introspectivo, piloto certeiro, compenetrado e de poucas palavras, mas encantador.

Zuleika (Gisele Alves)

Empregada e cozinheira da casa de Alberto Albuquerque. É espevitada e bem-humorada.

Ester (Grazi Massafera)

Filha de Lindaura e Samuel. Mulher romântica, que chama a atenção pela beleza e força de sua personalidade. Ganha seu sustento conduzindo turistas em passeios de buggy pelas praias da região. Para ela, a felicidade tem o sabor de um bem já conquistado, e cujo principal ingrediente é a perspectiva de seu casamento próximo com Cassiano, por quem é loucamente apaixonada desde a adolescência, e com quem pretende ter um casal de filhos.

Cassiano (Henri Castelli)

Filho de Chico e Olívia, irmão de Ester. Íntegro, de origem humilde e personalidade forte, conseguiu, à custa de muito esforço e perseverança, realizar seu sonho de menino e ingressar na Aeronáutica. É considerado um dos pilotos mais conceituados da Base Aérea de Natal. Seu maior objetivo é casar com Ester e dar a ela uma vida à altura dos sonhos que os dois construíram ao longo dos anos.

Alberto (Igor Rickli)

Neto rico de Dionísio. Alçado pelo avô como presidente do grupo Albuquerque, cujos negócios incluem a produção/exportação de sal e a mineração de tungstênio e diamantes. Culto, atraente e simpático, é um perfeito cavalheiro no trato social, especialmente com as mulheres. No entanto, toda essa polidez esconde a sua verdadeira face: a de um sujeito frio e inescrupuloso, capaz de cometer as maiores vilanias para conseguir o que quer.

Duque (Jean Pierre Noher)

Velho estelionatário de atuação internacional, com extensa folha corrida. Para ele, a fraude é uma arte da qual se orgulha de ter alcançado a excelência. Está sempre bem vestido e esbanjando charme. Tentou aplicar um grande golpe no chefe todo-poderoso de uma rede internacional de tráfico de pedras preciosas, mas acabou em sua prisão clandestina. Desde então, tem usado sua habilidade em benefício de Dom Rafael, “trabalhando” como seu falsificador oficial.

Lino (José Henrique Ligabue)

Neto de Veridiana, irmão de Candinho e Dadá. Batizado de Virgulino pela avó, prefere ser chamado pelo apelido. Atrai as mulheres, mas sua timidez excessiva o impede de se aproximar delas. De poucas palavras, sua principal companhia é a sanfona herdada do avô, que ele aprendeu a tocar sozinho e domina com maestria. Faz rendas como ninguém.

Candinho (José Loreto)

Um adulto com alma de criança. Vive num sítio próximo com a avó Veridiana e os irmãos Lino e Dadá. Anda pra cima e para baixo com sua cabra Ariana vendendo leite ordenhado na hora, de porta em porta. Um tipo fantasioso, que acredita tanto em anjos como em mula-sem-cabeça e extraterrestres. Tido como “aluado”, vive cercado pelas crianças que adoram ouvir suas histórias cheias de encanto e magia.

Samuel (Juca de Oliveira)

Pai de Ester e marido de Lindaura. Nascido na Holanda, de família judia, em plena Segunda Guerra Mundial. Foi separado dos pais quando criança, a caminho do campo de concentração. Interessado desde cedo pela arte de sua família, o design e a fabricação de jóias, abriu um negócio próprio em Amsterdã. Mas seu espírito aventureiro o conduziu ao Brasil em busca das mais belas pedras preciosas do mundo. No entanto, encontrou a mais bela cabocla do Rio Grande do Norte, Lindaura, por quem se apaixonou perdidamente, a ponto de decidir fincar raízes nas areias potiguares, constituir família e criar sua filha Ester.

Veridiana (Laura Cardoso)

Avó de Candinho, Lino e Dadá. Neta de cangaceiros, é uma mulher de fibra e uma onça pintada quando se trata de defender suas crias. Para ela, a família é o seu “bando”, de quem ela exige a obediência devida a uma capitã. Criou sozinha os três netos, nascidos de sua filha Maria Adília, que sumiu no mundo. Atua na vila como parteira.

Donato (Luiz Carlos Vasconcelos)

Mestre-pescador. Comanda uma traineira, a bordo da qual ele e outros homens partem diariamente para o trabalho da pesca. Casado com Bibiana, é o “capitão” de uma numerosa e barulhenta “tripulação familiar” que inclui um jovem, Hélio, e duas crianças, Felipe e Marizé.

Amparo (Martha Nieto)

Esposa dedicada e submissa de Dom Rafael. Mulher de origem humilde, embora compreenda e até admire a determinação da enteada em se tornar uma cantora, não tem coragem de bancar o sonho de Cristal junto ao marido e desafiar a sua autoridade.

Ciro (Max Fercondini)

Filho de um deputado federal amigo de Dionísio Albuquerque e de uma socialite. É novato na base aérea do Rio Grande do Norte, mas bom piloto. Típico rapaz rico, arrogante, mimado e pegador, que sempre conseguiu tudo através da influência da sua família, mas que aprende a duras penas que no quartel não existe vontade própria e sim do coletivo.

Cristal (Moro Anghileri)

Filha de Dom Rafael. É uma caribenha sensual, dona de uma personalidade forte e uma natureza rebelde. Nunca se conformou em viver sob a estreita vigilância do pai, que a trata quase como uma princesa medieval encastelada. Tem sede de liberdade, porque só em liberdade ela conseguirá realizar o seu grande sonho, que é se tornar uma cantora de sucesso.

Hélio (Raphael Viana)

Filho mais velho de Donato e Bibiana, irmão de Marizé e Felipe. Rapaz ambicioso, nem cogita ser pescador como pai ou dono de quiosque como a mãe. Quer construir uma carreira de sucesso.

Dadá (Renata Roberta)

Irmã de Candinho e Lino. Dona de bom-humor a toda prova, é capaz de fazer graça da própria “solteirice” enquanto sonha ser resgatada do caritó por um homem a quem ela haverá de se dedicar de corpo e alma com o desvelo de uma gueixa.

Doralice (Rita Guedes)

Governanta moderna da casa de Dionísio Albuquerque. Cozinheira de mão cheia, encanta a todos com o aroma da sua comida, especialmente os doces. Ela não pode gerar filhos, mas jamais negou a sua essência de grande mulher e mãe.

Dionísio Albuquerque (Sérgio Mamberti)

Avô de Alberto. Quem o vê hoje em dia, com a saúde debilitada, nem imagina que o simpático velhinho foi no passado um implacável tirano. Enquanto as salinas dele serviram de fachada para o tráfico de diamantes, o tungstênio extraído de suas minas teve uma “importância histórica” da qual ele muito se orgulha (embora em segredo): seu minério, transportado clandestinamente para a Alemanha, foi vital para a fabricação de armas letais durante a Segunda Guerra Mundial.

Isabel (Thaíssa Carvalho)

A melhor piloto da aeronáutica brasileira, uma das primeiras a ingressar no seleto time de “piloto de caça”. Especialista em tecnologias de segurança, ela servia na Central de Inteligência de Brasília onde fazia a segurança do espaço aéreo do Governo. Foi transferida para a Base Aérea de Natal com a missão de investigar o tráfico de pedras preciosas. É linda, porém durona e absolutamente concentrada no trabalho, sendo respeitada por todos.

Rodrigo (Thiago Martins)

De família humilde, curioso e batalhador. Conseguiu estudar em bons colégios pagos pela patroa da sua mãe e ingressou na Academia de Pilotos, onde se tornou amigo de Cassiano. É o segundo homem da esquadrilha da Força Aérea Brasileira (FAB). Bom caráter, observador e tranquilo, ele sabe o valor de tudo o que conquistou e ajuda sua família que vive no Rio de Janeiro. Toca violão.

Leia também:
Flor do Caribe: Amigos de infância se tornam rivais por um grande amor

Veja também