Insensato Coração: Quem é quem

Principais personagens:

Alice Miranda (Paloma Bernardi)

Irmã de Carol. Estudante de Educação Física, é grande amiga da irmã. Faz o contraponto a Carol, pois é mais romântica e meiga. Mas é firme e forte, quando necessário.

André Gurgel (Lázaro Ramos)

Solteiro e bem-sucedido, André é o mais badalado nome do design no Rio. Sucesso na profissão e na sedução. Arrojado, seguro de si no trabalho e na cama. Seu único pudor é nunca transar mais de uma vez com a mesma mulher. Não se envolve afetivamente, mas não é cafajeste, nem machista, pois nunca mente: trata as mulheres de igual para igual, sem falsas promessas de amor para seduzir alguém. Sempre joga limpo. Não ilude as que buscam marido, não perde tempo com flores e chocolatinhos. Pouco simpático à primeira vista, muito narcisista e arrogante, mas não egoísta. Detesta qualquer tipo de hipocrisia, é franco sempre, no sexo, no trabalho e na vida.

Bibi (Abigail Castelani) (Maria Clara Gueiros)

Filha de Milton e neta de Vitória, Bibi é leve e divertida. Sabe como aproveitar a vida e seus prazeres. Vive com Patrick, o que não a impede de conhecer outras pessoas. Perdeu a mãe cedo no mesmo acidente que matou os pais de Marina e, como o pai sempre foi um bon vivant, foi criada pela avó. É amiga e confidente da prima Marina, por quem tem um grande carinho.

Carol (Carolina) Miranda (Camila Pitanga)

Irmã mais velha de Alice, Carol é bonita, chique e bem-sucedida. Trabalha como alta executiva da área de marketing do grupo Drumond. Vem de família classe média, de cidade no interior do Rio. Batalhadora, fez sacrifícios e abdicou de muitos prazeres para chegar aonde chegou profissionalmente. Independente, decidida, dinâmica e sem tempo a perder. Contida, tem uma certa dureza, acrescida pelo fato de ter endometriose: já foi desenganada pelos médicos, nunca poderá ser mãe. Mas se concentra na carreira

Cecília Machado (Giovanna Lancellotti)

Filha mais nova do casal Eunice e Júlio. É linda, doce, meiga, afetuosa e romântica. Ao contrário da irmã, ainda é imatura e inexperiente afetivamente. Não gosta de desagradar os pais e procura ser conciliadora em casa. É muito amiga e cúmplice da irmã Leila, quem admira

Célia (Carla Lamarca)

Secretária de Vitória Drumond

Celso (Marcelo Várzea)

Com a ajuda de Dalva, se passou por advogado para dar o golpe em Norma. Após roubar o dinheiro da enfermeira, armou um acidente para tirar a vida de Dalva e fugiu.

Clarice Cortez (Ana Beatriz Nogueira)

Mulher de Cortez (Herson Capri). Rica de berço, é bonita, simpática e elegante. Era moça de boa família, fina, culta, mas ao se casar, abriu mão dos seus sonhos e passou e dedicar-se exclusivamente ao seu marido. Feliz e realizada na função de esposa dedicada e mãe amorosa. Orgulha-se do filho Rafa (Jonatas Faro) e tem uma boa relação com a enteada Paula (Taina Muller), sem saber que a moça encoberta as traições de Cortez.

Cláudia (Cristina Flores)

Amiga de Carol (Camila Pitanga). Trabalha no Grupo Drumond

Daisy Damasceno (Isabela Garcia)

Ex-mulher de Kléber (Cássio Gabus Mendes) e mãe de Olívia (Polliana Aleixo). Sempre alegre e com alto astral, é impossível ficar ao lado dela de mau humor. De bem com a vida, mesmo quando recebe rasteiras, nunca deixa o desânimo abatê-la. É um pouco ingênua e crédula, às vezes confia demais nos homens. Atira-se de cabeça em tudo o que faz, seja trabalho ou amor. Mas não dá sorte sentimentalmente

Dalva (Suzana Ribeiro)

Enfermeira, era amiga de Norma. Foi induzida pelo namorado Celso a dar o golpe na amiga, sem saber que também estava sendo vítima de uma armadilha

Douglas Batista (Ricardo Tozzi)

Irmão de Natalie (Deborah Secco) e filho de Haidê (Rosi Campos). É bonito, sensual, seguro do seu charme. Sabe que é atraente. Considera-se um cara esperto, mas é ingênuo e manipulável pelas mulheres. Assim como a irmã, não é chegado ao trabalho duro, mas deseja pertencer ao mundo dos ricos.

Eduardo Aboim (Rodrigo Andrade)

Filho de Sueli (Louise Cardoso), é muito amigo da mãe. Bonito, sensível, mas contido. Formado em marketing, sofre com o desemprego, apesar de ser muito inteligente, responsável e competente.

Eunice Alncar Machado (Deborah Evelyn)

Filha mais velha de Zuleica, Eunice é casada com Júlio e mãe de Leila e Cecília. Invejosa, dissimulada e mesquinha, faz dupla perfeita com o marido. É de origem modesta, mas circula entre a alta sociedade de Florianópolis, apesar de estar louca para trocar a província pelo Rio. E para que isso aconteça, Eunice é capaz de tudo.

Fabíola dos Santos (Roberta Rodrigues)

Bonita, é a perfeita mulher brasileira. Cozinheira do bar do Gabino (Guilherme Piva), tira o patrão do sério quando resolve dar uma voltinha pelo salão para conversar com os clientes.

Guilherme Piva (Gabino Damasceno)

Dono de um bar no Horto, é irmão de Kléber (Cássio Gabus Mendes) e cunhado de Daisy (Isabela Garcia). O estabelecimento fica num sobrado que foi de seus pais. Cheio de manias e certinho, Gabino controla o bar com rédeas curtas. É simpático com os fregueses, mas não gosta de abuso: o bar tem que abrir e fechar na hora determinada. Todas os namoros fracassam, porque as mulheres não o aguentam por muito tempo. É metódico, obsessivo, com mania de organização e limpeza. Detesta improvisos e atrasos.

Gilda Fisher Amaral (Helena Fernandes)

Mulher de Oscar (Luigi Baricelli), mãe de Sérginho (Vítor Novello) e irmã de Beto (Petrônio Gontijo). Bonita, bem-nascida, viajada, elegante, charmosa, agradável, bem-humorada, não tem um pingo de futilidade ou afetação. É simples, bacana e pé no chão. Vive para a família e é realizada quando a isso. Tem amor, desejo e cumplicidade com Oscar.

Haidê Batista (Rosi Campos)

Mãe de Natalie (Deborah Secco) e Douglas (Ricardo Tozzi). Trabalha como faxineira no bar de Gabino (Guilherme Piva), no Horto. Sustenta a casa e é crítica com os filhos por não arrumarem empregos de verdade. Sim, mesmo com os cachês e as campanhas eventuais de Natalie, Haidê continua ralando. Diz que só acredita na sua força de trabalho, tem orgulho de ser faxineira e costuma dizer que muita água sanitária rolou ladrilho abaixo para criar sozinha os filhos. É popular no bairro onde mora e tem a língua solta, diz tudo que pensa.

Henrique Taborda (Ricardo Pereira)

Executivo do banco de Cortez (Herson Capri). É o homem de confiança do patrão, mas é dissimulado e ambicioso.

Horácio Cortez (Herson Capri)

Casado com Clarice (Ana Beatriz Nogueira), é pai de Paula (Tainá Müller) e Rafa (Jonatas Faro). Já com seus 50 anos, é másculo e charmoso, o que atrai muito as mulheres – não necessariamente da sua idade. Esperto e dissimulado, é daqueles que podem ter trinta mil amantes às escondidas, mas chega em casa na hora certa para jantar com a esposa. Elegante, cultiva a imagem de homem correto, de família, pois sabe que a fama de playboy é ruim para os negócios. Socialmente, parece impecável,mas tem conexões escusas.

Irene Brandão (Fernanda Paes Leme)

Filha de criação de Floriano (José Augusto Branco) e Olga (Norma Blum). Juvenil, alegre e sedutora, tem queda obsessiva pelo primo de consideração Pedro (Eriberto Leão), que não corresponde.

Ivone (Carol Fazu)

Secretária de Carol (Camila Pitanga)

Joaquim Garrido (Quim) (Thiago de Los Reyes)

Amigo de Rafa

Jonas (Tuca Andrada)

Irmão de Sueli. Nunca teve vocação para carreira nem era chegado aos estudos. Fez curso técnico e trabalhava numa firma de segurança, até ser contratado por Vitória, por indicação de Isidoro. Foi acusado de facilitar o roubo na casa da patroa. É marrento e estourado, o que facilitou ser considerado culpado.

Júlio (Marcelo Valle)

Marido de Eunice, pai de Leila e Cecília. Trabalha na firma de Raul, encarregado da parte administrativa. De classe média modesta, projeta na filha Leila seus sonhos profissionais frustrados. É dissimulado, interesseiro, invejoso e arrivista como a esposa.

Kléber (Cassio Gabus)

Irmão de Gabino, ex-marido de Daisy e pai de Olívia. Repórter de um grande jornal, investiga crimes econômicos e denuncia corruptos. É competente, justo, mas tem pavio curto. Leva os problemas para o lado pessoal e vive comprando briga, muitas vezes a troco de nada. É machista e preconceituoso.

Leila (Bruna Linzmeyer)

Filha mais velha de Eunice e Júlio, Leila é bonita, carismática, obstinada e tem personalidade forte. O pai sonha que ela curse economia e tenha o destaque profissional que ele não teve, mas Leila acha o assunto um tédio e está decidida a fazer faculdade de moda. Muito madura para sua idade, tem dificuldade em achar um homem que a faça sentir mulher

Léo (Leonardo) (Gabriel Braga Nunes)

Manipulador e sedutor, Léo é o filho mais velho de Raul e Wanda e irmão de Pedro. Tem uma relação difícil com Raul e acredita que precisa ter dinheiro para ter o reconhecimento e o amor do pai. É capaz de tudo para subir na vida e acredita que os fins justificam os meios. Sem escrúpulos, faz qualquer tipo de negócio para se dar bem.

Luciana (Fernanda Machado)

Filha mais nova de Zuleica, irmã de Eunice. Bonita e frágil, Luciana se desespera quando Pedro desmancha o noivado a uma semana do casamento. Decidida a reconquistá-lo, obriga o ex-noivo a levá-la no vôo que acaba provocando a sua morte. Segundos depois de embarcarem o avião cai e Luciana não resiste aos ferimentos.

Marina Drumond (Paola Oliveira)

Bonita, inteligente e determinada, Marina perdeu os pais em um acidente e foi criada pela avó Vitória. Formada em design, passou muito tempo estudando fora, mas está disposta a se restabelecer no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde está montando um escritório de design. Voluntariosa, não joga para perder. Tem na prima Bibi sua carinhosa e bem-humorada confidente.

Milton (José de Abreu)

Pai de Bibi, Milton é o genro que Vitória pediu aos infernos. Sem dinheiro, bicão, vive atrás da filha para pedir ajuda, mas não é mau-caráter. É um homem conhecido e simpático, que acaba conseguindo tudo o que quer na base da conversa. Megalômano, já fez de tudo, mas nenhuma de suas atividades lhe deu dinheiro.

Nando (Pedro Garcia Netto)

Filho de Floriano e Olga. Desde garoto, é grande amigo do primo Pedro. Tem ótimo caráter

Natalie Lamour (Deborah Secco)

Destacou-se como terceira colocada de um reality show, que lhe deu fama nacional – mas breve. Lindíssima, é sensual, envolvente e sedutora, mas tem os pés no chão. Conseguiu aproveitar seus 15 minutos de fama até onde pôde. Com o dinheiro que ganhou ao posar nua duas vezes no auge do estrelato, conseguiu comprar um apartamento no Horto, onde vive com o irmão Douglas e a mãe Haidê. Hoje, não deseja só prolongar a fama, quer ter segurança material. É daquelas que diz ao namorado: “Não quero joia de designer, quero pedra valiosa”. Nada melhor, portanto, do que um bom casamento. Diz que um homem charmoso e rico merece alguém como ela, um troféu.

Nelson (Edson Fieschi)

Advogado, trabalha com Oscar (Luigi Baricelli) na empresa de Vitória (Nathália Timberg). Homossexual assumido, mas sem trejeitos. Faz sucesso com as mulheres mas tem dificuldade de arrumar namorado.

Neném (Anita) (Ana Lúcia Torre)

Tia de Raul. Por hábito, prazer e rancor, vive fazendo mexericos familiares, com péssimas consequências. Sabe da briga de Raul com Umberto e curte secretamente o confronto por ter ressentimento de Raul. Sente-se humilhada porque o sobrinho a ajuda financeiramente a complementar a parca aposentadoria de professora.

Norma (Glória Pires)

Viúva, sem filhos, técnica de enfermagem, trabalha como acompanhante de Silveira, em Florianópolis. Tem uma beleza discreta e um charme oculto sob a aparência modesta. Vive humildemente, ganha pouco, age com todo empenho em seu trabalho – é uma pessoa comum, sem ambições.

Olegário (Hugo Carvana)

Implicante e controlador, morre depois de acusar injustamente Norma, sua enfermeira, de ter roubado seus dólares.

Oscar (Luigi Baricelli)

Casado com Gilda e pai de Serginho. O casal é do bem, encantador. Eles são harmoniosos, cúmplices, leais. É o braço direito de Vitória no grupo Drumond. Oscar é sobrinho-neto de Teodoro. É carinhoso, companheiro.

Patrick de Jesus (Leandro Lima)

Namorado de Bibi (Maria Clara Gueiros). Moram juntos. Bonito, sonso e interesseiro. Só pensa em se dar bem na vida

Paula Cortez (Tainá Müller)

Filha mais velha de Cortez (Herson Capri) e irmã por parte de pai de Rafa (Jonatas Faro). Antipática, fútil e arrogante, não estuda nem trabalha. Apesar de posuda, no fundo tem baixa autoestima e medo de ficar encalhada, pois todos os namoros foram frustrantes. Os homens sempre se desinteressam logo por ela, mesmo sendo rica.

Pedro Brandão (Eriberto Leão)

Filho caçula de Raul e Wanda, Pedro é o contrário do irmão Léo. Franco, honesto e ético, trabalha como piloto de uma companhia de táxi aéreo em Florianópolis, mas sonha em pilotar grandes aviões. Noivo de Luciana, Pedro se entende à perfeição com o pai, é carinhoso com a mãe e o primeiro a defender o irmão Léo sempre que necessário – sem desconfiar do recalque dissimulado que Léo carrega contra ele.

Rafael Cortez (Rafa) (Jonatas Faro)

Filho de Cortez e Clarice, irmão de Paula. É bonito, alegre, simpático, inteligente, estudioso e tem bom caráter, ou seja, tudo para ser o xodó da mãe. Desportivo, pratica wakeboard.

Raul (Antônio Fagundes)

Simpático, agradável e para cima, Raul é o tipo de pessoa que todos gostariam de ter como amigo. Casado com Wanda, pai de Léo e Pedro. Amoroso e ético com os filhos, cobra responsabilidade de Léo, o mais velho, insistindo que se mire no exemplo do caçula Pedro, que é empreendedor e correto como o pai. Nascido e criado em Santa Catarina, estabeleceu-se em Florianópolis e lá prosperou como empresário no ramo de marketing à custa de muito estudo e empenho.

Roberto Fisher (Beto) (Petrônio Gontijo)

Irmão de Gilda (Helena Fernandes), cunhado de Oscar (Luigi Baricelli). Sério e competente, é advogado do grupo Drumond. Tem excelente padrão de vida, veste-se bem, tem boa conversa, é ótima companhia. Irmão carinhoso, amigo do cunhado e dos sobrinhos. No amor, é romântico, mas um pouco ingênuo, falta certa malícia, jogo de cintura. Às vezes é um tanto certinho demais.

Roni Fragonard (Leonardo Miggiorin)

Promoter de eventos, Roni é muito amigo de Natalie. É bonito, fashion e divertido.

Serginho Amaral (Vitor Novello)

Filho de Oscar e Gilda. Inteligente, espirituoso, amoroso com pai e mãe.

Sueli Brito Aboim (Louise Cardoso)

Mãe de Eduardo, prima de Isidoro. Viúva, com o filho desempregado, para se sustentar trabalha num quiosque na praia de Copacabana. Forte, batalhadora, popular, bem-humorada, decidida. Irmã de Jonas, é a única que acredita na inocência do irmão.

Teodoro Amaral (Tarcisio Meira)

Milionário, viúvo, sem filhos. Tem uma ótima relação com o sobrinho-neto Oscar e é grande amigo de Vitória. Gosta de Curtir a vida e viajar, mas é solitário e gostaria de ter uma companheira – não necessariamente com sexo, mas sim para terminar seus dias acompanhado. Teve péssimas experiências com mulheres mais jovens, arrivistas.

Umberto Brandão (José Wilker)

Irmão de Raul. Tem um pé na marginalidade, por isso, o irmão não sabe onde ele está morando, após muitos anos sem manter contato. Trabalha em Montevidéu como doleiro que faz lavagem de dinheiro. Roubou dinheiro de Raul quando o pai morreu, fato desconhecido por Léo, que o chama a Florianópolis para rever o irmão. Cafajeste, esperto, sedutor, sua passagem na cidade provoca a derrocada da família de Raul.

Vitória Drumond (Nathalia Timberg)

Avó de Marina e Bibi, mantém uma relação de amizade com as netas. Viúva, milionária, dona de uma holding, tem a mente arejada e moderna. Nunca se conformou com o papel submisso de muitas mulheres da sua geração. Teve um casamento feliz, era cúmplice do marido e participava da condução dos negócios ao seu lado. Naturalmente, passou a cuidar da empresa, após a sua morte. É forte, simpática, generosa, mas sabe ser autoritária quando julga necessário.

Wagner Peixoto (Eduardo Galvã)

Advogado e sócio de conceituado escritório. Profissional competente, sério, mas safo e descolado, quando necessário. Entre outros clientes, representa Cortez (Herson Capri) e Teodoro (Tarcísio Meira).

Wanda Brandão (Natália do Vale)

Wanda era uma garota de classe média baixa da periferia de Florianópolis, e subiu uns dois degraus quando se casou com Raul. Dizem as más línguas da família que ela casou para ter TV em cores, coisa rara num lar modesto em meados dos anos 70. Depois de casada, foi se revelando fútil, vaidosa demais e mimada. Ama os dois filhos, Léo e Pedro, mas sempre fez do mais velho o seu predileto.

Zeca Peçanha (André Barros)

Amigo de Léo é um cara boa-praça

Zuleica Alencar (Bete Mendes)

Viúva, Zuleica é mãe de Luciana e Eunice. Ponderada, generosa, compreensiva, é uma mãe amorosa, que dá valor à harmonia familiar. Muito amiga das netas Leila e Cecília, funciona como um ponto de equilíbrio em casa. Prima de primeiro grau de Wanda, Zuleica cultiva uma boa relação com a família Brandão.

Veja também
Insensato coração: Mundo de luxo e elegância

Veja também