Malhação 2011: Quem é quem

Principais personagens:

Catarina (Daniela Carvalho)

Tem uma vida dupla. Durante uma parte do dia, essa moça linda, solidária, sedutora, mandona e controladora faz o mesmo que a maioria das meninas de sua idade: estuda, faz aula de ginástica, vai a festas e namora. Na outra parte do dia, Catarina (Daniela Carvalho) é uma dona de casa: orienta a empregada, faz compras, confere os horários de estudo e lazer dos irmãos mais novos, Fred (Bernardo Mesquita) e Duda (Nathalie Jourdan). Eles e a empregada puseram em Catarina (Daniela Carvalho) o apelido de “imperatriz”. Mas, apesar da crítica que o apelido traduz, todos compreendem perfeitamente que ela foi colocada no papel de mãe substituta por Cláudia (Gisela Reimann), a mãe titular – uma médica que trabalha de sol a sol para sustentar os três filhos.

Pedro (Bruno Gissoni)

É um DJ vindo da periferia para o colégio graças a uma bolsa de estudos. Inteligente e educado, possui sólida formação moral, que não faz questão de ficar exibindo por aí. Faz sucesso entre as meninas e, como qualquer cara da sua idade, adora namorar. Sua capacidade de sedução está ligada não apenas à sua posição de destaque na “noite”, mas também a um jeito mais maduro do que o dos outros rapazes de sua idade. Sua entrada, e de seu irmão Theo (Ronny Kriwat), no colégio vem carregada de um estigma – o do suburbano pobre -, que ele rapidamente vai reverter a seu favor. Tem orgulho das suas origens simples e também do que consegue por sua própria conta e esforço.

A família de Catarina
Cláudia (Gisela Reimann)

Mãe de Catarina (Daniela Carvalho), Fred (Bruno Mesquita) e Duda (Nathalie Jourdan). É clínica-geral e luta para manter o padrão de vida da família, dividindo-se entre três empregos: uma clínica particular, o clube que seus filhos frequentam, e um posto de saúde público – emprego que lhe dá mais satisfação como médica. É divorciada de Fausto (Joelson Medeiros), um cirurgião-plástico esperto, que usa todas as artimanhas para manter a pensão da ex-mulher o mais enxuta possível. Desde o divórcio, Cláudia teve alguns encontros ocasionais e sem importância. E, quando Catarina (Daniela Carvalho) pergunta se a mãe não sente falta de amor e romance em sua vida, Cláudia ri: não tem tempo para isso.

Fred (Bernardo Mesquita)

Irmão de Catarina (Daniela Carvalho). Esportivo, largado, preguiçoso, bagunceiro e falastrão. Compete o tempo todo com a irmã mais nova, Duda (Nathalie Jourdan), pela atenção da mãe. Para Fred, é um inferno ser o único homem da casa. Mimado, não chega a ser antipático porque tem uma boa natureza e frequentemente é bastante carinhoso. Gosta de exibir força e de se fazer de valentão, mas, de fato, não é violento.

Duda (Nathalie Jourdan)

É a irmã caçula de Catarina (Daniela Carvalho). Duda cresceu sem a presença do pai, com a mãe mais distante do que ela gostaria, aturando as implicâncias de Fred (Bernardo Mesquita) e à sombra de Catarina (Daniela Carvalho). Embora tenha a irmã como amiga, ídolo e referência intelectual e emocional, atribui ao jeito feminino, catalisador e expansivo da jovem a culpa por ela, Duda, ter ido parar em um canto mais reservado, tímido, não feminino. É uma “menina-moleque”. Joga futebol bem e aprendeu até a lutar.

Fausto (Joelson Medeiros)

É o pai de Catarina (Daniela Carvalho), Fred (Bernardo Mesquita) e Duda (Nathalie Jourdan), e ex-marido da médica Cláudia (Gisela Reimann). De origem humilde, tornou-se um profissional bem sucedido como cirurgião plástico, que muito se orgulha da sólida carreira que construiu. Como veio de baixo, olha para os símbolos de status com a força de quem não os teve e sempre os almejou. É um pai ausente, que tenta compensar essa distância emocional com presentes e liberalidades.

A família de Pedro
Theo (Ronny Kriwat)

É o irmão um ano mais novo de Pedro (Bruno Gissoni). Entra no colégio Primeira Opção porque seu irmão consegue angariar uma bolsa de 50% para ele. Ama e admira Pedro (Bruno Gissoni), com quem forma um par constante e um tanto atrapalhado, já que não poderia haver dois irmãos com temperamentos mais distintos. Enquanto o mais velho é maduro e responsável, o caçula não gosta de pegar no pesado, e acha a escola uma chatice sem sentido. Infantil, não mede as consequências de seus atos e está seguro de que pode resolver qualquer problema na base do voluntarismo e da esperteza.

Dona Lurdes (Sandra Corveloni) – É a mãe de Pedro (Bruno Gissoni) e Theo (Ronny Kriwat). É correta, dedicada, fala pouco, mas fala o certo. Está sempre preocupada com os filhos e não mede esforços para mantê-los no “bom caminho”.

Geraldo (Ranieri Gonzalez) – É o pai de Pedro (Bruno Gissoni). É um pai afetuoso e acolhedor. Seu Gegê, como é conhecido, é um homem vivido, trabalhador e encara a dura rotina de pedreiro da construção civil com sorriso largo e bom humor. Mas quer que os filhos tenham um destino diferente do dele e sempre repete a máxima: “filho de pobre não vai a lugar nenhum sem três coisas: estudo, esforço e honestidade”.

Galera do colégio
Eric (Duam Socci)

É o grande galã do colégio, o mais esperado em todas as festas. Evidentemente é convencido, adora o próprio reflexo. A chegada de Pedro (Bruno Gissoni), com quem passa a ter que dividir as atenções, não o agrada nem um pouco. É rico e esperto o suficiente para saber se impor. Eric é do tipo que faz besteiras e depois se arrepende, mas não sabe como voltar atrás. Começa a temporada namorando Catarina (Daniela Carvalho).

Lúcio (Gabriel Chadan)

É o vilão da história. Aparentemente, é um gozador, do tipo sarcástico, que perde o amigo, mas não perde a piada. Para a galera, Lúcio é um cara agradável, positivo, engraçado. Mas, na verdade, sua principal característica é ser um manipulador. Sabe fazer intrigas como ninguém. Tem muita inteligência e muita capacidade de observação. Para Lúcio, não é difícil identificar o ponto fraco das pessoas. É apaixonado por Catarina (Daniela Carvalho), mas guarda este segredo a sete chaves.

Ângela (Ana Terra)

É doce, frágil e reservada. Ângela gosta de ser o anjo da guarda de Pedro (Bruno Gissoni) e, mais do que isso, gosta de ser reconhecida como tal. É o tipo de pessoa que ajuda com afinco, mas não desinteressadamente. Angel é o apelido que recebe de Pedro (Bruno Gissoni), seu melhor amigo e vizinho de Nova Guadalupe.

Bárbara, a Babi (Maria Pinna)

É a melhor amiga de Catarina (Daniela Carvalho). Formam a dupla de “meninas poderosas” do Primeira Opção. Bela, é levemente fútil e bem ligada ao mundo fashion. É muito orgulhosa de sua inteligência, se irrita com burrice e ignorância.

Carlos Francisco, o Franja (Junior Madalena)

É o cara mais feroz do colégio. É careca, tatuado e tem um físico de brutamontes. Totalmente apaixonado e subserviente a Babi (Maria Pinna), que não lhe dá a mínima.

Júlia (Dandara de Morais)

Estudante do 2º ano do Ensino Médio e é a “aluna-modelo” do Primeira Opção. É disciplinada, estudiosa e tímida. Júlia se dá bem com a galera, mas sai pouco e quase não participa de festas. Filha única do viúvo Antônio (MV Bill), sofre para atender as expectativas do pai – que é excessivamente severo. Frágil emocionalmente, nunca namorou e só tem um amigo com quem se abre para valer: Artur (Pedro Van-Held).

Artur (Pedro Van-Held)

Aluno do 2º ano do Ensino Médio. É o melhor amigo de Júlia (Dandara de Morais). Assim como ela, é estudioso.

Carlinhos, o Obama (Pedro Maya) – Aluno do 1º ano do Ensino Médio. É o melhor amigo de Duda (Nathalie Jourdan). É um garoto brincalhão, estudioso, que gosta de jogar bola e é respeitado por todos. Ganha o apelido de Obama por seu inquestionável carisma e inteligência.
Eduardo Godói, o Dodói (Lucas Salles)– Aluno do 2º ano do Ensino Médio. Estuda no colégio desde o Ensino Fundamental, época em que seu sobrenome foi usado para diferenciá-lo de outros “Eduardos”. Dodói é desajeitado fisicamente, e socialmente sem noção: é do tipo que fala o que vem à cabeça, mesmo que seja o maior absurdo. Sabe ser educado para conquistar a confiança dos adultos. Até que comete uma de suas gafes características e põe tudo a perder. No começo da temporada, por conta de uma viagem dos pais, vai morar no Botecão.

Laura (Carolina Lavigne)

Aluna do 1º ano do Ensino Médio. Apesar de ser apenas alguns meses mais velha que Duda (Nathalie Jourdan), Laura aparenta ser muito mais velha do que a irmã de Catarina (Daniela Carvalho). As roupas, o cabelo, o jeito, tudo em Laura é muito feminino e doce. E tanto mel chega a deixar Duda (Nathalie Jourdan) enjoada. Mas Laura (Carolina Lavigne) também não nutre muita simpatia pela colega. O problema é que as duas volta e meia serão forçadas a conviver não apenas na escola, mas em outras situações. Afinal, Laura é filha do Dr. Roberto Segadas (Alexandre Barros), o chefe da mãe de Duda (Nathalie Jourdan).

A turma do Botecão
Maicon (Marcello Melo Junior)

É jogador de futebol, goleiro, e aluno do 1º ano do Ensino Médio. É ingênuo, mas não é bobo. Tem convicção do seu talento e da sua fama – ainda que esta última só exista em sua cabeça. Estuda porque o clube o obriga. Os jargões e metáforas futebolísticas são sua marca registrada. É filho de Dona Zica (Inez Vianna).

Jéssica – nome artístico de Jaciara, a “maria chuteira” (Júlia Oristanio)

Nasceu no subúrbio e largou a escola porque acreditava (e ainda acredita) que só se aprende com o que se vive. Foi trabalhar como manicure, depois cabeleireira, até parar no bar Betacão. Adora futebol e vai ser a primeira a reconhecer Maicon (Marcello Melo Junior). A partir daí, vai usar e abusar da sensualidade para tentar dar um golpe da barriga no jogador. É assumidamente brega, vive ouvindo música brega no rádio, para desespero de Lorelai (Luíza Casé) e de Seu Pintinho (Ailton Graça).

Lorelai (Luíza Casé)

Ela é totalmente paulistana. Divide com Jéssica (Júlia Oristanio) a função de garçonete do bar Botecão. É culta, moderna, faz faculdade de cinema e uns “bicos” como assistente de direção para uma produtora independente. Lorelai é muito desorganizada: erra os pedidos, mas tem um jeito cativante de fazer o cliente achar que o erro dela é melhor do que o pedido original. Tem uma tendência a ver o mundo com lente cor de rosa.

Seu Pintinho (Ailton Graça) – É dono do bar Botecão e vai tourear as funcionárias Jéssica (Júlia Oristanio) e Lorelai (Luíza Casé). Alem disso, ainda tem que zelar pelo mínimo de ordem da república, que funciona em cima do bar.

No clube
Dona Zica (Inez Vianna)

É mãe de Maicon (Marcello Melo Junior). Tem o mesmo linguajar do filho, embora use menos jargões futebolísticos. Briguenta e barraqueira, faz de tudo para manter distante as supostas pretendentes de Maicon. Dona de um humor ácido, para ela o craque vê a jogada, mas só a mãe do craque antevê uma oportunista.

Hélio (Genézio de Barros) – É o dono do Clube Nacional.

André Farnel (Mário José Paz)

É o sério diretor do Clube Nacional.

No colégio
Tereza (Helena Ranaldi)

É a dona do colégio Primeira Opção, mulher elegante, bonita e séria. Não casou por opção. É independente e gosta disso. Tem a concepção de que a vinda de alunos de alto nível da rede pública não só vai melhorar o nível acadêmico de seu colégio, mas também servirá para ampliar a visão de mundo dos alunos.

Antônio (MV Bill)

É viúvo, professor de física e matemática do colégio Primeira Opção. É pai de Júlia (Dandara de Morais) e melhor amigo de Tereza (Helena Ranaldi). Gentil, agradável, por vezes se perde um pouco no excesso de zelo com a filha e com o trabalho. É workaholic, do tipo que vai tirar dúvidas de um aluno depois da aula e acaba ficando três horas ensinando ao coitado, até ter certeza de que o aluno aprendeu mesmo. A exigência e a cobrança que faz à Júlia (Dandara de Morais) de que esta seja uma excelente aluna atrapalham a relação dos dois.

Romero (Márcio Ribeiro) – É professor de português, literatura e redação. É sisudo com os alunos, gosta de poesia e detesta tudo que é eletrônico, é tecnofóbico. Ele e Vera (Cris Nicolotti) são grandes amigos.

Márcio (Marcos Winter) – É professor de História.

Vera (Cris Nicolotti) – É a mãe de Tereza (Helena Ranaldi). Aparenta jovialidade e dinamismo. É uma educadora de longa data, conselheira dos jovens e da própria filha, que ela chama de Tetê.

Outros
Detetive Moraes (Kiko Vianello) – É uma espécie tropicalizada de inspetor Javert, de ‘Os Miseráveis’, do escritor e poeta francês Victor Hugo. Surge quando menos se espera e é um cinquentão intolerante com a juventude.
Dra. Luíza (Cristiane Alves) – É a advogada de Fausto (Joelson Medeiros). Bonita e fria.
Dr. Roberto Segadas (Alexandre Barros)

É médico da rede pública. No posto de saúde, é um tormento para todos; fora dali, depois do expediente, um verdadeiro cavalheiro, sedutor e companheiro.
Creuza (Marizabel Pacheco) – É a diarista que trabalha na casa de Cláudia (Gisela Reimann). Hipocondríaca, vive com dor nos rins e falta bastante ao trabalho. Desatenta, dificilmente cumpre o que se pede. Afetuosa, gosta muito de Cláudia (Gisela Reimann) e dos filhos da patroa.

Veja também
Malhação: A história da temporada 2010/11

Veja também