Mil e Uma Noites: Entre a honra e a vida do filho


Produzida pela TMC Film, “Mil e Uma Noites” é uma novela de origem Turca.
A história é sobre Scheherazade Eviyaoglu, uma arquiteta talentosa que trabalha em Binyapi, uma construtora pertencente à Onur Aksal e Kerem Inceoglu. Sherazade é viúva e mãe de um menino de cinco anos chamado Kaan, que sofre de leucemia e precisa urgentemente de dinheiro para uma cara cirurgia. No inicio, Scheherazade pede ajuda a seu sogro, Burhan Eviyaoglu (Metin Çekmez), um homem bilionário, dono de uma fábrica de couro e pai de seu falecido marido, Ahmed. Mas Burhan se recusa a emprestar o dinheiro, negando a existência de seu neto e do seu filho. Kaan precisa de um transplante de medula óssea que custa 100 milhões de liras turcas; é aí que Scheherazade pede ajuda a seu chefe, Onur (Halit Ergenç), que se compromete a pagar os 75 milhões que ela precisa a partir de uma condição: passar uma noite com ela.
Como toda mãe que ama seu filho, Scheherazade aceita a proposta de Onur, que paga o dinheiro na manhã seguinte. Mas, ao invés de saciar a vontade de Onur, o desejo dele em passar mais noites junto a Scheherazade só aumenta. Enquanto isso, ela tem que lidar com seus sentimentos de culpa, com a lembrança de seu falecido esposo, com a doença do filho, com os atritos com a mãe Nadide Eviyaoglu, as dificuldades no seu trabalho, dentre muitos outros inconvenientes. Ao passo que Onur não vai desistir facilmente de Scheherazade.
O outro problema vem depois. É que, após passar a noite com Sherazade, Onur não consegue mais esquecê-la e se descobre perdidamente apaixonado por ela, mudando sua forma de ser em nome desse amor.
A novela, originalmente intitulada “Binbir Gece”, tem produção de alta qualidade e um enredo atrativo que conta uma história de amor cheia de percalços. Lançada em 2007, a atração alcançou números de audiência expressivos no Oriente Médio, no Leste Europeu e, mais recentemente, na América do Sul.
No Chile, o canal Mega costumava registrar 5 pontos de audiência antes da exibição da novela. Após a estreia, no ano passado, os números foram subindo gradualmente até chegar ao patamar de 35 pontos de média, resultado que levou o Mega ao primeiro lugar no Ibope.
O sucesso se repetiu na Argentina neste ano, onde a trama é levada ao ar pelo Canal 13. A emissora dobrou sua média de audiência na faixa horária da novela, chegando aos 20 pontos e vencendo a concorrente Telefe, primeiro lugar em audiência no horário com a exibição da brasileira “Amor À Vida”. No Uruguai, o Canal 12 também teve sua audiência duplicada na faixa ocupada pela produção turca.

Principais personagens
Sherezade (Bergüzar Korel)

É uma jovem viúva de 26 anos, talentosa arquiteta na empresa Binvapi. Ela perdeu a mãe aos 12 anos, o pai aos 19 e o marido aos 24. Ela se casou com Ahmed contra o desejo de sua família. Depois da morte do marido, descobre que seu filho pode morrer vítima de leucemia e fará de tudo para salvá-lo.

Onur (Halit Ergenç)

Tem uma vida aparentemente de sonho, mas também tem uma história sofrida. A forma como perdeu seu pai aos 12 anos é a razão dele não confiar nas mulheres. Kerem é seu melhor amigo, mas parece estar em constante competição com ele, tanto profissionalmente como pessoalmente.

Kerem (Tardu Flordun)

Tem uma opinião melhor que Onur sobre as mulheres, é menos workaholic e aproveita mais a vida. Sempre foi defensor da Sherazade e a ama em silêncio, pois é casado. Vendo a aproximação entre Onur e Sherazade, ele vai fazer de tudo para tentar separá-los.

Bennu (Ceyda Düvenci)

É uma jovem arquiteta, companheira de trabalho e melhor amiga de Sherazade. Tem uma irmã problemática chamada Melek. Ela é uma eterna apaixonada por Kerem, que nem a nota. Muitas vezes, se sente ameaçada por Sherazade, que é o motivo de Kerem não ter olhos para ela.

Kaan (Efe Çınar)

É o filho de Ahmed e Sherazade e a razão de sua mãe ter decidido vender uma noite de intimidade com o Onur a fim de conseguir o dinheiro para a operação que pode salvar sua vida. Quando Onur o conhece, desperta seu instinto paterno, mas não é visto com bons olhos pelo menino.

Burhan (Metin Çekmez)

É marido de Nadide, pai de Ali Kemal e Ahmed, falecido esposo de Sherazade. O sogro da protagonista é um homem arrogante e muito rigoroso. Sua esperança é ter um neto homem e, ao saber que sua nora Füsun não poderá dar-lhe um, tenta conquistar o amor de Kaan. Ao negar dinheiro para sua operação, Sherazade não deixa que ele veja o neto, e ele seguirá tentando reconquistá-lo.

Nadide (Tomris İncer)

É esposa de Burhan, mãe de Ahmed e Ali Kemal. Ao contrário de seu marido, ela é uma mulher submissa que tenta manter a casa em ordem para que Don Burhan não se aborreça. Sherazade a recebe com carinho sempre e permite que Kaan a chame de avó. Ela também gostaria de ter um neto homem, por isso tem adoração por Kaan.

Ali Kemal (Ergün Demir)

É o filho de Burhan e Nadide, irmão de Ahmed, esposo de Füsun. Ambos são pais de Buket, Burçu e Berçin. Apesar de parecer ser muito correto e submisso, Ali Kemal esconde segredos muito obscuros e vive uma vida dupla fora de casa.

Veja também