O Astro

Quem matou Salomão Hayala?

A trama de O Astro gira em torno de Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco), um mágico e vidente que, de cartomante numa churrascaria, passa a ser o braço direito do libanês Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), importante empresário industrial. O encontro com o poderoso empresário muda a vida de Herculano: ele consegue se aproximar da família Hayala, passando a exercer influência sobre todos os membros do clã.
A história tem início quando Herculano Quintanilha e seu companheiro Neco (Flávio Migliaccio) fogem de uma cidadezinha do interior após aplicarem um golpe na paróquia local. Neco engana Herculano e consegue fugir com o dinheiro roubado, deixando o companheiro nas mãos da polícia. Herculano consegue fugir da cadeia e some da cidade, abandonando a mulher, Doralice, e o filho Alan. Passam-se muitos anos, e Herculano Quintanilha ganha a vida como mágico e vidente em uma churrascaria.
O poderoso empresário libanês Salomão Hayala lidera o outro núcleo importante de O Astro. Em sociedade com os irmãos Samir (Rubens de Falco), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto) e o amigo Mello Assunção (Hélio Ary), ele comanda seus negócios. Casado com Clô (Tereza Rachel), Hayala vive em conflito com seu filho Márcio (Tony Ramos) por ele não se interessar em assumir o comando dos negócios da família, uma frustração para o pai, que sonha vê-lo à frente do império que criara.
Devido ao conflito com o pai, Márcio sai de casa e acaba conhecendo Herculano Quintanilha. Influenciado pelo vidente, o jovem decide assumir sua posição de herdeiro da família Hayala e passa a ocupar seu lugar na diretoria da empresa, levando consigo o amigo Herculano. Na empresa, o vidente conhece Amanda (Dina Sfat), engenheira, diretora da construtora de seu pai, a Mello Assunção, e casada com Samir Hayala. Com a morte da mãe, Amanda praticamente criara a irmã mais nova, Josie (Sílvia Salgado), e é considerada a força da família. Ela valoriza mais o trabalho do que a vida pessoal, mas se envolve com Herculano após se separar de Samir.
Outra trama de destaque em O Astro é o romance de Márcio e Lili (Elizabeth Savalla). Ele a conhece através de Herculano e se apaixona pela jovem, nascida no Engenho Novo, subúrbio do Rio de Janeiro, que trabalha como taxista. Simples e batalhadora, ela sofre com o marido, o malandro Natal (Carlos Eduardo Dolabella). Márcio e Lili vivem um conturbado romance e enfrentam a dura oposição da família Hayala, que deseja ver Márcio casado com Josie, a filha mais nova de Mello Assunção.
No desenrolar da trama, Salomão Hayala é assassinado misteriosamente, o que provoca uma alteração na vida de todos os personagens. O assassinato manteve o país em suspense durante cinco meses. Somente no último capítulo da novela o assassino foi revelado: Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), jovem amante de Clô, esposa de Salomão.
Ao final da história, Herculano deixa o país, abrindo mão de Amanda, e se torna assessor do governo de um país ditatorial da América Central.
Além da marcante interpretação de Francisco Cuoco, a novela teve outros destaques, como Tony Ramos. Um dos momentos altos de seu personagem foi a cena em que Márcio, repetindo o gesto de São Francisco de Assis, renega a fortuna de Salomão, despe-se, joga as roupas sobre o pai e sai à rua completamente nu .
Autoria: Janete Clair
Direção: Gonzaga Blota
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 06/12/1977 – 08/07/1978
Horário: 20h
Nº de capítulos: 186
Fonte do texto: Memória Globo

Veja também