O Tempo Não Para – Personagens

Marocas (Juliana Paiva)
Foto de Marocas (Juliana Paiva)
Divertida, inteligente, curiosa e corajosa. Apesar de ser uma moça do século XIX, não tem nada de frágil. É filha de Dom Sabino e Agustina, e irmã de Nico e Kiki, com quem mora na fazenda Nossa Senhora do Ó, situada onde depois foi construído o largo da matriz da Freguesia do Ó e as demais construções do bairro. Recebe aulas particulares com a preceptora Miss Celine e conta com a escrava Damásia como dama de companhia. Tem uma relação afetuosa com o pai, que sonha em casar a filha com um bom partido. Foi criada por Dom Sabino para ser independente, desde que isso não entre em choque com as convenções da época. Vai se adaptar rapidamente ao século XXI, exceto no que se refere ao amor. Contudo, mais do que se readaptar, ela terá que reaprender a sentir.

Barão (Rui Ricardo Diaz)
Foto de Barão (Rui Ricardo Diaz)
É o líder do crime na Zona Norte. Filho de Eliseu, irmão de Lalá e pai de Omar e Paulina, que é criada pelo avô. Ainda ama Mazé, que não quer nem ouvir falar em seu nome.

Bento (Bruno Montaleone)
Foto de Bento (Bruno Montaleone)
Recém-formado na Faculdade de Direito, faz pose de poeta rebelde e revolucionário, quando na verdade é virgem e inexperiente. Acredita que esteja apaixonado por Marocas. Em 2018, vai se interessar pela doutora Helen.

Betina (Cleo Pires)
Foto de Betina (Cleo Pires)
Noiva de Samuel. Bonita, forte, independente, é a terceira sócia na SamVita. Sempre coloca a razão acima da emoção, menos quando se trata do noivo. Logo percebe o interesse de Samuca por Marocas e não vai aceitar perdê-lo para a “Bela Adormecida”, como a chama. Vai se aproximar de Emílio a fim de conseguir um aliado para alcançar seus objetivos.

Cairu (Cris Vianna)
Foto de Cairu (Cris Vianna)
Linda escrava Mina (escravos que eram cobiçados por sua beleza e desenvoltura). Tem o temperamento forte.

Carmen (Christiane Torloni)
Foto de Carmen (Christiane Torloni)
Mãe de Samuca, o criou sozinha desde que o marido a abandonou. Vendeu o antigo carro da família para ajudar o filho a desenvolver o adubo Vitae. Inteligente, independente e cheia de energia, é uma das sócias da SamVita. Vai virar a cabeça de Dom Sabino, que nunca viu uma mulher como ela. Tem um relacionamento com seu personal trainer Lalá, que na verdade só pensa em se dar bem às custas dela por causa de seu poder financeiro e da influência na SamVita.

Cecílio (Maicon Rodrigues)
Foto de Cecílio (Maicon Rodrigues)
Um tigre (escravo encarregado de limpar as latrinas da casa). Tem o torso marcado pelos dejetos que transporta, por isso o apelido. As marcas em sua pele são parte fundamental para os estudos que Doutora Petra encabeça para reconhecer que os “congelados” são, de fato, de outro século.

Cesária (Olívia Araújo)
Foto de Cesária (Olívia Araújo)
Ama de leite das crianças da família Sabino Machado. Sempre fica do lado de Marocas. É mandona e brava. Ainda no século XIX, junta uma fortuna com as joias de crioula para comprar sua alforria, mas o baú afunda junto com o navio Albatroz. Quando desperta, só quer saber de encontrar suas joias.

Coronela (Solange Couto)
Foto de Coronela (Solange Couto)
Mãe de Waleska, é mais conhecida como Coronela, já que “herdou” o título do finado marido. É avarenta e fofoqueira mor da Freguesia do Ó, e, por causa de sua língua afiada, é temida por todos. Dona da pensão do Largo da Matriz. Mora em um sobrado com a filha, ao lado da pensão. Será capaz de construir um puxadinho para abrigar “os congelados” em sua pensão e fará de tudo para ter a confiança deles. Vai tentar conquistar Teófilo de qualquer maneira.

Damásia (Aline Dias)
Foto de Damásia (Aline Dias)
Dama de companhia de Marocas. Escrava do lar, criada na casa-grande. Damásia é tímida e morre de medo de tudo e todos. Apesar disso, está sempre ao lado da sinhá, mesmo quando ela enfrenta as tradições do século XIX.

Dom Sabino (Edson Celulari)
Foto: Dom Sabino (Edson Celulari)
Empresário vitorioso do Brasil Imperial, é descendente de bandeirantes, um homem íntegro e zeloso. Marido de Dona Agustina, pai de Marocas, Nico e Kiki. Trata os escravos e os agregados com respeito. É um homem de opinião que preza pelo bem-estar dos seus acima de tudo. Considera-se um fiel súdito da monarquia e sonha com um título da nobreza. Muitas vezes quer fazer justiça com as próprias mãos, especialmente se for para limpar a honra da família. Por vezes tem tiradas engraçadas. Sentirá dificuldade em se adaptar ao século XXI, especialmente diante das novas tecnologias e da ética contemporânea. Vai ficar encantado pela beleza e autonomia de Carmen e contará com a amizade de Eliseu.

Dona Agustina (Rosi Campos)
Foto de Dona Agustina (Rosi Campos)
Uma crédula dona de casa e mãe de família do século XIX. É esposa de Dom Sabino e mãe de Marocas, Nico e Kiki. Crê em Deus e nos mistérios da fé. Leva a família, principalmente o marido, com mão de ferro. Terá grande resistência em aceitar os novos modos do século XXI, especialmente no que diz respeito às mulheres independentes e bem-resolvidas. Vai morrer de ciúmes do marido com Carmen.

Eliseu (Milton Gonçalves)
Foto de Eliseu (Milton Gonçalves)
Honesto e batalhador, é realista e prático, mas jamais perde a esperança. Catador de material reciclável, ele puxa uma carroça pelas ruas, de onde tira o seu sustento. Orgulha-se muito de suas origens, mas tem uma grande decepção com o filho primogênito, Barão, que entrou para a vida do crime, e o caçula Lalá, que também não se esforça para crescer na vida de maneira honrada. Cuida e trata de Paulina, filha de Barão, como se fosse sua própria filha, já que não quer ver a neta envolvida na vida marginal que o pai leva. Será o grande e inesperado amigo de Dom Sabino no século XXI.

Elmo (Felipe Simas)
Foto de Elmo (Felipe Simas)
Melhor amigo e fiel escudeiro de Samuca. Apesar de ter um coração de ouro e boas intenções, é um pouco acomodado e mora de favor há anos na cobertura do amigo. Sempre apoiado por Samuca, já se aventurou profissionalmente em diversas áreas, mas nunca teve êxito. Agora, receberá a chance de ser o gerente do restaurante da SamVita e decidirá se mudar para a pensão da Coronela. Ama a tenente-coronel Waleska Tibério, que não assume o relacionamento por ter vergonha de ele não ter uma profissão. Ao conhecer Miss Celine, se apaixonará por ela e ficará dividido entre os sentimentos pela oficial e pela preceptora.

Emílio (João Baldasserini)
Foto de Emílio (João Baldasserini)
Advogado, sócio majoritário do escritório Inglês de Souza Advogados Associados. É um vilão da trama: ambicioso, sedutor e dissimulado. Tem uma relação profissional e amorosa “não assumida” com a advogada Mariacarla, sua sócia. Vai se aproximar dos “congelados” para provar a identidade deles e recuperar suas terras, já sonhando com os bons honorários que isso pode lhe render. Além disso, quer conquistar Marocas e casar com ela para garantir uma boa fortuna.

Helen (Rafaela Mandelli)
Januza (Bia Montez)
Kiki (Nathalia Gonçalves)
Lalá (Micael Borges)
Lucas (Fhelipe Gomes)
Marciana (Cyria Coentro)
Mariacarla (Regiane Alves)
Marino (Marcos Pasquim)
Mateus (Raphael Vianna)
Mazé (Juliana Alves)
Menelau (David Junior)
Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho)
Monalisa (Alexandra Richter)
Natália (Malu Falangola)
Nico (Raphaela Alvittos)
Omar (Max Lima)
Paulina (Carol Macedo)
Pedro Parede (Wagner Santisteban)
Samuca (Nicolas Prattes)
Teófilo (Kiko Mascarenhas)
Vanda (Lucy Ramos)
Vera Lúcia (Talita Younan)
Waleska (Carol Castro)
Zelda Larocque (Adriane Galisteu)

Veja também