Paraíso Tropical: Quem é quem

Principais personagens da trama:
Paula (Alessandra Negrini)

Bonita, sorridente, forte e decidida, não tem nada de ingênua. Muito ética, faz de tudo para ser justa com os outros. Foi criada por Amélia, mas não concorda com a atividade profissional dela, que é dona de bordel. Sofreu preconceito por causa do trabalho da mãe, mas nunca deixou de amá-la e de respeitar as meninas que lá trabalham. Nem imagina, porém, que tem uma irmã gêmea. Romântica, vive um sonho dourado quando conhece Daniel.

Daniel Bastos (Fábio Assunção)

Filho do caseiro que trabalha para o milionário Antenor Cavalcanti, teve origem simples, mas soube aproveitar as chances que o patrão do seu pai lhe proporcionou desde cedo. Bonito e inteligente, se tornou um homem culto com hábitos refinados, sem perder a simplicidade. Competente administrador, conquistou, aos poucos, um alto cargo na empresa de Antenor. Franco e honesto, não se deixa intimidar pela agressividade do chefe. É sensível e se apaixona por Paula assim que a conhece. A partir daí, sonha em viver ao lado dela, administrando um pequeno hotel em um paraíso tropical.

Taís (Alessandra Negrini)

Bonita, egoísta e inteligente, vive na periferia da sociedade carioca. Seu maior desejo é fazer parte do mundo dos ricos e faz de tudo para alcançar o que deseja. Vende jóias e se diz representante de um designer estrangeiro que ela mesma inventou. Apesar de ter sido criada pelo avô Isidoro, o tem como um peso que a impede de ascender socialmente. Namora Cássio, com quem mantém uma relação aberta.

Antenor Cavalcanti (Tony Ramos)

Poderoso empresário que tem caráter forte e dominador. Competente, se dedica ao trabalho do qual nunca tirou férias, mas é mal resolvido sentimentalmente. Machista, tem um casamento tradicional com Ana Luísa, porém não dá valor à fidelidade. O casal carrega a dor da perda do único filho em um desastre, quando o rapaz tinha apenas 16 anos. Veio de baixo, trabalhou arduamente para formar seu patrimônio e nunca teve ajuda da família. Tem uma relação ruim com seu pai, Belisário Cavalcanti, um malandro simpático, com quem só mantém um vínculo: a mesada.

Lúcia (Glória Pires)

Independente, íntegra e inteligente, não tem medo de enfrentar a vida. Teve Mateus mesmo contra a vontade de seu ex-namorado, Cássio, pai do rapaz. Trabalhando fora do Rio, conseguiu criar o filho em Vitória, mas resolve mudar-se para a casa dos pais, em Copacabana. Depois de separado de Ana Luísa, Antenor vai apaixonar-se por ela.

Olavo Novaes (Wagner Moura)

Inteligente e ambicioso, não suporta o fato de Antenor Cavalcanti preferir Daniel, um simples filho de caseiro, a ele, que é da família. Tem um alto cargo no Grupo Cavalcanti, que se equivale ao de Daniel, mas, mesmo assim, o inveja. Não tem limites ao bajular o ?tio?, na verdade um primo distante de seu falecido pai. Cínico e perigoso, é simpático com todos e mantém uma boa relação com Daniel.

Ivan (Bruno Gagliasso)

Desdenhado por sua família, tem inclinação para a marginalidade, comete furtos, mas não chega a ser perigoso. É incapaz de distinguir o bem do mal. Bonito e charmoso, conquista as mulheres facilmente, mas as descarta com a mesma praticidade. Desde criança, ouviu sua mãe dizer que foi um filho não desejado. Seu meio-irmão Olavo gostaria de vê-lo longe de sua vida. Vai ser o único homem a quem Taís será capaz de amar.

Cássio (Marcello Antony)

Solteiro, bonito, simpático e generoso, não abre mão de sair com os amigos para tomar cerveja e jogar futevôlei na praia. Evita criar vínculos com as mulheres, mas não deixa de tratá-las com carinho. Dono de um restaurante muito conceituado de comida brasileira, não tem problemas financeiros. Na verdade, até ajuda os amigos que passam dificuldade. Na sua juventude, namorou Lúcia, que teve um filho, Mateus, à sua revelia.

Bebel (Camila Pitanga)

Linda, atraente e sem caráter, é uma das meninas do bordel de Amélia, onde mantém um ar de superioridade em relação às companheiras de trabalho. Ambiciosa e individualista, se torna amante do cafetão Jáder e passa a trabalhar para ele no calçadão de Copacabana. Vai ter diversos envolvimentos amorosos, mas só se apaixonará por um homem: Olavo.

Fred (Paulo Vilhena)

“Mauricinho” e bonito, é amigo de Olavo, a quem deve um cargo de chefia no hotel. Ajuda o amigo em seus planos e vai ser tornar superior de Heitor, apesar de sua pouca idade, e se apaixonar por Camila.

Joana (Fernanda Machado)

Filha mais velha de Heitor e Neli. Adora seu pai e vive em conflito com a mãe. Trabalha na joalheria do hotel de Copacabana e junta dinheiro para abrir o próprio negócio com o namorado.

Alice (Guilhermina Guinle)

Filha de Lutero, tão linda e sedutora quanto esnobe e presunçosa. Foi ex-namorada de Olavo na juventude, mas não o vê há tempos desde que foi com o pai para Londres. De volta, vai reviver toda aquela antiga paixão pelo executivo aliando-se a Marion para afastar Bebel da vida dele.

Gilda (Luli Miller)

Linda e sensual, sonha com um amor puro. Há de se apaixonar por Gustavo, um homem simples que tem uma relação complicada com a ex-mulher. Por conta disso, terá de enfrentar muitos problemas.

Amélia (Suzana Vieira)
Dona de um bordel em Marapuã, defende as meninas que lá trabalham com toda sua força. Apesar de impaciente, criou Paula (Alessandra Negrini) com muito carinho.

Osvaldo (Otávio Augusto)
Antigo dono do Hotel Ponta do Coral, na Bahia, que vai ser comprado pelo grupo de Antenor. Freqüenta de graça o bordel de Amélia (Suzana Vieira), pois não cobra aluguel pela casa, que fica num terreno pertencente ao resort. Ao se aposentar, vende o hotel e avisa que Amélia deve sair da casa.

Valderez (Ana Cecília)
Trabalha no bordel da Amélia e tem uma boa relação afetiva com Paula (Alessandra Negrini).

Elisa (Débora Nascimento)
Jovem tentada pela prostituição, mas que vai ser protegida por Paula (Alessandra Negrini).

Telma (Isis Valverde)
Bonita e trambiqueira, ajuda Jáder (Chico Diaz) com os golpes.

Vítor (Geraldo Peninha) ? Mau caráter que topa fazer serviços para Jáder (Chico Diaz).

Dolores (Rosamaria Murtinho)
Agenciadora de programas residente no Edifício Copamar. Participação especial primeira semana.

Hugo (Marcelo Laham)
Rapaz agradável, de família muito rica, homossexual, grande amigo de Taís (Alessandra Negrini).

Ana Luísa Cavalcanti (Renée de Vielmond)
Esposa dedicada de Antenor Cavalcanti (Tony Ramos) com quem é casada há mais de 30 anos. De boa família, fina, bonita, culta e educada, não reparou o quanto se anulou ao longo da relação com o marido. Acha que Antenor está sempre certo e, por ele, abandonou a carreira de advogada. É traída constantemente, mas não desconfia de nada. Ainda sofre pela perda de seu único filho, vítima de um acidente de automóvel, e, por isso, passou a ter fobia de dirigir. Participação especial até, aproximadamente, o capítulo 60.

Belisário Cavalcanti (Hugo Carvana)
Malandro simpático e pai do famoso empresário Antenor Cavalcanti (Tony Ramos). Sobrevive de uma mesada dada pelo filho, mas gostaria de ser perdoado por Antenor, que alimenta um grande rancor pelas atividades de Belisário. Casado com Virgínia (Yoná Magalhães), é feliz de uma maneira singular.

Virgínia (Yoná Magalhães) ? Apesar de já ter passado dos 60 anos, tem o corpo em forma e, por isso, é invejada por muitas mulheres. Mora com a neta Gilda (Luli Miller) e com Belisário (Hugo Carvana), com quem é casada e vive forte companheirismo. Virgínia insiste para que Gilda aproveite sua beleza para entrar no mundo dos ricos.

Fabiana (Maria Fernanda Cândido)
Advogada brilhante e competente, uma mulher linda e independente que só mantém um relacionamento com Antenor Cavalcanti (Tony Ramos) porque é verdadeiramente apaixonada por ele. Discreta, não permite que ninguém da empresa desconfie do seu romance. Participação especial até, aproximadamente, o capítulo 80.

Nereu (José Augusto Branco)
Caseiro em Parati, trabalha há mais de 30 anos para Antenor (Tony Ramos) e Ana Luisa Cavalcanti (Renée de Vielmond). Pai de Daniel (Fabio Assunção), com quem tem uma relação de companheirismo e respeito. Teve o cuidado de não deixar o filho se deslumbrar com a generosidade com que os patrões o criaram.

Marion Novaes (Vera Holtz)
Promoter decadente, divertida, fútil e ambiciosa, não mede esforços para alcançar novamente o sucesso. Na juventude, pertencia à classe média baixa e, por isso, tem como lema manter o status um dia conquistado. Tem uma relação conturbada com o filho Olavo (Wagner Moura) e rejeita Ivan (Bruno Gagliasso), o caçula.

Cláudio (Jonathan Haagensen)
Trabalha como assistente de Marion (Vera Holtz). Bonito e jovem, mora em um dos pequenos apartamentos no Edifício Copamar.

Tatiana (Lidi Lisboa)
Bonita namorada do bad boy Ivan (Bruno Gagliasso).

Jáder (Chico Diaz)
Sádico cúmplice de Olavo (Wagner Moura), Jáder é, acima de tudo, profissional. Bandido e cafetão no Rio de Janeiro, ignora a lei e é capaz de tudo por dinheiro.

Isidoro (Othon Bastos)
Avô das gêmeas Paula (Alessandra Negrini) e Taís (Alessandra Negrini), viúvo duas vezes e pai de Zé Luis (Vitor Alvino), agora com 11 anos. Apesar de ser tratado com frieza e indiferença por Taís, tem orgulho da neta. Era funcionário de um hotel do Grupo Cavalcanti, mas teve que se aposentar devido a um acidente de trabalho. Desde então, briga na justiça para ser indenizado e não aceita nenhum acordo. Participação especial até, aproximadamente, o capítulo 120.

Evaldo (Flávio Bauraqui)
Ourives humilde, é explorado por Taís (Alessandra Negrini), para quem vende jóias a baixo preço e não sabe que são revendidas por um valor muito mais alto. Tem problemas com álcool e baixa auto-estima, o que complica seu relacionamento com Eloísa (Roberta Rodrigues), que gosta dele, mas se sente desestimulada por suas fraquezas. Participação especial até, aproximadamente, o capítulo 140.

Eloísa (Roberta Rodrigues)
Bonita e bom caráter, trabalha no restaurante de Cássio (Marcello Antony). Namora Evaldo (Flávio Bauraqui) e gosta dele verdadeiramente.

Mateus (Gustavo Leão)
Sempre questionou a mãe Lúcia (Glória Pires) sobre a identidade do pai, mas nunca obteve resposta. Vai morar em Copacabana e acabar conhecendo Cássio (Marcelo Antony), seu pai.

Clemente (Reginaldo Faria)
Amigo de Isidoro (Othon Bastos), pai de Lúcia (Glória Pires) e avô de Mateus (Gustavo Leão). Trata a família com carinho e tem orgulho dela e de sua mulher Hermínia (Débora Duarte). Jornalista aposentado, simpático e carismático.

Hermínia (Débora Duarte)
Madrasta de Lúcia (Glória Pires), com quem tem uma verdadeira relação de mãe e filha. Adora o neto Mateus (Gustavo Leão) e é amada por todos. Professora de português, é uma mulher moderna e um ótimo exemplo de alto astral.

Heitor (Daniel Dantas)
Gerente de compras do Grupo Cavalcanti que está prestes a ser demitido. É casado com Neli (Beth Goulart), com quem tem conflitos por causa da personalidade ambiciosa dela. Seu sonho era ser chefe de cozinha, mas teve que abandoná-lo para sustentar a família quando a mulher engravidou. Pai de Joana (Fernanda Machado) e de Camila (Patrícia Werneck), acaba fortalecendo seus laços com a primeira, pois esta se torna mais solidária quando passam por dificuldades financeiras. Simples e bom caráter, ajuda seu jovem chefe a resolver problemas sérios da empresa.

Neli (Beth Goulart)
Consumista, deslumbrada e egoísta, dá prioridade às aparências. É mulher de Heitor (Daniel Dantas) e deseja ascender socialmente. Mãe de Joana (Fernanda Machado) e Camila (Patrícia Werneck), com quem tem mais afinidade.

Camila (Patricia Werneck)
Filha mais nova de Heitor (Daniel Dantas) e Neli (Beth Goulart). Romântica e linda, é dominada pela mãe, que tenta se realizar às suas custas.

Umberto (Sergio Marone)
Bonito e simpático, trabalha como garçom em um bar na Avenida Atlântica. Apesar de ter nível superior, vive de empregos que exigem menos qualificação. Tem o sonho de abrir seu próprio negócio. Participação especial até, aproximadamente, o capítulo 60.

Rodrigo (Carlos Casagrande)
Assistente de Antenor (Tony Ramos) na empresa. Com nível superior e muito educado, tem um bem-sucedido casamento homossexual com Tiago (Sérgio Abreu). A união é bem aceita por todos os personagens da novela.

Tiago (Sergio Abreu)
Formado em hotelaria, trabalha como recepcionista no hotel de Antenor (Tony Ramos). Sobrinho de Virgínia (Yoná Magalhães) e muito amigo de Gilda (Luli Miller), vive com o companheiro Rodrigo (Carlos Casagrande).

Vidal (Otavio Muller)
Alto funcionário do Grupo Cavalcanti, bajula Antenor (Tony Ramos) e mora com a sobrinha, Susaninha. Mais tarde, vai cobiçar a bela Gilda (Luli Miller), mas é tímido demais para lutar por ela.

Susaninha (Erika Mader)
Bonita e simpática, é a melhor amiga de Camila (Patrícia Werneck). Mora com o tio Vidal (Otávio Muller), com quem tem uma relação afetuosa. Gosta de Fred (Paulo Vilhena), mas esconde seus sentimentos.

Xavier (Roberto Maya)
Executivo do Grupo Cavalcanti, é muito amigo de Antenor (Tony Ramos).

Lucas (Rodrigo Veronese)
Bom caráter, simpático e inteligente, superou a pobreza e e formou em Administração, com mestrado em Londres. É amigo verdadeiro e confidente de Daniel (Fabio Assunção), que conheceu na infância, em Paraty. Vai se apaixonar por Ana Luísa (Renée de Vielmond), a esposa de Antenor (Tony Ramos) e, apesar da diferença de idade entre os dois, lutar para conquistá-la. Participação especial até, aproximadamente, o capítulo 60.

Dinorá (Isabela Garcia)
Mulher encrenqueira de Gustavo (Marco Ricca), gostaria que o marido ainda fosse romântico como no tempo em que eram namorados. Usa roupas justas, se acha irresistível, é barraquenta e escandalosa.

Iracema (Daisy Lucidi)
Mãe de Dinorá (Isabela Garcia) e viúva de um tenente, cuja memória idolatra. É síndica do prédio onde moram vários personagens de classe média da novela, o Edifício Copamar, que ela muito se orgulha de ter “colocado nos eixos”. Com seu espírito de liderança e valores bastante convencionais, valorizou o prédio, outrora parcialmente mal freqüentado. Odeia Virgínia Batista (Yoná Magalhães) e as duas vão bater de frente a partir do momento em que Virgínia for morar no Edifício Copamar.

Gustavo (Marco Ricca)
Marido de Dinorá (Isabela Garcia) e gerente de recepção do hotel do Grupo Cavalcanti. Assim que se divorciar de Dinorá (Isabela Garcia), se apaixonará por Gilda (Luli Miller).

Júlio (Dudu Cury)
Filho de Dinorá (Isabela Garcia) e Gustavo (Marco Ricca), tem 11 anos.

Márcia Maria (Thavyne Ferrari)
Filha de Dinorá (Isabela Garcia) e Gustavo (Marco Ricca), tem 10 anos.

Sheila (Patrícia Naves)
Fofoqueira e perua, trabalha como secretária de Olavo. Divide um pequeno apartamento no Edifício Copamar com duas amigas.

Yvone (Ildi Silva)
Bonita, educada, chique e de muita confiança, é secretária de Daniel (Fabio Assunção).

Sérgio Otávio (Marcelo Valle)
Mora na casa de Antenor (Tony Ramos), para quem trabalha como motorista. Tem boa ligação afetiva com muitos personagens e, mais tarde, vai se apaixonar por Dinorá (Isabela Garcia).

Cristina (Nivia Helen)
Jovem e bonita, trabalha como arrumadeira na casa de Antenor (Tony Ramos).

Zoraide (Thais Garayp)
Bom caráter, excelente cozinheira e amiga de todos, trabalha há anos na casa de Antenor (Tony Ramos) e Ana Luisa (Renée de Vielmond).

Úrsula (Raquel Parpneli)
Amiga de Joana (Fernanda Machado), trabalha na joalheria do hotel, mas não revela à amiga suas outras fontes de renda. Participação até, aproximadamente, o capítulo 100.

Pacífico (Nildo Parente)
Porteiro do Edifício Copamar, é amigo de todos e adora conversar, sendo, por isso, um pouco relapso no trabalho.

Otília (Yaçanã Martins)
Faxineira que trabalha na casa de Cássio (Marcello Antony) e de vários outros personagens.

Wilma (Flávia Pyramo)
Empregada de Clemente (Reginaldo Faria) e Hermínia (Débora Duarte).

Carlinhos (Sandro Ximenes)
Mensageiro do Hotel Duvivier.

Raul (Ludoval Campos)
Garçom do Grupo Cavalcanti. Participação até aproximadamente capítulo 60.

Priscila (Aline Fanju)
Uma das meninas do bordel de Amélia (Suzana Vieira).

Luciano (Fabio Nascimento)
Funcionário do hotel Duvivier que trabalha no apoio de praia, com Ivan (Bruno Gagliasso).

Rita (Larissa Queiroz)
Amiga de Camila (Patricia Werneck) e Susaninha (Erika Mader).

Odete (Maria Eduarda)
Secretária no Grupo Cavalcanti, trabalha com Rodrigo (Carlos Casagrande)

Leia também:
Paraíso Tropical: Uma arena de luta pelo poder

Veja também