Passione


Um segredo quebrado para chances e pesadelos

Toda família guarda segredos que podem mudar o rumo de sua história. Bete Gouveia, interpretada por Fernanda Montenegro, é a matriarca de uma rica família paulista que tem sua vida transformada quando seu marido Eugênio (Mauro Mendonça), à beira da morte, lhe revela um segredo que guardou por mais de 50 anos. Ele conta que mentiu ao dizer que o primogênito dela não resistiu ao parto. Eugênio confessa que, naquela época, apesar de ter prometido criá-lo como seu filho, não suportou ver o fruto do relacionamento passado de Bete com outro homem e o entregou para uma família de empregados, imigrantes italianos, que voltaram com o bebê para a sua terra natal.
Atônita, Bete se depara com diversas questões. Onde estaria seu filho? Como ele viveria agora? Como reagiria ao encontrá-la? Como ela contaria a sua família a existência de mais um herdeiro da Metalúrgica Gouveia, o império que construiu com seu marido? Como ela manteria essa família unida incorporando agora um estranho?… E com quem ela, Bete, esteve casada durante tantos anos? Um mentiroso? Um covarde?
A revelação do segredo de Eugênio guardado por mais de 50 anos causa tantas reviravoltas que nada será como antes… Em um efeito dominó, a vida das duas famílias, na Itália e no Brasil; da Metalúrgica Gouveia; dos amigos; e até a dos vizinhos; passa a sofrer as consequências do desenrolar desta história. E, como existe uma herança em jogo, com dinheiro e poder envolvidos, há quem identifique aí a sua grande chance.
E na Itália, Antonio Mattoli, mais conhecido como Totó (Tony Ramos), um camponês viúvo, que mora na Toscana com sua irmã Gema (Aracy Balabanian) e seus quatro filhos Adamo (Germano Pereira), Agostina (Leandra Leal), Agnello (Daniel de Oliveira) e Alfredo (Miguel Roncato), se surpreende ao saber que sua verdadeira mãe, Bete (Fernanda Montenegro), está viva e mora no Brasil. E quem abala a vida pacata do italiano com a revelação de seu passado são os dois grandes vilões da trama: Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes), dois brasileiros mal- intencionados, ambiciosos, amorais e dispostos a tudo para saírem da pobreza em que vivem. Ainda sem saber que será vitima de um golpe, Bete (Fernanda Montenegro) vai atrás de seu filho na Itália.
Clara (Mariana Ximenes), a enfermeira de Eugênio, ao escutar o surpreendente segredo do patrão, vê nesta tragédia uma boa oportunidade para conseguir sair da pobreza e mudar de vida. Com a ajuda de seu namorado Fred, eles elaboram um plano para se aproveitar da ingenuidade de Totó, tomar sua parte na herança e conquistar poder na metalúrgica.
Mimi (Marcelo Médici), carteiro da cidade italiana e amigo da família Mattoli, acompanha essa história de perto e teme que a chegada desses desconhecidos leve a amada Agostina para longe, atrás de sua paixão, seu marido Berilo (Bruno Gagliasso), que foi para o Brasil e que há muito tempo não manda notícias à esposa e mãe de filho.
“Minha intenção é fazer uma novela divertida, envolvente, lúdica e com um clima de suspense na segunda parte da história. A novela terá muitos protagonistas, cada um com seu núcleo, porém, os personagens de Fernanda Montenegro e Tony Ramos e suas famílias são o eixo da história. “, declara o autor Silvio de Abreu.
A novela, de Sílvio de Abreu, tem direção de núcleo de Denise Saraceni, direção-geral de Carlos Araújo e Luiz Henrique Rios e direção de Allan Fiterman, Natalia Grimberg e André Câmara.

Veja também
Passione: Principais personagens

Veja também