Pé na Jaca: Quem é quem

Guinevere Ataliba (Juliana Paes)

Gui é uma mulher extremanete bonita e batalhadora. Tem todos os empregos possíveis: vende salgadinhos, lava roupa para fora, vende leite da vaca que mantém meio escondida no prédio em que mora no centro de Deus me Livre e, para completar o orçamento, trabalha como sereia no parque de diversões do Cigano (Chico Anísio), que fica próximo à cidade. Apaixonada por esportes, batizou os dois filhos que tem com Caco (Alexandre Schumacher), que acredita ser o amor de sua vida, de Zidane (João Nunes Vieira Neto) e Daiane. Seu casamento, porém, está sempre na corda bamba, pois Caco costuma ficar agressivo quando contrariado e, principalmente, quando bebe. Em um desses desentendimentos com o marido acaba cometendo o grande erro de sua vida. Para dar a volta por cima, terá que ser ainda mais determinada. E nessa difícil jornada poderá contar com Arthur (Murilo Benicio), que reaparecerá inesperadamente em sua vida, e com as amigas Rosa (Daniele Suzuki) e Dorinha (Carla Marins).

Lancelotti (Marcos Pasquim)

Quando adolescente, longe do pai bravo a quem temia e respeitava muito, Lance fazia a alegria dos amigos contando piadas e fazendo imitações. Apaixonado por Maria, seu mundo desmoronou quando o namoro terminou. Bebeu, fez besteira e engravidou Dorinha. Com ela teve dois filhos, mas nunca assumiu a função de pai e marido. Depois de muito aprontar, fugiu da cidade brigado com o pai e com o irmão. Sozinho em São Paulo, falsificou um diploma de educação física para trabalhar numa grande academia e ser personal trainner. Para poder dar aulas a mulheres casadas, assumiu um jeito afeminado e, ao ser pego com uma das alunas pelo marido delegado, passou a ser perseguido como um grande criminoso. Fugiu para Paris, onde seu destino mais uma vez se cruza ao de Maria. Lance é simpático, falante e agradável. Tem uma moral muito flexível e valores de quem viveu muito e já viu de tudo. Adora o irmão Tadeu e sofre muito com sua aparente rejeição.

Maria Bo (Fernanda Lima)

A filha de Irina e Segundo Botelho Bulhões nunca se deu bem com a mãe e, com o tempo, se afastou da família. Seu primeiro amor, aos 13 anos, foi Lance, filho de um empregado da fazenda. Terminaram por causa de uma briga boba e foi quando ela aceitou um convite para desfilar como modelo em Tóquio. Maria vive uma vida muito próxima da existência fútil que sempre condenou. É mimada, mas seu sorriso honesto apaga tudo. Modelo de sucesso veterana, vive em Paris com o marido Jean Luc, um conde falido, com quem teve Josephine. É louca pela filha, mas, às vezes, não tem a mínima idéia do que fazer com ela. O casamento vive em crise, agravada pela presença da sogra Antoinette. Quando o casamento acaba, decide voltar ao Brasil com Josephine. E acaba se interessando novamente pelos negócios da família, questionando o estado da fazenda e sua subordinação aos interesses da fábrica.

Arthur Fortuna (Murilo Benício)

Arthur Fortuna é um homem que deu certo na vida. Gênio do mercado financeiro, tem aparentemente tudo o que um dia sonhou da vida. Casado com Vanessa (Flavia Alessandra) e pai de Mauricio (Igor Rudolf) e Percival (Rafael Miguel), a única pedra no sapato de Arthur parece ser Juan (Bruno Garcia). Arthur trata seus filhos e subordinados com rigidez. Com rinite e vários tipos de alergia, é completamente hipocondríaco, o que o torna muito vulnerável a Vanessa. Subitamente, porém, ele se vê obrigado a mudar para o campo e ajudar seu tio José (Leonardo Vilar), que está doente e cheio de dívidas. É quando reencontra uma das crianças com quem brincou 25 anos atrás, de quem nem se lembrava mais: a bela Gui.

Elizabeth Aparecida (Débora Secco)

Filha de Laura e, segundo a certidão de nascimento, de pai desconhecido. Nunca aceitou o peso de ser a bastarda, a filha da marginal da cidade. Antes muito apegada à mãe, foi se voltando cada vez mais para a religião, procurando uma nova vida. Foi estudar no convento, onde espera realizar seus votos. Bonita, se esforça para não valorizar a própria aparência. Ninguém desconfia do rancor que carrega, pois ela sabe, assim como toda a cidade, que é filha do milionário Último Botelho Bulhões e nunca foi reconhecida. Sua vida muda quando Último tenta se aproximar e a introduz num mundo de consumo e luxo. Controladora, gosta de saber o ponto fraco de cada um para poder lidar com eles. Sabe que erra, mas se justifica por conta das injustiças que sofreu.

Juan Arrabal (Bruno Garcia)

É Juan Felipe Loyola y Arrabal ou simplesmente Juanito, para os íntimos. Acredita que o mundo é povoado por ele e por um bando imenso de figurantes. Juan é operador do mercado financeiro e trabalha na mesma empresa de Arthur, com quem disputa o título de número um absoluto entre os jovens operadores. Juan é voraz e extremamente competitivo, tem muita gana por dinheiro e poder. Seu hobby é ser um chef de cozinha, mas, como leva tudo a sério na vida, se apresenta como um chef de cozinha que se vira no mercado financeiro. Está abrindo um restaurante que, mesmo antes de ter servido qualquer refeição, é um sucesso de crítica – já que sabe agradar todo mundo. É um romântico quando à sua frente está o espelho. Odeia Arthur e talvez por isso seja fascinado por Vanessa.

Vanessa Fortuna (Flávia Alessandra)

Vanessa é a esposa de Arthur, mãe de Maurício e Percival. Ser esposa de Arthur é sua verdadeira identidade nos últimos dez anos. Ela sabe usar da beleza para conseguir o que quer, principalmente se isso for a atenção dos outros. Esperta, sabe se fingir de inteligente. Divide sua vida entre o cabeleireiro e a academia de ginástica. Gosta dos filhos, mas a maior parte do tempo não presta muita atenção neles e, mesmo não sendo loucamente apaixonada pelo marido, sabe que ele é sua melhor chance na vida. O ápice de sua vida pré-Arthur foi o título de Miss Carapicuíba – o que tenta esconder em seu currículo. Se esforça para provar que sua cidade natal é uma página virada, mas ainda mantém laços com o local – é lá que mora sua mãe de santo! Vanessa não pode ouvir um pagode e beber uma caipirinha que sai sambando por aí.

Tadeu Lacelotti (Rodrigo Lombardi)

Dorinha (Carla Marins)

Apaixonou-se por Lance, seu colega de escola, e não perdeu as esperanças de conquistá-lo mesmo quando ele estava namorando Maria. Acabaram juntos e logo engravidou de Marquinhos. Casou com Lance e teve ainda outra filha, Débora. O casamento foi um fracasso. Dorinha parecia frágil, mas era durona. Teve a filha e se casou um mês depois com Plácido Hadad, a quem chama carinhosamente de Turquinho. Ela gosta de ser bem casada, de não ser mais olhada com pena pela cidade, da segurança de saber como vai ser o dia seguinte. Sabe que Lance foi o amor de sua vida, mas Plácido é seu marido. E cuida dele, que parece um menino grande. Transferiu todo seu amor para os filhos. É amiga do ex-cunhado Tadeu e de Gui. Quando Maria voltar à cidade, acabarão ficando próximas.

Léo (Júlio Rocha)

Amigo de Lance, Léo tem uma empresa que produz chips para computadores e é milionário. Apesar de toda a grana, ele tem um estilo simples de viver. O rapaz se hospeda no Solar para rever Tico e acaba se interessando por Vanessa. Então, ele a pede em casamento. Ela aceita e vai embora com o ricaço boa-pinta do sítio do tio José. Mas desiste de tudo e volta quando descobre que Arthur está doente.

Morgana (Betty Lago)

Aparentemente, é só a prima pobre da família Botelho. Uma daquelas primas que todo mundo tem pena porque não se casou, não se formou, perdeu a juventude cuidando dos velhos da família e não construiu nada seu. É desse histórico que vem a amargura de Morgana. Acabou perdendo a capacidade de ser feliz por estar sempre vivendo a vida de outra pessoa. Num dia de tempestade, foi atingida por um raio, que deixou uma mecha branca em seu cabelo e fama de bruxa. Virou governanta dos Botelhos Bulhões, uma empregada de luxo sem salário ou carteira assinada. Vive lá de favor e paga muito caro por isso. É impecável no seu trabalho e exige o melhor dos empregados. Odeia um pingo fora do lugar. Como é observadora, sabe das necessidades e gostos dos patrões com muita antecedência e soube se tornar indispensável.

Primo Cândido (Ricardo Tozzi)

É tratado como primo Cândido na cidade. Sobrinho do tio José, mudou-se para o sítio quando sua mãe faleceu. Beirando os 30 anos, é alguém sem pressa na vida. Cândido é sorridente, afável e mole, irritantemente mole. Supostamente cuida do sítio, mas aproveita a doença do tio para não fazer nem um décimo do que deveria. Apesar de parecer que ele enrola tio José, sabe lidar com ele quando a situação fica complicada. Quando Arthur chegar com a família, será um bom apresentador do universo do interior para as crianças. Gosta de música sertaneja, mas freqüenta o conjunto de rock da cidade. Cândido só sai do sério quando acompanha os jogos de seu time, o XV de Piracicaba.

Leila Barra (Fernanda de Freitas)

A caçula da família trabalha como caixa na padaria do noivo. Fisicamente é muito parecida com a irmã Elizabeth, mas tem personalidade oposta. Sedutora e atirada, comporta-se como a mãe na juventude, apenas com um toque a mais de ingenuidade no olhar. Não é ingênua, mas gosta que pensem que é. Prática, prefere homens com dinheiro, mas acaba ficando noiva de Tadeu, para desgosto da mãe.

Leia também:
Pé na Jaca: Cinco crianças, cinco destinos

Veja também