Pecado Mortal


A nova geração da contravenção

Quando Michele Vêneto (Henrique Guimarães/Luiz Guilherme) veio para o Brasil fugindo de problemas com a polícia e das dificuldades financeiras da Europa em guerra, os bicheiros ainda eram senhores das áreas carentes. Michele acabou gostando do calor, das mulheres bonitas e foi ficando.
Depois de ser leão de chácara de uma boate na Lapa, se tornou chefe da segurança do bicheiro Cebolão (Gracindo Jr.). Acabou herdando o posto numa mistura de sorte com a ajuda decisiva de sua mulher Ana (Maytê Piragibe / Jussara Freire).
Só que, ao mesmo tempo, Donana descobre que seu marido tem uma amante, Stella (Marcela Barrozo/Betty Lago), e que a moça também está grávida dele. Na verdade, nem Michele sabia que estava prestes a ter um segundo filho de Stella. Com medo da violência dos bicheiros, Stella nunca deixou que Michele soubesse que já é pai de Otávio, um garoto de dois anos que ela habilmente escondeu.
Donana não conta para Michele que perdeu a criança e ameaça Stella, convencendo-a de que o único jeito de seu filho Otávio e da criança que ela está esperando sobreviverem é se forem criados por Donana e Michele. Por isso, em 1941, enquanto o bicheiro Cebolão (Gracindo Jr.) morre e Michele Vêneto assume o poder no Morro do Pinguim e, consequentemente, o comando do jogo do bicho na zona sul do Rio de Janeiro, Stella dá a luz a Marco Antônio. Temendo pela própria vida e pela vida dos filhos, Stella entrega Otávio e Marco Antônio para Donana criar.
Donana some para o interior fingindo que foi ter a criança na casa de parentes. Quando volta, faz Michele acreditar que Marco Antônio é o filho legítimo deles e que Otávio é um menino abandonado no morro que ela pegou pra criar. Stella foge deixando tudo para trás, sem imaginar que, para evitar problemas, Donana mandou seu irmão Getúlio (Gustavo Leão/Mário Gomes) dar cabo de sua vida. Com Stella morta, a farsa de Donana jamais seria revelada.
Esse segredo ficou muito bem guardado até 1977, quando Michele e Donana estão comemorando 38 anos de casados. Agora eles têm quatro filhos: Otávio (Felipe Cardoso), que acredita ser adotivo, Marco Antonio, o segundo filho de Stella que Donana apresentou como sendo dela própria, e os filhos legítimos do casal, Juliano (Henrique Guimarães) e Lívia (Tatyane Goulart).
O equilíbrio de forças entre os Vêneto e seus rivais, os Ashcar, é a maior preocupação de Michele e Donana quando um acontecimento muda o panorama de uma hora para outra: Stella, que todos pensavam que estava morta, volta. E ela não é mais a menina assustada que fugiu com medo de morrer. Agora é uma mulher forte, rica e quer seus filhos de volta.

Vêneto x Ashcar
A disputa entre Michele Vêneto e Omar Ashcar por dinheiro e poder é antiga. Mas um ingrediente pesa na balança quando esse conflito se estende à nova geração, representada por Otávio e Danilo. O código de honra do jogo do bicho não vale para o tráfico de drogas.
O que muda é que, se antes essa guerra e violência era silenciosa e velada, ela está ficando cada vez mais ostensiva e sanguinária. Para defenderem seus impérios, eles precisam manipular políticos, subornar policiais, comprar testemunhas, defender seus territórios à bala.
Entre os bicheiros, Michele é o maior. Mas os Ashcar não estão dispostos a deixar a situação como está. Enquanto eles tentam abocanhar pedacinho por pedacinho da fatia dos Vêneto, Michele procura um traidor que jurou de morte: Ricardo Rocha.
Ricardo Rocha delatou Michele e forneceu provas que permitiram que a promotoria pública abrisse um grande processo contra ele. Exposto e fragilizado, Michele está cada vez mais à mercê do ataque dos Ashcar. Encontrar Ricardo Rocha é a maneira mais eficiente de estancar essa sangria.
Carlão e Patrícia – o hippie e a promotora
No olho deste furacão está um casal de opostos: Carlão (Fernando Pavão), o hippie, e Patrícia (Simone Spoladore), a jovem promotora de justiça. Patrícia é a promotora envolvida tanto no processo contra Michele quanto em um que ela está montando contra os Aschar. Carlão tem outras prioridades. Ele mantém sozinho uma escolinha infantil onde é ao mesmo tempo professor, pedreiro, encanador, marceneiro, mecânico e motorista.
Se ela sempre foi respeitada pela profissão, ele enfrenta o preconceito por ser só mais um cabeludo, daqueles que só serviam para protestar contra o fim do famoso Píer de Ipanema. Com o tempo, Carlão se torna a figura mais popular da praia de Ipanema e Leblon, organizando os campeonatos de futebol da garotada. Chegam até a pedir que ele se candidate a vereador.
Tudo vai bem até que Carlão é acusado de abusar de um aluno da escolinha. A manchete do jornal o transforma no vilão número um da sociedade carioca: o Tarado do Jardim da Infância.
Tudo se complica porque quem conduz essa investigação é o corrupto detetive Picasso (Vitor Hugo).

Leia também
Pecado Mortal: Principais personagens

Veja também