Segundo Sol: começar de novo

Foto de Adriana Esteves, como Laureta
Recomeçar. Reconstruir. Refazer. Ou desfazer, desconstruir, começar de novo. Essas ações poderiam conduzir as vidas de Beto Falcão (Emílio Dantas), Luzia (Giovanna Antonelli) e muitos outros personagens da próxima novela das 9, Segundo Sol. Ambientada na Bahia, entre Salvador e a fictícia Boiporã, a história de João Emanuel Carneiro traz duas fases separadas por 18 anos. E é justamente o tempo que vai dar o pontapé para que os personagens se movam e busquem seus objetivos de forma ativa, sem esperar que o destino decida por eles.
O início: entre 1999, 2000 e 2001, Salvador, fim dos anos 90. O axé embala o Carnaval da Bahia – sempre! Só que quem está em plena decadência é Beto Falcão, que estourou com o sucesso “Axé Pelô”, hit que fez cantar um país inteiro em 94. Agora, o cachê vem devagar. E para pagar parte das dívidas da família, aceita fazer uma pequena apresentação em Aracaju. Numa maré de azar – que salvará sua vida -, Beto perde o voo e a apresentação. O avião que ele pegaria cai, e o cantor é dado como morto.
A comoção é nacional. Do fracasso, Beto Falcão reencontra a fama, mas dessa vez na categoria de mito. Em segredo, vê sua imagem ser ovacionada e os problemas financeiros da família se solucionarem. Convencido pela namorada, Karola (Deborah Secco), e pelo irmão, Remy (Vladimir Brichta), de que se manter “morto” é a melhor opção, ele deixa a cidade.
Já em Boiporã, o protagonista assume nova identidade e se apaixona pelo amor de sua vida: Luzia. A bela marisqueira, que cuida sozinha do casal de filhos pequenos, corresponde aos sentimentos de Miguel – como Beto se apresenta. Mas, com a ajuda de Laureta (Adriana Esteves), Karola vai separar o casal e desestruturar a família de Luzia.
2018
É a chegada de Luzia na Bahia depois de 18 anos que vai provocar encontros e reencontros. A batalha para reunir sua família despedaçada vai também combinar com o fato de nem imaginar que Miguel, o amor que jamais esqueceu, é o famoso Beto Falcão. Ele, por sua vez, sustenta até hoje a farsa de sua morte e anda infeliz com os rumos que a vida tomou. Mas é justamente por saber de seu retorno a Salvador que vai conduzir seu destino.
Para João Emanuel Carneiro, “a grande força desta história são os laços familiares e a segunda chance que todos temos de começar de novo”.
Segundo Sol é a próxima novela das 9, da Globo,m escrita por João Emanuel Carneiro, com direção artística de Dennis Carvalho e direção geral de Maria de Médicis. A estreia está prevista para maio.
Fonte: TV Globo/Segundo Sol

Principais personagens

Luzia (Giovanna Antonelli)
Foto de Giovanna Antonelli
Batalhadora, Luzia é uma mulher de coragem, personalidade forte e talento para a música. Nascida no pequeno povoado de Boiporã, criou os dois filhos, Ícaro (Thales Miranda/Chay Suede) e Manuela (Rafaela Brasil/Luisa Arraes), sozinha desde que seu companheiro Edilei (Paulo Borges) desapareceu. Vive de catar mariscos na praia e não se deixa abater por nada, levando uma vida simples e feliz. Vai se apaixonar pelo forasteiro Miguel sem saber que esse homem é o famoso cantor de axé Beto Falcão (Emílio Dantas) e, por isso, se tornará alvo das armações de Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves). Após uma série de circunstâncias inesperadas, ela aceita a proposta de seu melhor amigo Groa (André Dias) de fugir para a Islândia. Nesse lugar, passa a ser Ariella, a DJ e cantora de cara pintada. Retorna à Bahia, 18 anos depois, em busca de uma segunda chance de reconstruir sua família.

Beto Falcão (Emílio Dantas)
Foto de Beto Falcão (Emílio Dantas)
Filho de Seu Dodô (José de Abreu) e Dona Naná (Arlete Salles), irmão de Clóvis (Luis Lobianco), Remy (Vladimir Brichta) e Ionan (Armando Babaioff). Criado numa família tradicional do bairro popular de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, Beto se torna um ídolo do axé, mas sua carreira logo entra em decadência. Apesar da desenvoltura nos palcos, é meigo e tímido. A fama momentânea o levou a namorar Karola (Deborah Secco), que, sem que ele saiba, é amante de seu irmão e empresário Remy. O cantor volta a ficar famoso com a notícia da sua falsa morte e é convencido a embarcar nesse factóide, que representa uma maneira de juntar dinheiro para saldar as dívidas e evitar que sua família fique sem teto. Ele se isola em Boiporã, onde conhece Luzia (Giovanna Antonelli), por quem se apaixona completamente. Esse amor gera um filho, Valentim (Danilo Mesquita), que Beto acredita ser de Karola.

Karola (Deborah Secco)
Foto de Karola (Deborah Secco)
Carismática, com grande senso de humor, esconde um passado miserável, quando vivia na favela de Alagados. Enxerga na falsa morte do namorado, Beto Falcão (Emilio Dantas), uma oportunidade de enriquecer e, ao lado do amante Remy (Vladimir Brichta), faz a cabeça dele para não se revelar. Vai armar para separar Luzia (Giovanna Antonelli) de Beto e roubar o filho dela com o cantor. Karola se torna mãe de Valentim (Danilo Mesquita), com quem não tem uma boa relação, apesar de amá-lo de verdade. Ela alimenta a esperança de que um dia o filho a aceite e a trate com carinho. Com Laureta (Adriana Esteves), Karola mantém uma relação tensa, complicada e ambivalente. Ao mesmo tempo, recorre à “promoter”, que sempre foi sua parceira, mentora e preceptora quando necessita de conselhos.

Laureta (Adriana Esteves)
Foto de Laureta (Adriana Esteves)
Ao olhar de todos é uma figura extrovertida e enérgica, mas na intimidade é uma mulher solitária, amargurada e amoral, capaz de ir até as últimas consequências para conseguir o que quer. Laureta é “promoter” de eventos, figurinha carimbada da cena noturna da cidade de Salvador. Seu espectro de relacionamentos vai desde políticos, artistas famosos e empresários ricos até bandidos e figuras do submundo. A profissão de “promoter” é fachada para agenciar garotas e garotos de programa de luxo para clientes selecionados. A cafetina mantém uma parceria com Galdino (Narcival Rubens), que descobre informações para que ela possa chantagear seus clientes, caso tenha uma informação valiosa sobre suas vidas. Mantém uma relação bastante complicada com Karola (Deborah Secco), a quem ajuda em troca de dinheiro.

Roberval (Fabrício Boliveira)
Foto de Roberval (Fabrício Boliveira)
Filho de Zefa (Claudia Di Moura), é um homem inteligente, determinado, orgulhoso e ambicioso. Roberval foi criado junto com Edgar (Caco Ciocler) e, por meio de uma confissão da matriarca Claudine (Cássia Kis), antes de morrer, fica sabendo que não é filho de um homem que morreu quando ele era pequeno, mas do próprio Severo (Odilon Wagner). Apesar de o velho empresário negar veementemente que é seu pai, Roberval sabe que o patrão está mentindo e só permanece trabalhando naquela casa porque se apaixona pela nova cozinheira, Cacau (Fabíula Nascimento), que também tem um caso com o seu irmão, Edgar. Desesperado ao ver se repetir com Cacau a mesma história de sua mãe com Severo, Roberval conta a todos na família sobre o caso de Edgar com a cozinheira e decide ir embora. A partir de então, ele fará o que for preciso para vencer na vida e esfregar o seu sucesso na cara das pessoas que o humilharam. Trabalhando como ajudante de pedreiro em uma obra, o jovem conhece a poderosa Laureta (Adriana Esteves). Dezoito anos depois, Roberval reaparece em Salvador como um empresário vindo da África que pretende investir num grande projeto imobiliário na cidade. Muito bem-sucedido, ele herdou o talento do pai para os negócios e deseja se vingar da família que tanto o fez sofrer.

Cacau (Fabiula Nascimento)
Foto de Cacau (Fabiula Nascimento)
Irmã de Luzia (Giovanna Antonelli), deixa Boiporã para tentar a sorte em Salvador. Orgulhosa e cheia de atitude, Cacau tem tino para os negócios, mas falta de talento para relacionamentos amorosos. Obstinada em vencer na vida, vai trabalhar como cozinheira na casa da família Athayde e acaba se apaixonando pelo patrão Edgar (Caco Ciocler). Se envolve também com o motorista da casa, Roberval (Fabrício Boliveira), filho de Zefa (Claudia Di Moura), antiga funcionária da família. Após a fuga de Luzia (Giovanna Antonelli), Cacau assume a responsabilidade de criar o sobrinho Ícaro (Thales Miranda/Chay Suede), enquanto a pequena Manuela (Rafaela Brasil/ Luisa Arraes) é adotada pelos patrões Edgar e sua esposa Karen (Maria Luisa Mendonça).

Remy (Vladimir Brichta)
Foto de Remy (Vladimir Brichta)
É o filho primogênito de Dodô (José de Abreu) e Naná (Arlete Salles), irmão de Beto (Emilio Dantas), Ionan (Armando Babaioff) e Clóvis (Luis Lobianco). Amante de Karola (Deborah Secco), com quem se une para ganhar dinheiro, é preguiçoso, malandro e atrapalhado. “Ovelha negra” da família, desde pequeno desafiava o pai, que sempre foi linha dura com ele, mas não conseguiu endireitá-lo. Metido a ser empresário da carreira de Beto, Remy mete os pés pelas mãos. É o culpado por afogar o irmão famoso em dívidas e ainda por cima faz o pai penhorar o único bem da família, o imóvel onde também funciona o bar de caranguejo, para construir o estúdio musical do cantor. Vai acreditar que ganhou na loteria depois que Beto é dado como morto e se torna uma celebridade. Junto com Karola, Remy consegue convencer Beto a continuar mantendo a farsa de sua morte. Porém, todo o dinheiro fica na responsabilidade de Dodô, que não facilita a vida do filho marginal.

Manuela (Luisa Arraes)
Foto de Manuela (Luisa Arraes)
Filha de Luzia (Giovanna Antonelli) e Edilei (Paulo Borges), irmã de Ícaro (Thales Miranda/Chay Suede). Com o sumiço da mãe, Manu passa a ser criada pela família Athayde, em cuja casa trabalha sua tia Cacau (Fabíula Nascimento). Sua vida muda ainda mais com a chegada da irmã Rochelle (Giovanna Lancellotti), a filha biológica de seus pais adotivos, Edgar (Caco Ciocler) e Karen (Maria Luisa Mendonça). Apesar do carinho que sempre recebeu de seu pai adotivo, Manuela foi criada sem saber exatamente qual o seu lugar na família. O passado conflituoso e a situação difícil em casa contribuem para transformá-la numa moça problemática, sempre metida em brigas com a irmã. A jovem namora o capoeirista Acácio (Danilo Ferreira), que a protege e conforta nas situações que enfrenta.

Acácio (Danilo Ferreira)
Agenor (Roberto Bonfim)
Alaor (João Acaiabe)
Anita (Milla Araújo)
Ariadna (Robertha Portella)
Cecília (Camila Lucciola)
Clóvis (Luis Lobianco0
Dodô (José de Abreu)
Doni (Ícaro Zulu)
Doralice (Roberta Rodrigues)
Du Love (Ciro Sales)
Edgar (Caco Ciocler)
Galdino (Narcival Rubens)
Gorete (Thalita Carauta)
Groa (André Dias)
Ícaro(Chay Suede)
Ionan (Armando Babaioff)
Júnia (Tarsila Lima)
Karen (Maria Luísa Mendonça)
Lourival (Jackson Costa0
Ludi (Ella Nascimento)
Maura (Nanda Costa)
Narciso (Osmar Silveira)
Nazira (Arlete Salles)
Nestor (Francisco Cuoco)
Nice (Kelzy Ecard)
Renata (Gabriela Moreyra)
Robinson (Hugo Moura)
Rochelle (Giovanna Lancellotti)
Rosa (Letícia Colin)
Rosimeire (Ariane Souza)
Selma (Carol Fazu)
Severo (Odilon Wagner)
Tomé (Pablo Morais)
Túlio (Renan Motta)
Tupã (Ygor Marçal)
Valentim (Danilo Mesquita)
Wander (Drayson Menezes)
Zefa (Claudia di Moura)

Confira também os resumos dos próximos capítulos de todas as novelas

Resumos das novelas

Novelas do Canal Viva

Outros canais

Resumos das Novelas
Diário das Novelas
Fotonovela - Fotos de cenas das novelas
Filmes na TV
Futebol ao vivo na TV
Séries da TV
Novidades na TV
Arquivo de Novelas

Política de Privacidade

Busca no Site