Sete Vidas: sete meio-irmãos, filhos do doador 251


Sete Vidas é escrita por Lícia Manzo (de A Vida da Gente) e tem na trama a história de Miguel (Domingos Montagner), um homem marcado por uma tragédia, que o tornou solitário e esquivo. Ele faz questão de se manter livre de laços ou amarras, até que conhece Lígia (Debora Bloch), por quem inesperadamente se apaixona.
Incapaz de resistir a este amor, Miguel planeja uma viagem sem prazo de volta à Antártica, onde pretende se refugiar da intensidade de seus sentimentos por Lígia. Nos mares gelados, Miguel sofre um acidente e é dado como morto, enquanto Lígia – acreditando ter perdido para sempre o grande amor de sua vida – descobre que está grávida.
Ao mesmo tempo, Júlia (Isabelle Drummond), jovem gerada via inseminação artificial, de posse do número de registro de seu doador anônimo, descobre através da web que possui um meio-irmão, Pedro (Jayme Matarazzo). Dispostos a romper o anonimato que envolve a origem de ambos, Pedro e Júlia deixam uma carta na clínica onde foram concebidos. A carta é encaminhada para o doador em questão e aberta por sua mulher Lígia, a esta altura supostamente viúva e grávida de um meio-irmão dos dois.
As tramas principais se cruzam, e Júlia, Pedro e Joaquim (filho recém-nascido de Lígia e Miguel) passam a compor então um novo e inusitado núcleo familiar. Aos três irmãos irão somar-se ainda o adolescente Bernardo (Guilherme Lobo), os gêmeos Laila (Maria Eduarda) e Luís (Thiago Rodrigues) e Felipe (Michel Noher), jovem argentino, portador de uma doença autoimune.
Vindos de ambientes familiares, culturais e financeiros absolutamente diversos, os sete meio-irmãos – filhos do mesmo doador número 251 – invadem as vidas um dos outros, compondo um retrato a um só tempo inusitado e real do que podemos hoje chamar de ‘nova família’.
De forma não calculada e imprevista, a rede de afeto gerada pelos sete meio-irmãos, irá resgatar Miguel – pai biológico de todos e supostamente morto – de seu patológico isolamento.
– Essa mistura humana é extremamente rica. Traz conflitos, possibilidades de laços, afeto, acho que é um tema muito interessante – enaltece a autora, Lícia Manzo.

Solitário
Em “Sete Vidas”, Miguel (Domingos Montagner) é um homem marcado por uma tragédia. Sua vida mudou radicalmente ainda na adolescência, quando foi acusado pelo próprio pai de ter sido responsável pelo acidente que matou sua mãe. Filho único e completamente desamparado, ele deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos para tentar, com a distância, superar o enorme sentimento de culpa. Miguel, que era uma pessoa alegre e romântica, se tornou uma pessoa esquiva e solitária.
Já adulto e de volta ao Brasil, Miguel trabalha como oceanógrafo em uma ONG ao lado de seu único amigo, Lauro (Leonardo Medeiros). O contato direto com a natureza e os animais é o refúgio perfeito para ele.
Miguel pode ser, ao mesmo tempo, viril e vulnerável, presente e inacessível, vago e direto, o que resulta em uma espécie de combinação irresistível. E essa aura de mistério e a personalidade indecifrável atrai as mulheres. Só que apenas uma mulher consegue fisga-lo de verdade: a jornalista Ligia (Debora Bloch).
Completamente envolvido, ele vive uma relação intensa e inesperada. Incapaz de resistir a este amor, Miguel planeja uma “saída de emergência” e embarca em uma expedição arriscada à Antártica, sem prazo de volta. Durante um trajeto de barco, ele sofre um acidente e é dado como morto, deixando Ligia em total desespero e grávida de um filho dele.

Lígia e Miguel: um amor intenso
Alguns meses depois e recuperado do acidente, Miguel volta ao Brasil e se surpreende ao ver que outra reviravolta tomou conta de sua vida. Além de descobrir que teve um bebê com a mulher que ama – Joaquim -, ele gerou mais dois filhos, – Júlia (Isabelle Drummond) e Pedro (Jayme Matarazzo) -, frutos de uma doação de sêmen que fez quando morou nos Estados Unidos. Mais tarde, quatro outros filhos surgirão, frutos dessa mesma doação, e farão com que Miguel repense a forma de encarar os sentimentos e a própria vida.

Veja também
Sete Vidas: Principais personagens

Veja também