Teresa: Sinopse e personagens


Teresa é uma jovem dominada pela ambição, mas não está disposta a trabalhar para melhorar sua condição social e opta pelo caminho do engano e da traição. Seus pais fizeram um grande sacrifício para lhe dar uma vida digna e sem carências, mas para ela nada é suficiente. Mariano está loucamente apaixonado por ela, a apoia incondicionalmente e está sempre a sua disposição. Mas ela, apesar de gostar de Mariano, o vê apenas como algo de sua propriedade. Sempre que tem oportunidade, deixa o jovem para ir atrás de homens com poder e fortuna. Ela só volta a ficar com ele quando sabe que há outras mulheres interessadas.
No curso preparatório onde estuda graças a uma bolsa, Teresa mente a todos ao dizer que pertence à classe alta. Lá, ela se envolve com Paulo, o melhor aluno do curso, mas o namoro termina quando ele descobre suas mentiras. Ele sabe que sua mãe jamais aceitaria esse relacionamento, então propõe que sejam amantes. Ela não aceita e Paulo a faz passar pela pior humilhação de sua vida.
Depois do ocorrido, Teresa começa a focar a sua ambição em Arturo, seu professor, que vai pagar seus estudos na melhor Universidade do país e terminará perdidamente apaixonado por ela. Teresa convence a irmã de Arturo de que é maltratada pelos pais, o que a leva a convidá-la para viver em sua casa. Sob o mesmo teto que seu alvo, Teresa o assedia sutilmente e quase o leva à loucura. Porém, a ética de Arturo e a promessa que fez ao pai de Teresa, não permitem que ele confesse seu amor até que ela termine a faculdade de direito e deixe de ser sua aluna.
Depois da formatura, Teresa volta a desprezar Mariano, aceita se casar com Arturo e viaja com ele para a Europa. Porém, antes de se casar, ela conhece Fernando, noivo de Luisa e membro da nobreza europeia. Imediatamente, Arturo deixa de ser suficiente para sua ambição.
Assim, começando por seus pais, Teresa irá destruindo, um a um, o coração e a felicidade de todos que a rodeiam, sem pensar que cedo ou tarde terá que pagar por sua forma de ser.

Principais personagens


Teresa (Angelique Boyer)
Bonita, inteligente, ambiciosa, calculista e muito vaidosa. Sabe que é uma mulher muito atraente e usa isso a seu favor. Tem vergonha de sua condição social e está convencida de que merece muito mais do que seus pais podem lhe dar. Sabe manipular a todos, menos sua mãe e Mariano, rapaz que não perde a esperança de um dia poder conquistar seu coração. Ela também ama Mariano, mas sua ambição é maior que seus sentimentos.


Mariano (Aarón Díaz)
É um jovem sensível, generoso, trabalhador e orgulhoso. Trabalha como taxista para sobreviver, mas seu sonho é ser médico. Cresceu sem dinheiro, mas com muito carinho de seus pais. Abandonou a faculdade de medicina para trabalhar em tempo integral quando sua mãe adoeceu. Apaixonado por Teresa, retoma seus estudos com a intenção de se casar com ela, mas se dá conta que ser um homem honrado e trabalhador não é o suficiente para agradá-la.


Arturo (Sebastián Rulli)
É um renomado advogado e escritor. Sóbrio, inteligente e muito culto, é um professor muito exigente chamado por seus alunos de “O Homem de Ferro”. Todos têm medo dele, menos Tereza, que o impressiona por sua beleza e inteligência. Vem de uma família rica, mas sofreu muito na juventude e decidiu não voltar a amar, mas se apaixona por Teresa.


Aurora (Ana Brenda Contreras)
É uma garota doce, educada e de bons sentimentos. É muito ingênua e acredita que a amizade de Teresa é sincera, quando na verdade é por conveniência. Se apaixona por Mariano, mas sabe que ele ama a amiga. Aurora estuda medicina para satisfazer seu pai, mas sua vocação é trabalhar com crianças.


Joana (Cynthia Klitbo)
Madrinha de Teresa, é uma viúva simpática e alegre que sempre está disposta a ajudar seus vizinhos. É costureira e ama Teresa como se fosse a filha que nunca pode ter. Faz tudo por ela e realiza todos os seus caprichos.

Veja também