Três Irmãs: Quem é Quem (Parte 2)


Marina (Malu Rodrigues)
Menina bonita, porém egoísta e altiva, Marina estuda no colégio de Caramirim. Bajula Luiz Roberto (Pedro Rossa), mas finge se interessar por Gibo (Caio Vydal) quando este se torna o grande craque do time de futebol.


Marquinho (Vitor Novello)
Filho de Dora (Claudia Abreu) e Artur (Alexandre Borges), Marquinho é o menino dos olhos de Violeta (Vera Holtz), objeto de uma guerra sem tréguas entre a avó e a mãe. Diferente dos outros meninos da sua idade é bem educado e está sempre impecavelmente bem vestido, o que lhe causa problemas com a garotada da cidade. Além de inteligente, carinhoso, doce e promissor, Marquinho tem muito da personalidade forte de sua mãe e sabe se defender muito bem. Excelente aluno, é observador, talentoso e escreve muito bem, embora muitas de suas opiniões sejam polêmicas. Quando Dora começa a se aproximar de Bento (Marcos Palmeira), vai se deixar influenciar pela avó e fazer de tudo para que o romance dos dois dê errado. Rafinha (Thavyne Ferreira), filha do médico, será sua aliada nesta missão.


Mel (Estrela Blanco)
Namorada de Thor (Caio Vaz), Mel estuda na escola de Caramirim e adora a praia e o surfe. Muito delicada e romântica, é a namorada que todos os garotos gostariam de ter.


Natália (Cecília Dassi)
Filha de Orlando (Tato Gabus Mendes) e Leonora (Beth Goulart), Natalia é uma moça doce, inconseqüente e ingênua, que engravida do namorado Pedro Henrique (Ivan Mendes), depois de ter passado uma única noite com ele. Sem o apoio e o carinho da mãe, Natália procura adaptar-se como pode a essa situação e para isto conta com a ajuda de Neuza (Malu Valle), sua sogra. Diz que detesta o marido e daria tudo para levar a vida que tinha antes da gravidez. Depois de casada, continua morando com os pais, mas aos poucos vai redescobrindo Pedro Henrique. Amadurece com a maternidade e se torna grande amiga de Alma (Giovanna Antonelli). Estuda no cursinho de Caraguaçu e é muito amiga de Juliana (Juliana Schalch), apesar de serem bem diferentes uma da outra.


Neidinha (Roberta Rodrigues)
Morena bonita, Neidinha trabalha na pousada de Janaína (Solange Couto). Sonsa, fofoqueira, acomodada, invejosa e de caráter duvidoso, é cooptada por Violeta (Vera Holtz) para ser sua informante sobre tudo o que acontece na Praia Azul.


Neuza (Malu Valle)
Casada com o prefeito Nelson Santana (Aloísio de Abreu) e mãe de Pedro Henrique (Ivan Mendes) e Luiz Roberto (Pedro Rossa), Neuza vive para sua família. Ao contrário do marido, tem um excelente caráter. É uma mãe meiga e interessada, e uma esposa complacente. Sabe que o marido não a ama mais e tenta sublimar essa carência, mas não é fácil. Apesar disto, a vida não a deixou amarga. Neuza tem serenidade e boa vontade pra resolver os problemas. Acredita que a traiçoeira Leonora (Beth Goulart) é sua melhor amiga e aceita seus conselhos sobre como se vestir e se comportar. Simpatiza muito com Natália (Cecília Dassi), namorada de Pedro Henrique, e oferece a ela a sua amizade. A descoberta de um caroço no seio estreita seu contato com Alma (Giovanna Antonelli), e as duas se tornam grandes amigas. A partir daí, Neuza passa a ser aliada da médica na conscientização das mulheres da cidade sobre a prevenção e o tratamento de doenças.


Orlando Malatesta (Tato Gabus Mendes)
Casado com Leonora (Beth Goulart) e pai de Alfredão (Leonardo Carvalho) e Natalia (Cecília Dassi), Orlando é dono do restaurante mais movimentado e tradicional de Caramirim ? a Cantina Capuleto. Excelente pessoa e bom pai de família, ele é muito amoroso com a esposa e os filhos. É mais rígido com Alfredão, seu primogênito, pois acha que por ser homem o filho deve ter a casca mais grossa. Já com Natália é mais contemporizador. Quando sente que Leonora vai endurecer com a filha, dá um jeitinho de protegê-la. Ainda é apaixonado pela mulher apesar da pouca atenção que ela lhe dá. Como bom italiano da Sicília, é exagerado e emotivo. Se faz de durão, mas tem um coração do tamanho do mundo. É um sujeito inofensivo. Tem grande simpatia por Neuza (Malu Valle), de quem vai se aproximar ao longo da trama.


Pacífico (Roberto Bonfim)
Pescador respeitado e amante do mar, Pacífico vive desde sempre na Praia Azul. Ao lado de Sandro (Marcello Novaes), organiza a resistência ao projeto de construção de um complexo hoteleiro na região liderado por Violeta (Vera Holtz), Vidigal (Luis Gustavo) e o prefeito Nélson Santana (Aloísio de Abreu). Por ironia do destino, seu melhor amigo é o Dr. Alcides (Marcos Caruso), marido de Violeta, a quem cativou com simplicidade e sabedoria. Viúvo, Pacífico perdeu o único filho, Ademir, em um naufrágio, e sua nora, Aninha, morreu pouco depois, doente. Restou-lhe apenas o neto, Gibo (Caio Vydal), sua maior alegria e razão de viver. Talvez por isso mesmo, Pacífico seja um pouco duro demais com o menino. Tenta proibir o neto de jogar futebol, com medo que ele se afaste dos estudos. O problema é que Gibo é um craque e sofre com a proibição. A vida de Pacífico ganha luz, cor, som e movimento com a chegada da surpreendente Waldete (Regina Duarte), que se apresenta como grande amiga de Aninha. Muito carinhosa e atenciosa com Gibo, Waldete conquista a simpatia e a ternura de Pacífico, que a convida para morar em sua casa.


Paulinho (Kayky Brito)
Filho caçula e rebelde de Violeta (Vera Holtz) e Alcides (Marcos Caruso), Paulinho é um pós-adolescente problemático, mimado pela mãe. Com os hormônios em ebulição, sente-se fortemente atraído pela cunhada Dora (Claudia Abreu). Mas, convencido por Violeta de que ela fora a responsável pelo acidente que matou Artur, seu ídolo e irmão mais velho, fica dividido, e não sabe se deseja ou detesta Dora. De certa maneira, também se divide em relação à mãe, que nunca escondeu a preferência pelo filho mais velho. Depois da morte de Artur, Marquinho (Vitor Novello) passou a ocupar esse lugar no coração da vilã. Apesar disto, Paulinho não alimenta rancor por Violeta, mas também não a venera. Tem uma relação carinhosa com Alcides, mas acredita que o pai é um fraco. Paulinho estuda em um cursinho pré-vestibular em Caraguaçu, supostamente para se preparar para o curso de Direito. Sua válvula de escape é o surfe, esporte que pratica muito bem, sendo um dos melhores surfistas da sua faixa de idade na região. Sua namorada, Juliana (Juliana Schalch), o idolatra, mas é constantemente destratada por ele. O namoro dos dois vai ser abalado pela chegada de Duda (Daniela Récco) à cidade.


Pedro Henrique (Ivan Mendes)
Filho mais velho do prefeito Nélson (Aloísio de Abreu) e de Neuza (Malu Valle), Pedro Henrique é um surfista bon vivant que não gosta de responsabilidades. É tratado com dureza pelo pai, que quer fazer dele ?um homem?. Diante da gravidez de Natália (Cecília Dassi), fica desconcertado e tenta fugir da responsabilidade, mas a força da realidade o traz de volta. Despreparado para as funções de pai e marido, permanece na casa dos pais depois do casamento, com a condição de conseguir um emprego. Contra a vontade, começa a trabalhar na peixaria de Hércules Galvão (Bruno Garcia), surfando escondido do pai em suas horas vagas.


Prefeito Nélson Santana (Aloísio de Abreu)
Casado com Neuza (Malu Valle), Nelson é prefeito de Caramirim e um dos principais aliados de Violeta (Vera Holtz). Fanático por futebol, é fã e grande parceiro do filho mais novo, Luiz Roberto (Pedro Rossa), a quem tenta favorecer no time infanto-juvenil que patrocina e do qual Hércules Galvão (Bruno Garcia) é o técnico. Tem uma relação difícil com o primogênito, Pedro Henrique (Ivan Mendes), principalmente depois que ele engravida a namorada Natalia (Cecília Dassi). É um marido frio e desinteressado e vive um casamento sem amor. Nélson bajula Violeta, de quem ouve os piores insultos, e trata por sua vez de exercitar seu poder sobre Glauco (Guilherme Piva), seu assessor. É um homem ambicioso, desastrado e um tanto cômico. Inescrupuloso, está sempre pronto para se dar bem. No decorrer da trama, se interessa por Leonora (Beth Goulart), esposa de Orlando Malatesta (Tato Gabus Mendes).


Rafinha (Thavyne Ferrari)
Filha de Bento (Marcos Palmeiras) e Tereza, Rafinha é uma menina madura para sua idade. Cuida do irmão Lucas (Matheus Costa) com carinho quase maternal. Com a morte da mãe, torna-se a única figura feminina da família e tem consciência da importância desse papel. Garota inteligente, possessiva e com personalidade muito forte, tem ciúmes do pai e fará de tudo para atrapalhar seu romance com Dora (Claudia Abreu). Assim que chegar à Praia Azul, se encantará com Gibo (Caio Vydal) e sofrerá com o aparente desprezo dele. No meio do processo de adaptação a uma nova vida, Rafinha vai descobrir o amor e experimentar as delícias e desencontros das primeiras promessas de romance.


Robinho (Eriberto Leão)
Médico e diretor do hospital onde Alma (Giovanna Antonelli) trabalha no Rio de Janeiro. Os dois ficam noivos, mas, na verdade, Robinho está apenas se divertindo com ela. Alma descobre sua traição e o persegue em seu carro, causando um acidente.


Sylvie L?Éclair (Antonia Frering)
Atriz francesa de grande sucesso na década de 1980, bonita, charmosa e sofisticada, Sylvie conheceu Jacaré (Ailton Graça) ao fazer parte de um filme rodado na Praia Azul. Para surpresa de muitos, inclusive do próprio Jacaré, Sylvie também nunca o esqueceu.


Sávio (Sidy Correa)
Funcionário da funerária de Glauco (Guilherme Piva).


Tereza (Maria Manoella)
Casada com Bento (Marcos Palmeira), seu grande amor desde a juventude, Tereza é uma bela mulher e excelente mãe de Rafinha (Thavyne Ferrari) e Lucas (Matheus Costa), que morre ao tentar dar à luz um terceiro filho. Herdeira de uma família muito rica, cuja fortuna passa às mãos do marido, Tereza errou ao pressionar Bento para que se afastasse do surfe e tentar impedir que ele passasse ao filho toda a técnica e sabedoria que domina nesse esporte. Fora isso, foi uma mulher revestida das melhores qualidades e intenções.


Thor (Caio Vaz)
Filho mais velho de Sandro (Marcello Novaes) e Liginha (Malu Galli), Thor é um talentoso surfista, que conhece a Praia Azul como ninguém. Tímido, tem uma ótima relação com os pais e o irmão Zig (Brenno Leone). Apesar das diferenças, às vezes os dois meninos parecem uma única pessoa. Protege Lucas (Matheus Costa), como se este fosse seu irmão caçula, e implica um pouco com Rafinha (Thavyne Ferrari), embora goste muito dela. Thor receberá com admiração e simpatia Eros (Paulo Vilhena), o meio irmão que ainda não conhecia. Estuda no colégio de Caramirim e namora Mel (Estrela Blanco), que freqüenta a mesma escola.


Toninho (Rafael Ciani)
Trabalha como ajudante na farmácia de Virgínia (Ana Rosa), que o protege e o estimula a estudar. Graças a ela e a Janaína (Solange Couto), em cuja pousada mora, Toninho deixou de ser um menino de rua, sem família e sem abrigo. Com a orientação e o afeto dessas duas grandes mulheres, se torna um garoto maduro, alegre e sem ressentimentos. É grande amigo e confidente de Gibo (Caio Vydal). Estuda no colégio de Caramirim e sonha em jogar no time local como goleiro. Descobre o disfarce de Duda (Daniela Récco), e se apaixona perdidamente por ela. Aos poucos vai se aproximar de Rafinha (Thavyne Ferrari) e viver uma bonita relação com ela.


Valéria (Graziella Moretto)
Mulher fatal dos pés à cabeça, Valéria é secretária, amante e cúmplice de Vidigal (Luis Gustavo). Para disfarçar seu papel de destaque na quadrilha, esconde a inteligência fina e malévola que a move. Principal articuladora das vilanias atribuídas a Vidigal, participou ativamente do plano para matar Margarida, aprisionar Duda e se apossar da fortuna da garota.


Vidigal (Luis Gustavo)
Nereu Vidigal Castro, tutor e padrasto de Duda (Daniela Récco), é um corrupto convicto e descarado, e um picareta extremamente divertido. Seu passado é misterioso. Tudo o que se sabe é que ele conquistou o coração de Margarida, uma viúva milionária, e se casou com ela, dando o golpe do baú. Vidigal logo se interessou pela principal secretária da empresa, uma mulher com metade de sua idade, Valéria (Graziella Moretto). Os dois se tornaram amantes e não tardou para que a esposa de Vidigal morresse em misterioso acidente, deixando uma filha de seu primeiro casamento: a jovem Duda. Vidigal é sócio do projeto hoteleiro a ser instalado na Praia Azul e aliado de Violeta (Vera Holtz). Elegante, Vidigal está sempre bem vestido e apresenta-se como um homem frio, ambicioso e inescrupuloso. É simpático e cordial, mesmo a contragosto. Seu lado trapalhão, no entanto, não tarda a aparecer, principalmente quando está ao lado de Chuchu (Otávio Augusto).


Waldete (Regina Duarte)
Misteriosa visitante de Caramirim, Waldete ?com W?, como ela faz questão de dizer, é despachada, pragmática, sábia, divertida e sem papas na língua. Desde o dia em que desce do ônibus na praça de Caramirim, essa mulher misteriosa e simpática agita a vida da cidade e de seus moradores. Muito intrometida e picaresca, Waldete tem uma percepção fora do comum para o estado de espírito, as preocupações e os problemas da maioria das pessoas. E reage de imediato, como um verdadeiro manual ambulante de auto-ajuda. É claro que nem todos apreciam esta intromissão. Waldete é respeitada, admirada e querida por muitos, mas é também detestada, e até mesmo temida, por outros ? principalmente aqueles que teimam em manter silenciosos seus segredos mais sombrios. Ameaçando revelar um grave segredo de Violeta (Vera Holtz), Waldete praticamente se impõe para trabalhar como governanta na casa dos Áquila. No início, todos estranham sua presença na casa, mas, aos poucos, Waldete vai conquistando os membros da família: Alcides (Marcos Caruso), Dora (Claudia Abreu), Marquinho e até mesmo o rebelde Paulinho (Kayky Brito). A exceção, claro, é Violeta.


Walquíria (Maitê Proença)
Importante e reconhecida jornalista de moda, Walquíria tem um temperamento forte e dominador. Impõe-se a todo mundo, mas é extraordinariamente competente, considerada a melhor profissional do ramo. Elegante, sofisticada e cosmopolita, Walquíria construiu uma sólida carreira. Foi muito apaixonada por Sandro (Marcello Novaes) e, apesar da personalidade forte, sofreu bastante quando ele a deixou para ficar com Liginha (Malu Galli). Por causa disso, escondeu de Sandro que estava grávida; e escondeu de Eros (Paulo Vilhena) a identidade do pai, criando sozinha o filho. Depois de 25 anos, revela ao filho sua origem e faz com que ele procure Sandro na Praia Azul.


Xande (Dudu Azevedo)
Irmão mais novo de Hércules Galvão (Bruno Garcia), Xande é um rapaz simples, bonito e romântico. Formado em Administração, é um gerente dedicado, ajuda a cuidar dos negócios de Galvão e, ao contrário do irmão, é muito bom caráter. Apaixonado por Suzana (Carolina Dieckmann), salvou sua vida na adolescência, evitando que ela fosse atropelada. A conseqüência de seu ato heróico foi um defeito na perna que o impede de praticar esportes. Percebe que Suzana não o ama tanto quanto ele a ama, mas tenta convencer-se do contrário. Todos esses conflitos internos, em vez de transformá-lo na imagem de um sofredor, fazem dele uma figura extremamente romântica e atraente. Enfrentando a oposição de Galvão, Xande fica noivo de Suzana, mesmo temendo que ela o aceite apenas por culpa e agradecimento. Quando Eros (Paulo Vilhena) surge em Caramirim e Suzana perde-se nessa nova e inesperada paixão, Xande fica devastado e totalmente perdido.


Zara (Raquel de Queiroz)
Amiga de Mel (Estrela Blanco), estuda na mesma escola que ela e está sempre na Praia Azul. É a grande paixão de Zig (Brenno Leone), que está sempre tentando se aproximar dela.


Zig (Brenno Leone)
Filho mais novo de Sandro (Marcello Novaes) e Liginha (Malu Galli), Zig tem um jeito espontâneo e extrovertido de ser e de surfar, por isso leva mais tombos do que o normal. Isso é motivo de brincadeiras por parte de Thor (Caio Vaz) e dos amigos, mas Zig não liga, pois leva tudo na esportiva. É um menino alegre e muitas vezes se diverte provocando o irmão mais velho. Apesar disso, é com ele que divide suas inquietações e dúvidas em relação às meninas. Zig está apaixonado por Zara (Raquel de Queiroz), seu primeiro amor. Tem boa relação com os pais e também recebe com admiração e simpatia Eros (Paulo Vilhena). É mais amigo de Rafinha (Thavyne Ferrari) e implica um pouco com Lucas (Matheus Costa), que tomou seu lugar de caçula da turma, mas gosta do garoto.

Leia também:
Mais personagens – Parte 1
Três Irmãs: A história da novela

Veja também