Tropicaliente: Romances, intrigas e paisagens do litoral cearense


Na juventude, quando o amor sempre fala mais alto, Leticia (Silvia Pfeifer) deixa o luxo para trás e vai viver seu romance com Ramiro (Herson Capri). Ela é filha do rico empresário Gaspar (Francisco Cuoco), que não aceita a nova vida da moça. Mas para felicidade dele, o destino cuida de separar o casal: depois de três meses de uma pesca prolongada, Leticia acredita ter sido abandonada por Ramiro e vai embora. Ao retornar e não encontrar a amada, o pescador imagina ter sido vítima de um simples capricho de uma menina mimada da alta sociedade.
Leticia vai estudar fora do país e quando volta, anos depois, viúva e com dois filhos – Vitor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte) – é destinada a tomar conta do estaleiro e da indústria pesqueira da família Velasquez, no Ceará. É quando reencontra seu grande amor, Ramiro, agora casado com Selena (Regina Dourado), e pai de Açucena (Carolina Dieckmann) e Cassiano (Márcio Garcia). A paixão, então, fala mais alto e os dois voltam a viver um tórrido romance.
A trama, escita por Walther Negrão, foi ao ar pela TV Globo, em 1994 e traz no elenco os atores Francisco Cuoco, Stênio Garcia, Herson Capri, Silvia Pfeifer, Regina Dourado, Cássio Gabus Mendes, Ana Rosa, Selton Mello, Carolina Dieckmann, Vitor Fasano, Carla Marins, Paloma Duarte, entre outros.

Principais personagens
Ramiro Soares (Herson Capri)

Pescador de lagosta e líder de sua comunidade. Um homem forte, maduro, alegre e curtido de sol, sem neuroses ou grandes preocupações. Bom marido, bom pai e bom amigo. Tem alma de grande pescador e um amor profundo e enraizado pela esposa, Serena (Regina Dourado). Vive com ela e seus filhos, Açucena (Carolina Dieckmann) e Cassiano (Márcio Garcia), uma vida sólida, de muito carinho, mas não esqueceu a paixão violenta e arrebatadora que já sentiu por Letícia (Sílvia Pfeifer).

Serena Soares (Regina Dourado)

Esposa de Ramiro (Herson Capri) e mãe de Açucena (Carolina Dieckmann) e Cassiano (Márcio Garcia). Uma mulher bonita, sensual, bem-humorada, de bem com a vida, apaixonada pelo marido e pelos filhos. É forte e corajosa, como todas as pessoas que precisam batalhar pela sobrevivência. Quando sente que seu casamento está ameaçado, pela antiga paixão de Ramiro por Letícia (Sílvia Pfeifer), luta com todas as forças pelo homem a quem dedicou toda a sua vida.

Cassiano (Márcio Garcia)

Filho mais velho de Ramiro (Herson Capri) e Serena (Regina Dourado), irmão de Açucena (Carolina Dieckmann) e namorado de Dalila (Carla Marins) desde a infância. É um rapaz forte e bonito como o pai, mas não tão tranquilo. Morre de ciúmes da namorada e da irmã. É machão e não pensa duas vezes antes de partir para cima de quem mexe com elas. Seu sonho é construir um barco, casar e ser como Ramiro.

Açucena (Carolina Dieckmann)

Filha de Ramiro (Herson Capri) e Serena (Regina Dourado) e irmã de Cassiano (Márcio Garcia). Uma menina muito bonita, mas inacreditavelmente ingênua e romântica. Apaixona-se por Vitor (Selton Mello), o filho de Letícia (Sílvia Pfeifer), mas não enxerga que ele é um desajustado e acaba sofrendo nas mãos dele. Cada vez que ele apronta e volta, todo mansinho, ela o perdoa. Acaba se envolvendo com Franchico (Cássio Gabus Mendes).

Letícia Velasquez (Sílvia Pfeifer)

Mulher muito rica, elegante, viajada e culta, mas afetivamente frágil. Na juventude, apaixonou-se por Ramiro (Herson Capri) e jamais o esqueceu. Apenas se desligou dele por achar que ele tinha morrido. Casou-se com Jordi (Jonas Bloch), mas viveu uma relação frustrada e enviuvou. Passou a ter sérios problemas com os filhos, Vitor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte), principalmente com o rapaz, que a acusa de ter matado o pai. Depois de reencontrar Ramiro, sente reascender a chama do amor. Paralelamente à história de amor com Ramiro, Letícia faz de tudo para escapar das investidas de François (Victor Fasano), um mau-caráter que quer conquistá-la a todo custo de olho em sua fortuna.

Gaspar Velasquez (Francisco Cuoco)

Pai de Letícia (Sílvia Pfeifer) e avô de Vitor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte). Gaspar é um homem que veio do nada e se fez grande empresário, de forma absolutamente honesta e digna. É muito ético e se relaciona com as pessoas de maneira respeitosa. É também muito afetuoso, principalmente com a filha e os netos, para quem ele tenta sempre transmitir uma visão simples e bonita da vida. É muito amigo de Letícia e tenta ajudá-la de todas as formas. Socialmente, é despojado e divertido. É apaixonado por futebol, tem um campo particular e banca um time.

Vitor (Selton Mello)

Filho de Letícia (Sílvia Pfeifer) e Jordi (Jonas Bloch) e irmão de Amanda (Paloma Duarte). Culpa a mãe pela morte do pai e também não admite que ela se relacione com homem nenhum. O personagem expressa o seu “inferno pessoal” de uma forma irônica, cínica e sarcástica. Só consegue colocar seu desespero para fora quando está sozinho. Na presença das pessoas, ele mantém a pose. Envolve-se com Açucena (Carolina Dieckmann). No início, é puro maucaratismo, mas ele acaba se envolvendo de verdade com ela, ainda que seus sentimentos sejam contaminados pela amargura que ele traz no coração.

Amanda (Paloma Duarte)

Filha de Letícia (Sílvia Pfeifer) e Jordi (Jonas Bloch) e irmã de Vitor (Selton Mello). Amanda é uma menina moderna, bem tratada, mas também ligeiramente afetada pela fragilidade e falta de pulso de Letícia. Entra em conflito com a mãe e se apaixona por François (Victor Fasano).

François Vieira da Silva (Victor Fasano)

Um arquiteto de excelente formação cultural, mas em crise com o próprio trabalho e disposto a abandonar a vida de escritório para correr atrás de seus sonhos de artista plástico. É filho de diplomata e viajou o mundo inteiro. Quando começa a novela, ele vai para Fortaleza, a fim de dar uma virada radical em sua vida. Lá encontra Franchico (Cássio Gabus Mendes), que lhe vende um terreno, no meio das dunas. Ele ignora o golpe, fica amigo dele e projeta uma casa maravilhosa. François tenta se aproximar de Letícia (Sílvia Pfeifer) de olho na fortuna dela.

Franchico (Cássio Gabus Mendes)

Profissão indefinida, origem desconhecida e idade variável, dependendo das circunstâncias. Um tipo falante, trambiqueiro, alegre e sedutor. Usa charme para tudo, tanto para fazer amigos quanto para conquistar as mulheres. Aliás, essa é a sua especialidade. Pelo menos até conhecer François (Victor Fasano), que se dá muito melhor com as moças. É amigo de Plínio (João Carlos Barroso), motorista de Gaspar (Francisco Cuoco) e, por conta dessa proximidade, conhece Letícia (Sílvia Pfeifer). Seu encontro com o velho Bujarrona (Nelson Dantas) revela ao público que ele guarda segredos e que, por trás daquele tipo brincalhão, escondem-se muitas lágrimas. Apaixona-se por Açucena (Carolina Dieckmann).

Samuel (Stênio Garcia)

Pescador de lagosta e amigo-irmão de Ramiro (Herson Capri). É marido de Ester (Ana Rosa) e pai de Dalila (Carla Marins) e Davi (Delano Avelar). O fato de seus dois filhos terem nomes bíblicos é um sinal claro de sua religiosidade. Samuel é um homem assentado, equilibrado, que vive em perfeita harmonia com sua família. Devido aos conhecimentos que adquiriu, lendo e vivendo, é uma espécie de mestre e terapeuta de todos da região. Ramiro é um líder político, e ele, um líder espiritual.

Ester (Ana Rosa)

Esposa de Samuel (Stênio Garcia) e mãe de Dalila (Carla Marins) e Davi (Delano Avelar). Ester é amiga e confidente de Serena (Regina Dourado), ajudando-a muito nos momentos de crise. Ester é também uma mãe de família exemplar, muito positiva, firme e pé no chão.

Dalila (Carla Marins)

Filha de Samuel (Stênio Garcia) e Ester (Ana Rosa), irmã de Davi (Delano Avelar) e namorada, desde a infância, de Cassiano (Márcio Garcia). É uma jovem esperta e agitada. Adora o namorado, mas se sente muito sufocada pelos ciúmes dele. Os dois vivem brigando – um é mais orgulhoso que o outro – e se agarrando – e é ela quem define os limites.

Veja também