Vidas em Jogo: Quem é quem

Principais personagens


Adalberto (Luiz Guilherme) – Mecânico desempregado, Adalberto é o marido da doceira Zizi e não se dá bem com a filha Rita, expulsa de casa por trabalhar como dançarina.Pai de Rita, não se dá com a filha. Expulsou-a de casa acusando a jovem de estar “fazendo a vida”. Para ele dançarina e prostituta são a mesma coisa. Adalberto é um mecânico que não se atualizou na profissão e por isso não consegue mais emprego.


Andrea (Simone Spoladore) – Andrea trabalha como motorista de taxi e é apaixonada por automóveis. Após ganhar na loteria, monta sua própria cooperativa de carros. Carioca, mulher bonita, forte, trabalha como taxista no ponto do centro da cidade nos arredores do restaurante de Severino. Apaixonada por carros e por seu namorado, Lucas, motorista de uma van. Andrea e Lucas participam das peladas do Cariocas e adoram dançar o samba rock de Francisco. Se ela ganhasse na loteria, compraria uma frota de táxis e enfrentaria uma verdadeira máfia.


Belmiro (Ricardo Petraglia) – Presidente do Clube de Futebol e Regatas Cariocas, o carteiro aposentado sonha em fazer do time decadante um grande campeão. Carioca, carteiro aposentado, é presidente e mora no próprio Clube de Futebol e Regatas Cariocas. O máximo que o time alcançou foi o glorioso quarto lugar no campeonato da segunda divisão. Depois foi decaindo até que abriu falência. Hoje resta apenas a sede náutica no centro da cidade. Seu Belmiro tem uma filha que o evita, Fátima, casada com Edmilson, e uma neta, Cacau. Namora Hermezinda. Se ele ganhasse na loteria levantaria o Cariocas e formaria um time campeão.


Betão (André Ramiro) – Agiota barra pesada a quem Ivan deve um bom dinheiro. Violento, mas quando se apaixona por Roseli mostra o seu lado romântico.


Cacau (Marcela Barrozo) – Cacau é uma jovem bonita e extrovertida. Ela condena sua mãe, Fátima, por suas atitudes com o avô Belmiro, presidente do Clube de Futebol e Regatas Cariocas.Sempre que consegue, Cacau contraria as ordens de Fátima e visita o avô, Belmiro, por quem tem enorme admiração. Ela se apaixona por Daniel e participa do time feminino de peladeiras do Cariocas.


Carlos (André Di Mauro) – Sempre com ar poético e ar misterioso, Carlos esconde um segredo sobre seu passado. Tem um grande e fiel companheiro – o cãozinho Zé. Ele e seu inseparável amigo Zé – um cãozinho simpaticíssimo – vivem no prédio abandonado junto com dois jovens, Grace e Welligton, que ele retirou da rua quando ainda eram crianças. Carlos toca um sax de bambu e tem, além do ar poético, um mistério sobre o seu passado. Ele e os outros moradores do prédio abandonado estão ameaçados de despejo por uma construtora que quer demoli-lo. Se Carlos ganhasse na loteria, compraria o prédio para os seus amigos.


Cleber (Sandro Rocha) – Depois de ser expulso da polícia por envolvimento com a mílicia, Cleber é contratado por Regina para lidar com os invasores de um prédio abandonado. É ex-policial, expulso da corporação por envolvimento com a milícia. Regina o contratou para resolver o despejo de invasores de um prédio abandonado sem chamar a atenção da opinião pública. Cleber, a partir disso, vai trabalhar muito para Regina.


Daniel (Guilherme Prates) – Membro do time dos peladeiros do Cariocas, é um bom garoto. Trabalhador, tem o pai como um espelho e vai se apaixonar por Cacau. Filho mais velho de Severino e Divina. Adora o pai, é trabalhador e vai se apaixonar pela neta de seu Belmiro, Cacau. Participa do time de peladeiros do Cariocas.


Divina (Vanessa Gerbelli) – Depois de seduzir o patrão quando era garçonete, a ambiciosa Divina posa de madame. Mãe de dois filhos, ela tem um amante. Esposa de Severino, amante de Ernesto, mãe de Daniel e Jaqueline. Ela era empregada de Severino, trabalhava como garçonete e seduziu o patrão para posar de madame. Movida pela ambição, está sempre empurrando Severino para frente, mas não trabalha para o crescimento do restaurante e enche os ouvidos de Severino com mesquinharias. Todos desconfiam de que Ernesto é amante de Divina e talvez o próprio Severino também saiba a mulher que tem.


Dona Augusta (Denise Del Vecchio) – Dona Augusta tem uma confeitaria no centro da cidade, é carioca, mulher sofrida e criou sozinha seu único filho, Raimundo. Seu sonho é vê-lo doutor. Carioca, mulher sofrida, criou o filho único, Raimundo, sozinha. Dona Augusta tem uma confeitaria, a Doce & Dança, no centro da cidade. Lá trabalham Rita, doceira e par dos senhores que à tarde freqüentam a confeitaria para dançar; Marialice, doceira; e Vinícius, confeiteiro e seu braço direito. O sonho de dona Augusta é ver o filho doutor. Se ela ganhasse na loteria pagaria a melhor faculdade para Raimundo.


Edmilson (Adriano Garib) – Edmilson é um pai carinhoso e marido muito submisso, que faz tudo o que sua esposa, a ambiciosa Fátima, filha de Belmiro, ordena. Apesar de ser submisso, ele sente pena do que Fátima faz com o pai Belmiro, mas não ousa enfrentar a mulher. Edmilson é um pai muito carinhoso e adora sua filha Cacau.


Elton (Cláudio Heinrich) – Bonito e ambicioso, o garçom Elton quer mais é conquistar as mulheres que vão ao restaurante em que ele trabalha. Bonito, ambicioso. Participa do time de peladeiros do Cariocas. Margarida é apaixonada por ele, mas Elton não dá a menor bola para a cozinheira gordinha, apenas para as “patricinhas” e/ou executivas que freqüentam o restaurante.


Ernesto (Leonardo Vieira) – Com caráter duvidoso, o ambicioso Ernesto trabalha como vendedor de cachorro-quente e é o amante da ex-garçonete Divina. De caráter duvidoso, excelente amante, ambicioso, trabalha vendendo cachorro-quente no Paço Imperial. Quando Severino ganha na loteria, Divina passa a ser explorada por ele.


Fátima (Luciana Braga) – Fátima é ambiciosa, muito exagerada, tragicômica e controladora. Ela se aproxima do pai, Belmiro, apenas para pegar seu dinheiro. Logo depois do seu casamento, Fátima se afastou muito do pai. Ela mora com o marido Edmilson, na Glória e, no fundo, tem medo de precisar dividir com o pai o “pouco” que tem. Fátima é egoísta e tudo na vida dela se resume a dinheiro. A mãe de Cacau se aproxima de Belmiro apenas quando ele se torna milionário, e quer interditar o pai para ter o dinheiro do prêmio.


Francisco (Guilherme Berenguer) – Francisco perdeu os pais em um acidente de trem e passou a cuidar dos irmãos, que foram roubados por um casal. Sonha em encontrá-los novamente. É maranhense e migrou para o Rio de Janeiro junto com sua família quando tinha quinze anos. Perdeu os pais em um acidente de trem e passou a cuidar dos irmãos, que foram roubados por um casal. Mora em um prédio abandonado no centro da cidade. Durante o dia trabalha como motorista particular de Regina e à noite é líder de uma banda de samba rock. Sonha que a sorte bata a sua porta. Uma sorte que o ajudaria a viver o romance com Patrícia, filha da patroa, e pagar um detetive para encontrar os seus irmãos.


Grace (Giovana Echeverria) – Grace é apaixonada por dança, integrante de uma banda, mas carrega consigo uma auto-estima baixa que a impede de ler e escrever. Irmã gêmea de Welligton, excelente dançarina, dança na banda de Francisco. Pé no chão, bom caráter, mal sabe ler e escrever e tem medo de aprender por não se sentir capaz, tem auto-estima baixa. Ela e o irmão moram com Carlos. Namora Jorge.


Guilherme (Cezar Pezzuoli) – Guilherme é um advogado aposentado que adora o Cariocas e o Rio de Janeiro. Ele é um dos melhores amigos de Belmiro. Ele é um solteirão convicto. Vai ajudar a defender Belmiro quando sua filha Fátima ameaçar interditar o pai para pegar seu dinheiro.


Hermezinda (Bia Montez) – Hermezinda, mais conhecida como Hermê, é extremamente simpática. Ela é apaixonada por Belmiro e o defende com todas as forças. Ela frequentava o clube Cariocas desde os seus áureos tempos. Viúva e sem filhos, ela vive um romance com Belmiro e o defende de todo jeito dos ataques de sua filha, Fátima.


Ivan (Sílvio Gindane) – Ivan também é morador do prédio abandonado e gosta de todos os tipos de jogos. Deve uma grana preta para o agiota Betão. Carioca, jovem, namorado de Roseli. Ivan também mora no prédio abandonado. É do tipo brigão, ciumento, caráter duvidoso, viciado em jogos lícitos e ilícitos. Está sempre envolvido em pequenas armações. Ivan se endividou muito com um agiota barra-pesada, Betão, e precisa demais do prêmio da loteria para salvar a sua vida.


Jaqueline (Júlia Tannus) – Muito ligada ao meio ambiente, ela ensina ao pessoal do restaurante de seu pai a economizar água e separar o lixo. Cheia de atitude, é muito alegre e simpática. A caçula da família, menina simpática, alegre, cheia de atitude, também adora ajudar o pai e é muito ligada ao meio ambiente. Vive ensinando o pessoal da cozinha do restaurante a economizar água e separar o lixo orgânico do reciclável.


Jorge (Sacha Bali) – Integrante do time de peladeiros do Clube de Futebol e Regatas Cariocas, Jorge é mulherendo e ambicioso, e sonha em ir para Holywood. Carioca, ambicioso, mulherengo, trabalha como dublê e vai namorar Grace. Participa do time de peladeiros do Cariocas. Se ganhasse na loteria iria para Hollywood.


José (Felipe Martins) – Porteiro, apaixonado por Marizete e adora um bom futebol. José é assim: uma pessoa simples e de bom caráter. O típico brasileiro. Bom caráter, trabalhador, apaixonado por Marizete. É porteiro do prédio de dona Regina. Vai sofrer quando Marizete ficar rica e querer que ele mude completamente. Participa do time de peladeiros do Cariocas


Juliana (Letícia Colin) – Moça bonita, rica e fútil, a estudante de jornalismo Juliana é a melhor amiga de Patrícia, filha da empresária Regina. Jovem bonita, rica, fútil, filha de pais ausentes, melhor amiga de Patrícia. Estudante de jornalismo, mas não dá bola para a faculdade. Namora Raimundo.


Lucas (Marcos Pitombo) – Romântico, o motorista Lucas tem três grandes paixões em sua vida: a taxista Andrea, a dança e o futebol no Cariocas. Motorista de van, batalhador, romântico, apaixonado por Andrea. Participa do time masculino de peladeiros do Cariocas e adora dançar quando o grupo de Francisco se apresenta.


Margarida (Amandha Lee) – Cozinheira de mão cheia, Margarida sofre com a obesidade. É goleira do time feminino do Cariocas e apaixonada por Elton. Carioca, apesar de ser jovem é uma cozinheira de mão cheia. É bonita, mas sofre com a obesidade. É a típica gordinha simpática e o braço direito e esquerdo de Severino no restaurante. Seu melhor amigo, Valdisnei, é um dos garçons e também tem excesso de peso. Valdisnei é apaixonado por Margarida, mas não é por Valdisnei que as gordurinhas de Margarida dobram – como ela mesma diz. Margarida é apaixonada por Elton, rapaz bonito e ambicioso, outro garçom do restaurante. Ela é goleira do time feminino de peladeiras do Cariocas. Se Margarida ganhasse na loteria, faria uma lipoaspiração, ficaria com um corpinho bonito e conquistaria o coração de Elton.


Marialice (Gabriela Moreyra) – A doceira Marialice é uma jovem bonita e de bom caráter. A melhor amiga de Rita gosta de jogar futebol e saber sobre a vida dos outros.Jovem bonita, bom caráter, doceira, colega de trabalho e melhor amiga de Rita, participa das peladas do time feminino do Cariocas e dança samba rock. Adora estar informada, ainda mais sobre a vida alheia.


Marizete (Betty Lago) – Marizete tem o maior orgulho de sua profissão. Ela é empregada doméstica e não consegue se dar bem com sua patroa, Dona Regina. Sonha em ganhar na loteria. Carioca, empregada doméstica, com muito orgulho, como ela enche a boca para dizer. E enche mais ainda para falar mal de sua patroa, dona Regina, também patroa de Francisco. Seu namorado José, o porteiro do prédio no qual Marizete trabalha, é quem escuta os praguejos dela. Marizete despeja toda a raiva da patroa quando está jogando pelada no Cariocas. Na hora de chutar, vê a bola com o rosto de Regina e dá aquele pancadão. O sonho de Marizete é ganhar na loteria e dizer tudo que está entalado para a patroa.


Maurício (Mário Gomes) – Advogado e amigo de longa data da empresária Regina, por quem sempre nutriu uma paixão, mas não consegue ser correspondido. Era amigo do falecido marido de Regina. Se conheceram quando Regina ainda era noiva de Rodrigo, ou seja: é amigo de longa data de Regina. Sempre nutriu uma paixão por ela, que mesmo com a viuvez nunca lhe deu bola. É advogado da construtora de Regina.


Patrícia (Thais Fersoza) – Filha da empresária Regina, Patrícia é uma moça fútil que só pensa em se divertir. Apaixona-se por Francisco, mas não o leva a sério por ser o motorista da mãe. Jovem, filha de Regina. Moça fútil, mas que gosta de transpor o seu mundinho de patricinha para se divertir em outros universos. Namora escondido com o motorista da mãe, Francisco, mas considera um romance sem futuro. Não percebe que gosta, sim, de Francisco. Quando isto acontece é tarde demais para voltar atrás.


Raimundo (Rômulo Arantes Neto) – O jovem odeia seu nome e a vida que leva com a mãe. Não gosta de estudar e pega o dinheiro do cursinho para curtir a vida. Jovem ambicioso, bonito. Raimundo odeia o seu nome e a vida dura que leva com a mãe. Para Raimundo é um verdadeiro suplício dançar na confeitaria com aquelas senhoras mais velhas. Raimundo detesta estudar, engana a mãe, embolsa o dinheiro do cursinho e tira este horário para curtir de garotão zona sul. Namora Juliana.


Regina (Beth Goulart) – Regina é uma empresária de sucesso, que passou dificuldades na adolescência. Viúva, casou por interesse e tenta garantir o futuro das filhas. Viúva, mãe de Patrícia e Tatiana. Empresária, mulher de temperamento forte, uma mãe que coloca a segurança das filhas acima de tudo. Marcada por uma adolescência difícil, tem medo de que as filhas passem por dificuldades. Empreendedora, casou por interesse, se dedicou e transformou a microempresa do marido em uma construtora de porte médio. Passa por dificuldades financeiras e quando Francisco se torna milionário, fica obcecada em garantir o futuro das filhas através do casamento do seu ex-motorista com Patrícia. Regina é uma dama-de-ferro, mas se apaixona por Cleber, um homem fora do seu padrão.


Rita (Julianne Trevisol) – Apaixonada pela dança, a talentosa Rita trabalha na confeitaria de dona Augusta. É amiga próxima de Carlos e ama Francisco em segredo. Rita é uma jovem batalhadora que desde pequena é apaixonada pela dança. Autodidata, já que vem de uma família pobre, compensou a falta de técnica com o talento nato. Desde cedo dividia os estudos com o trabalho – ajudava a mãe, Dona Zizi, doceira, na cozinha da casa. Hoje trabalha como doceira/confeiteira na confeitaria de dona Augusta. Rita foi expulsa de casa por seu pai Adalberto quando, aos dezenove anos, arranjou um trabalho, nos fins de semana, como dançarina. Rita não abriu mão de seu sonho e até hoje tenta viver exclusivamente de sua paixão: a dança. Rita é amicíssima de Carlos e vive em um dos apartamentos do prédio abandonado. Carlos mantém por Rita uma paixão platônica e, no que pode, defende e ajuda a moça. Mas Rita é apaixonada por Francisco. Marialice, sua melhor amiga, vive incentivando Rita a tentar uma aproximação com Francisco, mas a moça se esquiva porque sabe que ele namora Patrícia.


Roseli (Aline Fanju) – Roseli é uma jovem muito bonita, com um corpo escultural, que trabalha como escovista em um salão de beleza. Além do salão, ela ganha um dinheiro extra como dançarina do grupo de Francisco, a banda batalha para se lançar no cenário musical brasileiro. A jovem é apaixonada por Ivan, mas vai se desiludir com ele e se interessar por seu parceiro de dança, Durval, que trabalha como professor de educação física em escolas públicas.


Severino (Paulo César Grande) – Severino é um dono de restaurante que batalhou muito para conquistar seu sonho: foi encarregado da limpeza; lavou pratos; garçom; auxiliar de cozinheiro… É um migrante cearense que venceu na cidade grande. Começou trabalhando em lanchonetes e passou por diversos restaurantes: foi encarregado da limpeza; lavou pratos; garçom; auxiliar de cozinheiro… Foi lutando, lutando e hoje tem um restaurante – o Cantinho do Severino – em um sobrado no centro da cidade. Severino é feliz com sua família: Divina, o filho Daniel e a sua caçula, Jaqueline. O sonho de Severino é aumentar o seu restaurante.


Tatiana (Shaila Arsene) – Filha de Regina, Tatiana é vaidosa e exagera na produção, agindo como uma moça – apesar de ser apenas uma criança.Usa salto alto, se maquia, usa esmalte, uma peruinha que está, como tantas crianças de sua idade, queimando etapas na sua vida. Tatiana tem trejeitos e hábitos de uma moça. Vai se confrontar com Jaqueline, filha caçula de Severino, que ao contrário dela, não é escrava da vaidade, da futilidade.


Valdisnei (Adriano Pettermann) – Apaixonado pela cozinheira do restaurante em que trabalha. Obeso e muito gente fina, ele nunca despensa um futebol. Obeso, gente boa, trabalha no restaurante de Severino e é apaixonado por sua melhor amiga, a cozinheira Margarida, que não está nem aí para ele. Participa do time de peladeiros do Cariocas.


Vinícius (Nill Marcondes) – Trabalha na confeita de sua grande amiga Augusta. Grande conselheiro de Raimundo, ele faz parte do time dos Cariocas. Bom caráter, paternal. Confeiteiro, amigo de longa data de Augusta. Trabalha na confeitaria de Augusta, faz as vezes de uma espécie de pai de Raimundo. Peladeiro do Cariocas.


Welligton (Rick Tavares) – O jovem sonha em ser jogador de futebol profissional, pois se deslumbra no mundo do dinheiro e glamour que envolve os jogadores famosos. Irmão gêmeo de Grace, ganha dinheiro ajudando seu Belmiro no Cariocas e ainda completa os times de peladas contratados por executivos e/ou outros grupos. O sonho de Welligton é se tornar um jogador profissional. Não ama tanto o esporte, mas se deslumbra com o mundo de dinheiro e ego que gira em torno de jogadores famosos. Vai se envolver com anabolizantes.


Zizi (Lucinha Lins) – Casada com o mecânico Adalberto, a doceira Zizi trabalha duro para sustentar toda a família, já que seu marido está desempregado. Doceira, mãe de Rita. Quase não consegue se manter com o pouco que ganha, já que seu marido, Adalberto, está desempregado. Zizi é obrigada a se encontrar com a filha escondida de Adalberto.

Leia também:
Vidas em Jogo: As dores e prazeres do dinheiro

Veja também