Viver a Vida: Quem é quem

Principais personagens:

Helena (Taís Araújo)

Top model de renome internacional, Helena está no auge da carreira aos quase 30 anos. Criada em Búzios, um famoso balneário do Rio de Janeiro, foi para a capital ainda na adolescência onde iniciou sua carreira. Como modelo, viajou o mundo, morou em vários países e conquistou estabilidade financeira. A maturidade precoce a colocou no centro da família. Teve dois romances marcantes, mas sempre colocou a carreira em primeiro plano. Durante um desfile em Búzios, conhece Marcos e se encanta com seu cavalheirismo. Mora em um simpático apartamento no Rio de janeiro com a amiga Ellen.

Marcos (José Mayer)

Importante empresário do ramo de turismo, tem um talento inconfundível para lidar com mulheres. Vive atualmente os conflitos de uma separação dolorosa e libertária ao mesmo tempo. Foi casado com Tereza, com quem teve duas filhas legítimas, Luciana e Isabel, e adotou a caçula Mia. A relação durou mais de 20 anos, mas o casal já não se dava bem nos últimos tempos. Antes de Tereza, teve um relacionamento com Sílvia, mas a separação foi traumática. Conhece Helena durante um desfile em Búzios e se apaixona instantaneamente. Sedutor, vai tentar conquistá-la a qualquer custo.

Afonso (Beto Nasci)

Foi namorado por três anos de Helena, com quem morou junto. Quarentão, já foi muito namorador, mas hoje sonha em ter um filho. Namora Roberta.

Alice (Maria Luisa Mendonça)

Uma das melhores amigas de Helena, Alice é uma solteira convicta, que aproveita a pensão que recebe até hoje de seu pai para aproveitar a vida sem estabelecer fortes laços amorosos.

Amélia (Melissa Vettore)

Acompanhante de Noêmia.

André (Antonio Firmino)

Ex-namorado de Helena com quem teve um breve e intenso romance.

Ariane (Christine Fernandes)

Médica em início de carreira, trabalha no Hospital Santa Terezinha das Rosas. Casada com Marcelo, com quem tem um filho pequeno, Gabriel, atravessa uma grave crise no casamento. Vivem discutindo por causa da falta de tempo dela e pelas suspeitas de traição dele. Vai se dedicar a um ramo novo que se desenvolve na medicina, a de Cuidados Paliativos, em que os médicos procuram trazer conforto e qualidade de vida a pacientes terminais.

Benê (Marcello Melo)

Namorado de Sandra, Benê é mau-caráter e está sempre envolvido com as pessoas erradas. Já tem algumas passagens pela polícia. Gosta de Sandra, mas seu objetivo é levar vantagem sempre.

Bernardo (Bruno Perillo)

Namorado de Clarisse. Às vezes, fica sem jeito com o jeito sedutor da namorada, principalmente quando estão na frente do pai dela. É dono do restaurante ?Gengibre?, um descolado e bem frequentado ponto de encontro da juventude carioca.

Betina (Letícia Spiller)

Casada com Gustavo e mãe de Clarisse. Mulher bonita e atraente, sempre teve um pensamento moderno, apesar da caretice de seu marido. Ela se incomoda com o assédio constante de Gustavo a sua prima Malu Trindade.

Bruno (Thiago Lacerda)

Vive a vida sem amarras, sem preocupações. É um homem livre. Roda o mundo atrás de aventuras e novas experiências. Para sustentar suas viagens, vende fotos para revistas especializadas em turismo e esportes. Seu único laço afetivo é com a mãe Silvia, que vive no Brasil. Não tem relação com o pai, de quem Silvia se separou quando ele ainda era muito jovem.

Carú (Ana Carolina Dias)

Secretária de Marcos. Trabalha no escritório com Gustavo.

Celeste (Angela Barros)

Umas das médicas-chefe do hospital Santa Terezinha das Rosas. É conhecida por sua rigidez e intolerância com seus subordinados.

Clarisse (Cecília Dassi)

Filha única de Gustavo e Betina. É extremamente sedutora na forma de agir e se vestir, embora finja não ser. Namora Bernardo, um homem quase 15 anos mais velho do que ela, para ciúmes de seu pai.

Dora (Giovanna Antonelli)

Sobrinha de Onofre e Matilde, chega em Búzios para passar um temporada na casa deles. Sempre sonhou em viver no Rio de Janeiro, mas uma gravidez precoce atrapalhou seus planos. É mãe de Rafaela e não mantém relações com seu ex-namorado Lucas.

Edite (Lica Oliveira)

Mãe de Helena, casou-se cedo com Oswaldo, homem bem mais velho que ela. Divorciou-se, mas mantém boa relação com o ex-marido. Edite namora Ronaldo, com quem cuida da pousada em Búzios que sua filha Helena lhe deu e que leva seu nome.

Ellen (Daniele Suzuki)

Médica, trabalha com Ariane no Hospital Santa Terezinha das Rosas e também vai se dedicar à área de Cuidados Paliativos. Ellen divide apartamento com Helena, uma de suas melhores amigas. É uma boa amiga e tem sempre uma palavra de conforto nos momentos mais difíceis. Namora Ricardo, quem conhece desde

Felipe (Rodrigo Hilbert)

De espírito aventureiro como o amigo Bruno, sempre rodou o mundo atrás do risco e do perigo. Tem um endereço fixo em Jerusalém, onde mantém um relacionamento com Fanny, uma brasileira que mora na cidade. Para se sustentar, trabalha como guia turístico na Jordânia e adjacências.

Flavio (Leonardo Miggiorin)

Filho mais velho de Onofre e Matilde. Trabalha na sorveteria da cidade e é amigo da família de Helena, que conhece desde pequeno.

Gabriel (Caio Manhente)

Filho único de Marcelo e Ariane. Fica triste ao presenciar as constantes brigas dos pais e, carente, se ressente pela falta de tempo que a mãe tem para ficar com ele.

Glória (Luiza Valdetaro)

Recepcionista da pousada de Edite em Búzios.

Gustavo (Marcello Airoldi)

Advogado das empresas de Marcos, é casado com Betina, com quem tem uma única filha, Clarisse. Machista, Gustavo morre de ciúmes do namoro da filha com um homem mais velho, enquanto ele mesmo assedia insistentemente a prima de sua mulher, a jornalista Malu Trindade.

Ingrid (Natália do Vale)

Casada com Leandro, está sempre preocupada com o futuro e os namoros dos filhos Jorge e Miguel. Mantém um estúdio fotográfico que produz ensaios sensuais para mulheres maduras.

Isabel (Adriana Birolli)

A filha do meio de Marcos e Tereza. Implicante, vive às turras com a irmã Luciana. É vista por muitos com pouca simpatia, já que nunca perde a oportunidade de apontar as fraquezas de cada um.

Jorge (Mateus Solano)

Arquiteto, Jorge é um rapaz sério, responsável e com valores rígidos. Namora Luciana, mas os dois têm temperamentos completamente diferentes. Não apóia sua decisão de ser modelo e não gosta de badalação.

Leandro (Nelson Baskerville)

Casado com Ingrid e pai dos gêmeos Jorge e Miguel.

Luciana (Alinne Moraes)

Filha mais velha de Marcos e Tereza. Jovem mimada pelos pais, sonha com o glamour e o sucesso no mundo da moda, mas não tem o apoio da mãe, que conhece as desilusões que a profissão é capaz de causar. Quem também não gosta da carreira escolhida por ela é seu namorado, Jorge, que faz de tudo para que ela desista da ideia. Porém, Luciana é confiante e corre atrás de todas as oportunidades para ver sua carreira decolar. Muito apegada ao pai, ela conta com seu total apoio e torcida.

Malu Trindade (Camila Morgado)

Respeitada jornalista de economia, Malu dedica quase todo seu tempo à profissão. Prima de Betina, fica dividida entre a tentação de viver um caso com o marido dela, Gustavo, e a repercussão que isso pode provocar.

Marcelo (Gustavo Trestine)

Casado com Ariane, com quem tem um filho. Não aceita que a esposa trabalhe tanto e que o filho passe o dia com uma babá.

Matilde (Cyria Coentro)

Casada com Onofre, tem dois filhos: Flavio e Soraia. Ajuda o marido nos trabalhos de casa na mansão de veraneio de Marcos e Tereza.

Mia (Paloma Bernardi)

Filha caçula, foi adotada por Marcos e Tereza. De personalidade doce, Mia parece querer retribuir sua felicidade por estar nessa família, sendo sempre muito carinhosa. Mantém excelente relação com todos e faz o que pode para manter a harmonia entre as pessoas.

Miguel (Mateus Solano)

Residente de Medicina, Miguel quer ser neurocirurgião. Ao contrário do irmão gêmeo, leva a vida com muito bom humor e sem regras. Não perde nenhuma oportunidade de fazer brincadeiras com as pessoas, seja quem for. Só se preocupa com a saúde de Renata, sua namorada que, volta e meia, abusa da bebida alcoólica.

Onofre (Cláudio Jaborandy)

Trabalha na mansão de veraneio que Marcos e Tereza mantêm em Búzios. É casado com Matilde, com quem tem dois filhos: Flavio e Soraia.

Osmar (Marcelo Valle)

Produtor que organiza os desfiles, está há muito tempo no universo da moda. Por isso conhece todo mundo. É amigo de Helena e Luciana. Vive apartando a guerra de vaidades das modelos.

Oswaldo (Laércio de Freitas)

Pai de Helena. É divorciado de Edite com quem tem três filhos: Helena, Paulo e Sandra. Vive em Búzios, onde toca piano nas noites para se sustentar. Vive se descuidando da saúde, para preocupação de sua família.

Paulo (Michel Gomes)

Irmão do meio de Helena, vive com a mãe Edite em Búzios, mas seu sonho é morar no Rio de Janeiro. Tem um romance com Soraia.

Rafaela (Klara Castanho)

Filha de Dora com Lucas. Vive com a mãe, a quem é muito apegada, e nunca conheceu o pai, já que ele desapareceu antes do seu nascimento.

Raquel (Rafaela Fisher)

Amiga de Renata.

Renata (Bárbara Paz)

Namora Miguel. Sonha em ser atriz ou modelo, vive fazendo testes, mas não consegue uma oportunidade. Exagera na bebida alcoólica para esquecer suas frustrações, mas, como não quer engordar, deixa de comer. Está sempre tendo crises de hipoglicemia, para preocupação de seu namorado. É apaixonada por Miguel, mas sabe que ele não gosta de suas atitudes.

Roberta (Débora Nascimento)

Namorada de Afonso, é uma mulher ambiciosa. Tem ciúmes de qualquer mulher que se aproxime do namorado, especialmente de Helena, com quem ele teve um relacionamento sério. Afonso quer muito um filho, mas Roberta toma pílula anticoncepcional escondida, porque não quer estragar seus planos de seguir uma carreira de modelo ou atriz.

Ronaldo (César Melo)

Namorado de Edite, Ronaldo a ajuda na administração da pousada em Búzios. Tenta se manter afastado dos problemas da família, mas nem sempre consegue.

Sandra (Aparecida Petrowky)

Irmã caçula de Helena, vive se metendo em confusão. Não gosta quando destacam o sucesso da irmã, pois se sente inferiorizada. Mora no Rio de Janeiro e passa temporadas na casa de Helena. Namora Benê, um marginal com passagens pela polícia.

Soraia (Nanda Costa)

Filha caçula de Onofre e Matilde. Sempre que pode, ajuda a mãe no trabalho da mansão de Marcos. Tem um romance com Paulo.

Tereza (Lilia Cabral)

Recém-separada de Marcos, ainda não se acostumou com a ideia de ser divorciada. Apesar da corajosa decisão de colocar um ponto final no casamento, carrega até hoje uma certa amargura por ter abandonado as passarelas no auge de sua carreira. Isso fica mais evidente quando seu ex-marido começa a namorar Helena, uma mulher 20 anos mais nova e, pior, modelo bem-sucedida como ela era no passado. Apesar de tudo, tenta levar a vida com humor e otimismo. Tem três filhas com quem mantém excelente relação: Luciana, Isabel e Mia.

Leia também
Viver a Vida: superação no limite

Veja também