Um sistema de abastecimento de água é uma solução coletiva para o abastecimento de água de uma comunidade. Caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento a população em quantidade compatível com suas necessidades.
 Um sistema de abastecimento pode ser concebido para atender a pequenos povoados ou grandes cidades variando nas características e no porte de suas instalações.
 O sistema de abastecimento de água representa o conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos.
 A água constitui elemento essencial à vida vegetal e animal. O homem necessita de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender as suas necessidades, para proteção de sua saúde e para propiciar o desenvolvimento econômico.
A solução coletiva para abastecimento de água e importante por diversos aspectos como:
 A – Maior facilidade na proteção do manancial que abastece a população.
 B – Maior facilidade na supervisão e manutenção das unidades instaladas.
 C – Maior controle sobre a qualidade da água consumida.
 D – Ganhos de escala (economia de recursos humanos e financeiros)
Unidades de uma sistema de abastecimento de água são:
 1 – Manancial = fonte de onde se retira água.
 2 – Captação = conjunto de equipamento e instalações utilizadas para a tomada de água do manancial.
 3 – Adução = transporte da água do manancial.
 4 – Tratamento = melhoria das características qualitativas da água do ponto de vista físico, químico, bacteriológico e organoléptico (que se refere as características da água percebida pelos sentido como gosto e cheiro) o tratamento é feito nas chamadas ETA (Estação de Tratamento de Água).
 5 – Reservação = armazenamento da água para atender a diversos propósito, assim como : variação de consumo, manutenção de pressão mínima na rede de distribuição.
 6 – Rede de distribuição – condução da água para os pontos de consumo, por meio de tubulações instaladas nas vias públicas.
 * Em alguns casos é preciso acrescentar ao sistema a sétima unidade.
 7 – Estações elevatórias ou recalque – Instalações de bombeamento destinado a recalcar a água do ponto baixo para o ponto mais elevado ou para aumentar a vazão de linhas adutoras.
 Nos próximos números vamos tratar da importância do sistema de abastecimento de água e comentaremos sobre cada unidade do sistema.