A química da água

A água ocupa 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01 % vai para os rios ficando disponível para o uso. O restante está em geleira, Iceberg, em subsolos muito profundos. Ou seja, o que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração.

A água está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água.

Este líquido precioso está nas células, nos vasos sanguíneos e nos tecidos de sustentação. Nossas funções orgânicas necessitam de água para o seu bom funcionamento. Em média, um homem tem 47 litros de água em seu corpo. Diariamente ele deve repor cerca de dois litros. Todo o nosso corpo depende de água, por isso é preciso haver equilíbrio entre a água que perdemos e a água que repomos.

Quando o corpo perde líquido, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvído na água. Ao perceber este aumento, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se não beber água o ser humano entra em processo de desidratação e pode morrer de sede em cerca de dois dias.

A água é composta por dois elementos químicos: hidrogênio e oxigênio, representados pela fórmula H20. Como substância a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro.

Quimicamente, nada se compara a água. É um composto de grande estabilidade, um solvente universal e uma fonte poderosa de energia química. A água é capaz de absorver e liberar mais calor que todas as demais substâncias comuns.

Quanto congelada, ao invés de se retrair, como acontece com a maioria das substâncias, a água se expande e, assim, flutua sobre a parte líquida, por ter se tornado “mais leve”. De acordo com a Lei da Física, isso não deveria acontecer. Por causa dessa propriedade incomum da água é que os rios, lagos e oceanos ao congelarem, formam uma camada de gelo na superfície enquanto o fundo permanece líquido. No que diz respeito a uma série de propriedades físicas e químicas, a água é uma verdadeira exceção na terra.

A Terra está a uma distância do sol que permite a existência dos três estados da água: sólido. líquido e gasoso.