A Urgência no Reuso da Água

Se tomarmos por base os prognósticos alarmantes divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em relação à escassez iminente de água, que até o ano 2020 deve atingir 2/3 da população mundial, faz-se urgente uma reestruturação do modelo de gestão de recursos hídricos no Brasil.
Na avaliação de Ivanildo Hespanhol, PHD em Engenharia Ambiental e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, impera no país uma cultura de desperdício em relação à água, que precisa ser modificada. Segundo o especialista, as palavras-chaves para pensar na sustentabilidade dos recursos hídricos são: conservação e reuso.
O Brasil tem uma cultura de abundância de água que pode ser justificada pela presença dos rios Amazonas e Tocantins e da Bacia do Prata. Porém, a farta disponibilidade de recursos hídricos reflete negativamente sobre a nossa postura em relação à conservação. Em nosso dia a dia o desperdício está presente.
Um exemplo são essas válvulas hydra de descarga que acionam um fluxo de dois litros por segundo, quando um volume muito menor seria suficiente. Outra má utilização de água doméstica são essas vassouras hídricas (tipo VAP) que utilizam jatos de água de alta pressão para varrer calçadas, limpar fachadas etc.
Até práticas habituais como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta. Então trata-se de um problema cultural e de educação. A maioria da população não sabe valorizar nem usar racionalmente os estoques de água que temos disponíveis.
A questão é complicada, pois a água que temos hoje é a mesma que circula no planeta há 500 milhões de anos. Ou seja, o ciclo hidrológico se reflete com a evaporação das águas superficiais, a condensação das nuvens, seu retorno sobe a forma de chuva….
Mas a disponibilidade per capta está cada vez menor, porque a população mundial não pára de crescer e o processo de urbanização não teve contrapartida em infra-estrutura de saneamento ? o que degradou grande parte dos mananciais.
Hoje, a palavra-chave para pensar na sustentabilidade dos recursos hídricos do planeta: conservação e reuso.