Água Potável

A água potável é aquela que preenche determinados requisitos na natureza, física, química e biológica. Para que a água seja considerada potável, ela tem que ser:

A- Inodora – Isto é sem cheiro

B- Incolor – isto é sem cor, em pequena quantidade e azulada em grande quantidade.

C- Sabor indefinível, mas que permite distinguir de qualquer outro líquido.

D- Fresca – sensação que depende da temperatura ambiente.

As alterações físicas são chamadas de poluição. A poluição pode ser notada no seu cheiro, limpeza, cor e sabor.

As alterações de cheiro podem ser causadas pela decomposição de matéria orgânica, isto é, animais ou planta apodrecidas, lixo, esgoto, óleo queimado, carvão, detergentes, que caem na água.

Alterações na limpeza da água são chamadas de Turvação e quando a água é turva pode ser que nela contenha argila, algas, matérias orgânicas, etc.

Alterações na coloração da água podem ter diversas causas. Quando a água se apresenta verde – escura, ela pode conter excesso de matéria orgânica. Quando ela é leitosa (esbranquiçada) ou muito escura (cinzenta) pode conter restos industriais.

As alterações no sabor da água podem ser causadas por matérias orgânicas lixo, esgotamento sanitário, lavagem de roupa, etc.

Para que a água seja potável ela necessita também ser arejada, isto é, tem que conter certa quantidade de oxigênio, conter sais minerais, deve conter pequenas quantidades de cálcio e magnésio, não deve conter grande quantidade para não torná-la pesada ou dura.

A água não deve conter nenhum sal tóxico (arsênico, chumbo, cádmio).

Biologicamente, a exigência é que não contenha nem um único germe causador de doença ao homem. Isto é, não deve conter nenhum germe patogênico.

A presença de somente um germe vivo, patogênico já condena a água não potável.

A alteração biológica é chamada de contaminação. A água potável contaminada é aquela que contém agentes patogênicos vivos, isto é, vermes, bactérias, etc. A água contaminada não é potável, portanto, não deve ser usada.

Devemos ter muito cuidado com a água que usamos, como por exemplo, as águas de cisternas, minas, etc. Elas podem parecer muito limpas, mas podem estar contaminadas, pois existem certos parasitas tão pequeninos que só podem ser vistos pelo microscópio.