A água pode ser considerada sob três aspectos distintos, em função de sua utilidade, conforme apresentamos:
1 – ELEMENTO OU COMPONENTE FÍSICO DA NATUREZA = Manutenção da umidade do ar, da relativa estabilidade do clima na terra e da beleza de algumas paisagens.
2 – AMBIENTE PARA A VIDA AQUÁTICA = Ambiente para a vida dos organismos aquáticos.
3 – FATOR INDISPENSÁVEL A MANUTENÇÃO DA VIDA HUMANA = Irrigação do solo, dessedentação de animais e abastecimento público e industrial.
A poluição implica em uma alteração prejudicial das condições naturais da água, comprometendo, assim, sua qualidade. Esta alteração deve ser analisada em termos do impacto nos usos previstos para o corpo d?água.
ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO DAS ÁGUAS E OS REQUISITOS DE QUALIDADE
1 – CONSUMO HUMANO HIGIENE PESSOAL E USO DOMÉSTICO = A água deve ser isenta de substâncias químicas prejudicial a saúde, baixa agressividade a dureza, esteticamente agradável, baixa turbidez, cor sabor e odor, ausência de micro e macro organismo.
2 – ABASTECIMENTO INDUSTRIAL (ÁGUA NÃO EM CONTATO COM O PRODUTO) = A água deve ser de baixa agressividade e dureza. Ex: refrigeração e caldeiras
3- A ÁGUA ENTRA EM CONTATO COM O PRODUTO= A qualidade requerida é variável de acordo com o produto.
4 – A ÁGUA INCORPORA AO PRODUTO = A água deve ser isenta de substâncias químicas e organismos prejudiciais a saúde esteticamente agradável (baixa turbidez, cor, sabor e odor). Ex: alimento, bebidas e remédios.
5 – IRRIGAÇÃO DE HORTALIÇAS= A água deve ser isenta de substâncias químicas e organismos prejudiciais a saúde salinidade não excessiva.
6 – DESSEDENTAÇÃO DE ANIMAIS= Água deve ser isenta de substâncias químicas e organismos prejudicial a saúde dos animais.
7 – RECREAÇÃO E LAZER= A água deve ser isenta de substâncias químicas e organismos prejudiciais a saúde, baixos teores de sólidos em suspensão, óleos e graxas. Ex: natação
8 – GERAÇÃO DE ENERGIA= A água deve ser de baixa agressividade. Ex: Usinas hidrelétricas.
PRINCIPAIS PROCESSOS POLUIDORES DA ÁGUA
A forma de poluição da água são varias, de origem natural, ou como resultado das atividades humanas, abaixo listamos os processos mais importante de maior interesse para o controle da poluição.
CONTAMINAÇÃO = Introdução na água de substâncias nocivas a saúde e a espécies da vida aquática (ex: patogênicos e metais pesados)
ASSOREAMENTO = Acúmulo de substâncias minerais; ex: areia, argila ou organismos; ex: lodo em um corpo d?água o que provoca a redução de sua profundidade e de ser volume útil.
EUTROFICAÇÃO = Fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes (nitrogênio, fósforo), causando o crescimento descontrolado (excessivo de algas e plantas aquáticas).
ACIDIFICAÇÃO = Abaixamento do PH, como decorrência de chuvas ácidas (chuvas com elevada concentração de íons H+ pela presença de substâncias químicas como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, amônia e oxido de carbono, que contribui para a degradação da vegetação e da vida aquática.