Mau Olhado: Ficção ou Realidade?

Será que realmente existe o mau olhado? Tema do Programa “Globo Rural” exibido no último domingo, dia 10 de maio (2009), pessoas de vários segmentos intelectuais e sociais falaram sobre o assunto. Foram citadas sete ervas que impedem as energias negativas de circular pelo ambiente residencial. Uma doutora no assunto do cultivo de plantas mostrou quais são e como plantá-las: comigo ninguém pode, espada de São Jorge, arruda, alecrim, guiné, manjericão e pimenta.
Desde pessoas bastante simples a estudiosos, cientistas, indivíduos que acreditam e estudam a tecnologia e se baseiam no reconhecimento científico dos fatos, deram depoimentos de como se protegem contra a inveja e sentimentos ruins que possam ser enviados por qualquer pessoa no convívio humano.
O mau olhado se caracteriza pela passagem de energia negativa de um ser a outro. Observa-se pessoas de todo o mundo, das mais variadas culturas, trabalhando em termos energéticos. No Oriente observa-se a relevância do que é direcionado para o desenvolvimento das questões energéticas. Há a meditação, acupuntura, yôga, reiki, cinesiologia, entre outros. Enfim, trabalhos focados nos chakras (centros captadores, armazenadores e distribuidores de energia existentes no ser humano) . Os descrentes, desinformados, céticos, vivem neste universo sem saber disso, mas captam e ficam abertos a estas influências, como qualquer outra pessoa.
Os mais variados tipos de religião trabalham a energia todo o tempo. Ao orar, o indivíduo entra em contato com a energia positiva que desperta esperança, força, vida. Acontece um resgate nesses sentimentos e assim cria-se um campo energético que gera força. As plantas têm energia (inclusive os Florais de Bach são compostos pela energia das plantas retirada de forma alquímica), as cores têm energia, os alimentos, enfim, é um mundo visível a outro tipo de olhos, diferentes do par que está na face humana. São olhos invisíveis, não palpáveis. É uma questão de abertura e inteligência espiritual perceber essas forças. Mas como impedir que as energias negativas alcancem nosso campo energético?
São várias as maneiras de lidar com a questão. Como já citamos, o “Globo Rural” explorou a proteção vinda através das plantas. É fato que convivemos com as energias uns dos outros e podemos nos sintonizar ou não. A conexão espiritual com a divindade, a oração, a fé são essenciais para estarmos protegidos contra esse tipo de situação. Quando o indivíduo toma consciência dessas forças, se torna mais livre na medida em que pode absorver o que há de bom e barrar o que não lhe convier. Há os que espontaneamente tendem a esse movimento. Há os que demandam trabalhar muito para isso e os que infelizmente captam os fluidos negativos e geralmente não têm consciência.
Energia é tudo. Somos nós. Ao levar a mão ao interruptor e acender a luz estamos apenas ?materializando? o abstrato, canalizando e transformando em claridade. A física é uma ciência que explora a questão da energia. Tanto a física quanto a filosofia, a psicologia, a medicina antroposófica, as religiões, entre outras, são abordagens que levam em consideração a força e o poder da energia. Tudo é energia. Estarmos atentos a isso faz toda a diferença. Muda as concepções sobre o existir. Torna a vida mais consciente e portanto melhor…