Saia da Rotina

Podemos enxergar nossa mão através de vários ângulos. A palma, o dorso, as laterais. Cada ângulo suscitará uma percepção. Assim também a rotina faz com que enxerguemos de forma fragmentada nossa vida. Sair da rotina amplia a percepção. Conduz ao entendimento de forma diferente em relação a problemas recorrentes. A rotina atrapalha na visão do todo. Enxergar toda a mão, observando os vários ângulos, traz uma amplitude Mudanças possibilitam a transformação de grandes problemas em excelentes oportunidades de crescimento. Sair da rotina tem esse poder de transformar as percepções (fazer terapia também tem esse alcance).
Mergulhar de forma intensa e descontrolada em único foco de percepção alimenta a ignorância, no sentido de desconsideração do todo. A transformação do mundo nos últimos anos deu-se em parte pela globalização, mistura de várias culturas, que trouxeram umas às outras novos pontos de vista e ampliaram as percepções. Os meios de comunicação são essenciais e trazem outros mundos para dentro do nosso individual. Mas como diz o Skank, “o caminho só existe quando você passa”. Portanto viajar, conviver, mudar de ambiente, passar literalmente por caminhos diferentes, arriscar a mudança é indispensável a quem deseja ou precisa resolver problemas, desenvolver a consciência, enxergar por novos ângulos.
Mas é impressionante a força da rotina principalmente em determinados tipos de personalidade. A rotina é importante, organiza. Na primeira infância é indispensável para assimilação do mundo. Mas se excessiva, levando-se em consideração as etapas de desenvolvimento, paralisa, estagna e dá força e alimento aos problemas, embora seja mais fácil e aparentemente mais seguro a acomodação. Essa força que conduz à rotina cria intensidade na medida em que traz ilusória segurança. Na verdade nós humanos não temos segurança. Podemos morrer de um momento para o outro. Precisamos confiar em forças maiores, pois sintamos, essa é a única verdadeira segurança.
Sair da rotina é indispensável ao bom desenvolvimento, assim como a rotina na medida certa é indispensável à organização interna e externa. Essa medida vem do bom senso e das respostas que a vida nos retorna diante dos estímulos que oferecemos a ela. Fiquemos atentos! Queiramos ver! Ampliemos nossa capacidade de percebe o Universo. Saiamos da rotina!!!!!