Conhecendo a natureza para evitar doenças

A natureza é sábia. Ela é inteligente e capaz de ditar as regras que devemos seguir. Quando desobedecemos, fatalmente somos punidos com as doenças. Mas afinal, por que adoecemos?
Bem, as doenças são a expressão que algo não vai bem com o nosso corpo físico e emocional. Desta forma, as doenças vêm mostrar que estamos em um processo contrário ao da natureza. Compreender a natureza significa sintonizar nossa vida com os ditames climáticos.
No verão, que apresenta o calor expressivo, devemos nos alimentar de comidas frias e frescas, caso contrário, poderemos nos sucumbir em processo de adoecimento. Da mesma forma, no inverno, devemos nos alimentar de comidas quentes.
As emoções também se mostram sintonizadas com as estações climáticas, mostrando-se expansiva no calor e introspectiva no frio. Se observarmos os países de clima frio, notaremos que as emoções destes povos acompanham o clima, da mesma forma que os países tropicais que são coloridos, alegres e de emoções quentes. O Brasil é um exemplo de país tropical que tem o carnaval, passistas seminuas, muita gente alegre e comunicativa. A Inglaterra, terra do fog (neblina), é um país de gente introspectiva e pouco comunicativa.
Desta maneira é muito fácil entender porque o clima proclama por procedimentos alimentares e que, também influencia no metabolismo e nas atitudes emocionais. No frio as pessoas urinam mais e suam menos, ocorrendo no calor o contrário.
Se quisermos ter uma saúde perfeita, deveremos entender o que o clima sugere. Na maioria das vezes, tomar cerveja no inverno é uma atitude que lesa o organismo e, ao contrário, se tomarmos um vinho ou um “quentão” estaremos dando uma de esperto, evitando resfriados e infecções. Outra atitude correta, se refere ao uso de alimentos aquecidos ou quentes no inverno. Alimentar-se abusivamente de saladas cruas no inverno é procurar doença. Assim, um caldinho “quentinho” antes da salada, equilibra esta situação.
O carnaval é uma festa de verão porque é expansiva e alegre. O inverno combina com festas em ambientes fechados, à luz de velas saboreando um vinho tinto seco com uma fondue. Esta sabedoria é inconsciente, pois não precisamos freqüentar aula para saber certas verdades, é só perguntar ao corpo que ele responde.

Festival de Inverno
Aproveitando a ideia da alimentação adequada no inverno, estaremos realizando nos dias 13 a 20 de julho deste ano (de forma experimental), o 1º festival de Inverno do IMMI, com palestras, cursos de pintura, oficina de música, contadores de causos e performances teatrais, além de uma comida quente e deliciosa neste inverno. Devido pequeno espaço, estaremos recebendo inscrições para o evento, de forma limitada. É uma semente que estaremos lançando neste fértil solo de Caeté, e quem sabe em futuro próximo, poderá estar no calendário de eventos da cidade.
Até a próxima

Dr Carlos Eduardo Guimarães

Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), desde 1997.