Cuidado… Os políticos vêm aí!

Aristóteles, filósofo grego, afirmava que todo cidadão tem a obrigação de exercer, conhecer e participar do sistema político no qual está inserido.
Entendo realmente que o exercício da cidadania, é inserido através da participação política. Ora, quem determina a legislação e execução dos projetos sociais são os políticos. Estes mesmos que aparecem sempre sorrindo nas propagandas (estão rindo de quem?), são os que elegemos por quatro anos de representação junto aos ministérios, câmaras e assembléias.
A saúde, educação, desenvolvimento econômico e social dependem da inteligência e conhecimento destes postulantes. Então pessoal, vamos observar mais uma vez, nestas pessoas que aparecem com sorriso angelical, o passado e o presente de cada um, para podermos distinguir a vaidade pessoal e o caráter solidário humano. Cuidado! Se existem muitas obras a fazer…. irão aparecer tratores, retroescavadeiras, pás e muitos picaretas… Se você acompanhar a política, terá mais chance de saber se alguns destes que estão aí merecem ser reeleitos.
Caeté está melhorando I
Dificilmente alguém enxerga e elogia o trabalho no serviço público. Na área de saúde, temos que exaltar o trabalho do José Teles e sua equipe, frente à Secretaria Municipal de Saúde.
Com simplicidade, o Teles vai ajeitando o sistema (dos mais complicados) à moda mineira: silenciosamente vai mostrando os resultados. Só está faltando, para completar, a medicina natural (acupuntura e homeopatia e fitoterapia), que são aprovadas pelo CFM e se encontram incluídas nos serviços a serem oferecidos à população, na Lei Orgânica. É mais barata, eficiente e com grande adesão do povo.
Caeté esta melhorando II
A iniciativa privada tem mostrado que se depender dela, teremos a recuperação da economia da cidade. Lojas modernas, cursos de inglês dos melhores, os clubes revendo sua participação social, futebol no campeonato mineiro, mini-shoppings, supermercados gigantes, entre outras coisas.
Brevemente, também estaremos dando nossa contribuição para melhorar a cidade. Dentro de aproximadamente um mês, estaremos inaugurando o parque aquático (sauna profissional, banhos de hidromassagem com ervas, massagens terapêuticas, piscina térmica e aulas de natação), escolinha de futebol, em campo soçaite, com os melhores profissionais da área, em uma estrutura de atendimento sem igual.
Trata-se do Instituto Mineiro de Medicina Integral -IMMI- (antigo hospital Adelmo Lodi), que abrirá definitivamente suas portas ao público de Caeté, oferecendo o melhor de hidroginástica, Ioga aquática, estética, massagens e consultas médicas nas áreas de cardiologia, dermatologia, fisioterapia, ortopedia e clínica geral, resgatando assim a lacuna que a Cia Ferro Brasileiro deixou na área de saúde. Foram seis anos reformando o antigo hospital, que será devolvido ao público, após o fechamento das portas da CFB. Fecham-se algumas portas, abrem-se outras.. e assim é a vida!
Recentemente o IMMI teve a honra de ter conquistado o primeiro lugar em cursos de pós-graduação em acupuntura médica, em todo o Brasil. Agora, mãos a obra, Caeté merece!
Obs: Fazia muito tempo que não ouvia uma música tão cheia de verdades como: Epitáfio (Titãs).
Até a próxima.

Dr Carlos Eduardo Guimarães

Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), desde 1997.