As Causas das Infecções Urinárias

A infecção do trato urinário (ITU) ou infecção urinária pode afetar qualquer parte do sistema urinário (uretra, bexiga ou rins), mas a maioria dos casos afeta a bexiga. Estas infecções são muito comuns, principalmente nas mulheres e se não forem tratadas adequadamente, podem ficar crônicas e resistentes à maioria dos antibióticos. Se não tratadas, estas infecções podem complicar e aproveitar uma deficiência energética do organismo e espalhar por todo o corpo, podendo levar a pessoa ao óbito. Nem toda pessoa com infecção urinária desenvolve sinais de estar com a doença: em alguns casos, a infecção pode ser silenciosa. Os sintomas mais comuns são: Necessidade de urinar com frequência, porém sempre em pequenos volumes, dor e sensação de queimação ao urinar, presença de partículas opacas, sangue ou pus na urina, dor na região da bexiga e lombar.
Apesar do sistema urinário apresentar uma boa proteção contra os microorganismo patogênicos, as defesas podem falhar, principalmente se a pessoa tiver um conflito emocional permanente, estado este gerador de deficiência das defesas orgânicas conhecido como imunodepressão. Na maioria dos casos, a bactéria responsável pela infecção é a Escherichia coli, um agente comumente encontrada no tubo digestivo, mas que pode aparecer em qualquer parte do organismo. Um dos grandes fatores que contribuem para a infecção urinária é a atividade sexual, mas nem toda pessoa com infecção urinária encontra-se sexualmente ativa. As mulheres, por exemplo, possuem um risco maior de infecção urinária devido a proximidade da vagina com o ânus, além de ter a uretra mais curta e calibrosa que a uretra masculina, facilitando a penetração dos germes.
Os principais fatores de risco para desenvolver uma infecção urinária incluem: Sexo feminino, ser sexualmente ativo(a), utilizar certos tipos de métodos contraceptivos (p.ex.: mulheres que utilizam diafragmas e/ou espermicidas possuem um risco maior), Idade avançada (após a menopausa são mais comuns pois os tecidos da vagina da uretra e da base da bexiga se tornam mais finos e frágeis), pedras nos rins ou qualquer outra obstrução das vias urinárias, diabetes e outras doenças crônicas capazes de prejudicar o sistema imune, uso prolongado de sondas na bexiga.
Como a infecção é diagnosticada?
O diagnóstico da infecção urinária é feito através do exame clínico, onde o médico irá através de técnicas semiológicas perceber a infecção, e do exame de urina, determinando-se a presença de pus (piócitos), glóbulos vermelhos ou bactérias (cultura). As infecções mais simples e não-complicadas podem ser tratadas com antibióticos por via oral, e como opcional natural: a própolis verde (Caeté é a mina!) associado com o chá de tanchagem (Plantago major). As frutas cítricas são muito importantes na recuperação do sistema imunológico. Em geral, os sintomas desaparecem após alguns dias de tratamento, mas é importante completar todo o período recomendado da terapia. Casos mais graves ou recorrentes podem necessitar de internação hospitalar para administração de antibióticos endovenosos.
Para ajudar o tratamento, você pode fazer o seguinte: Tome uma boa quantidade de água durante o dia. Isso ajudará a limpar as bactérias do seu sistema urinário. Evite café, álcool e refrigerantes, excesso de laticínios, cítricos ou cafeinados, pois eles podem aumentar a irritação e o desconforto ao urinar. Aplique compressas mornas no pé da barriga para diminuir o desconforto na região da bexiga. No caso das mulheres, faça sempre a higiene íntima limpado da frente (vagina) para trás (ânus). Isso evita contaminar a uretra com bactérias da região anal. Após uma relação sexual, principalmente relação anal e vaginal concomitantemente, faça banhos de assento com antissépticos. Isso ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário baixo. Uma dos motivos que fazem as infecções tornarem perigosas e de difícil tratamento, são as questões afetivas e conflitivas. A angústia, a frustração são os principais aliados das infecções.
Se alguém em tratamento quiser ficar livre das infecções mais rapidamente, faça o seguinte: Sorria…seu organismo está sendo filmado…
Até a próxima