Cuidado com a desidratação e insolação

“O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro. Com ele vem o bronzeado, a alegria, mas também podem acontecer alguns problemas. Essa é a época mais quente do ano e também a que exige maiores cuidados com a saúde, pois o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças.
As doenças mais freqüentes no verão são aquelas que levam a perda de líquidos e consequentemente à desidratação. O organismo necessita de vários tipos de sais para manter o funcionamento. Por exemplo: O coração necessita entre outros, o sódio, o potássio, o cálcio, o magnésio etc. para cumprir suas funções. Estes sais, ficam dissolvidos no sangue, que contém muitos elementos, além dos líquidos que são responsáveis pela viscosidade do sangue. Uma pessoa desidratada, vai ter o sangue muito viscoso (grosso) e com isso, dificuldade na distribuição dos sais minerais que poderá causar alteração dos batimentos cardíacos e convulsões.

A DESIDRATAÇÃO
Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração. Nesta época do ano, o aumento da transpiração, ou ainda alterações provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados são fatores comuns. Gastroenterites (com febre é pior) e intoxicações na maioria das vezes, são devidas à infecções ou putrefação de alimentos contaminados ou estragados, principalmente os pastéis e empadinhas vendidas nas praias. Com isto, o organismo, no intuito de ficar livre das toxinas, torna o trânsito intestinal aquoso (diarreia), acompanhado de vômitos. O resultado disto poderá ser a desidratação.
SINTOMAS E SINAIS DA DESIDRATAÇÃO
Quando uma pessoa está desidratada, ela apresenta sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos. Além disso, a pele fica sem elasticidade ficando facilmente enrugada. A pessoa desidratada fica triste e sem ação. As crianças são mais vulneráveis devido ao fato de terem mais líquidos no organismo que os adultos, desta maneira, facilmente se desidratam.

TRATAMENTO
O soro caseiro pode ser utilizado sempre que se suspeitar de uma desidratação. Ele deve ser feito misturando uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal em um litro de água.
Se estivermos em região praiana ou de saneamento duvidoso, é sempre prudente ferver a água potável. Deve-se oferecer à pessoa desidratada à vontade a cada 20 minutos e após cada evacuação no caso de diarreia. Outro procedimento muito eficaz na reidratação é a água de coco, que possui todos os sais minerais indispensáveis para manutenção dos processos metabólicos. Há casos em que a desidratação se torna mais grave sendo necessário o atendimento hospitalar, com aplicação de soro via venosa. Cuidado com o uso de medicamentos para conter os vômitos e a diarreia: poderão estar prendendo os “venenos” que o organismo quer eliminar!
Algumas dicas importantes para prevenir a desidratação são: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves, e ingira constantemente líquidos, deve-se estar atento também aos alimentos consumidos.

INSOLAÇÃO
A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência. Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolação. Nem sempre a insolação acontece devido a exposição direta ao sol, mas pelo reflexo causado pela areia branca da praia, que atinge muitas pessoas que se encontram na sombra de uma barraca. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa.
Na insolação ocorre também desidratação e o indivíduo apresenta queimaduras que no início se manifestam por pele vermelha e ardida e quando em estágios mais avançados e graves, leva a formação de bolhas na pele. Ao primeiro sinal de insolação, é aconselhado que a pessoa procure a sombra longe da areia da praia, além de se hidratar de forma adequada. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, é necessário procurar o atendimento médico.
As pessoas devem evitar tomar sol entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão), e não devem fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário. É aconselhado também, tomar cerca de dois a três litros de água por dia, e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.
Bem, já que estão bem informados, desejo um bom verão e até a próxima