Dicas para diminuir o colesterol

Uma vida com hábitos saudáveis pode fazer a diferença na prevenção de doenças circulatórias, principalmente quando o assunto é comida. Sabemos que o colesterol juntamente com o açúcar quando usados indiscriminadamente, são os principais vilões das dietas (nocivas) a serem evitadas. Por isso, neste dia 26 de setembro foi instituído o “Dia Mundial do Coração”, que tem como ideia, conscientizar as pessoas sobre os hábitos diários, principalmente no uso de determinados alimentos e suas consequências na saúde.
A hipertensão arterial e a obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do ministério da saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado.
Já o excesso de peso, o principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, além da temida diabetes. Dentre os alimentos que temos que observar com cuidado está o colesterol, embutido nos alimentos, principalmente nas carnes e produtos de origem animal. Por isso, nesta semana de prevenção das doenças cardiovasculares, vamos dar umas dicas que poderão ser úteis na elaboração de uma dieta saudável.
O colesterol é uma substância presente nos produtos de origem animal. A gente consome o colesterol através da dieta, mas também o nosso organismo o produz. A produção de tecidos depende da presença do colesterol, mas ele fracionado apresenta uma porção de moléculas pesadas que podem comprometer o sistema circulatório, causando obstrução nos pequenos vasos.
O componente HDL (colesterol bom) é essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol ruim (LDL) no sangue têm de controlar a alimentação e, em alguns casos, aliar a dieta ao uso de medicamentos. Por isso vão aqui algumas dicas para controlar os níveis de colesterol:
Dica 1- Você sabia que o bife de fígado contém mais colesterol do que o ovo? Cuidado com aqueles tira-gostos de fígado, pois poderão ser os piores do cardápio. – Embora seja rico em ferro e importante na dieta de quem sofre de anemia, o fígado bovino contém muito colesterol.
Dica 2- Quando for à praia e aproveitar para comer os frutos do mar, cuidado! O camarão cozido têm mais a mesma quantidade de colesterol do que a do toucinho frito.
Dica 3 – Tire sempre a gordura aparente das carnes. Ao consumir carne vermelha, dê preferência aos cortes mais magros, como patinho, lagarto e filé mignon. Em relação às aves, evite a pele.
Dica 4- A carne de porco não é vilã, como muitos pensam. Cortes como o filé mignon e o lombo são bem pobres em colesterol. Mas, como a gordura é o que dá sabor às carnes, servir os cortes magros com molho pode ser necessário.
Dica 5 – O ovo possui quantidade razoável de colesterol, especialmente concentrado na gema (100 g do ovo inteiro, cozido, têm 397 mg). Mas a proteína da clara é muito saudável, por isso o alimento perdeu a fama de vilão. Quem não tem problemas com colesterol pode comer uma unidade por dia sem culpa.
Dica 6- As maioneses caseiras, feitas com ovos, são realmente ricas em colesterol. Mas não se preocupe muito com as versões industrializadas, que são feitas com óleo vegetal emulsificado, que têm menos colesterol.
Dica 7 – Modere o consumo de queijos amarelos, dando preferência aos brancos, como minas, ricota e cottage. Atenção: o requeijão é branco, mas pode conter colesterol, então é recomendável dar preferência às versões sem gordura.
Cabe aqui salientar que o consumo exagerado ou fora da necessidade de cada um é o que faz o medicamento virar veneno. Desta forma, temos que saber distinguir o prazer e a volúpia. O prazer em comer é uma sabedoria, a volúpia é um descuido com a vida, por isso observar nossas atitudes diárias traz junto a saúde e a longevidade.
Até a próxima.