Entendendo o Emagrecimento (continuação)

O homem leva vantagem sobre a mulher quando resolve emagrecer. Mas por que isto acontece? A dificuldade das mulheres em emagrecer vem de razões fisiológicas e genéticas.
Quando a mulher faz ginástica em um grupo constituído de homens e mulheres, realizando os mesmos exercícios, ela gastará menos calorias do que o homem. Em uma hora de atividade aeróbica intensa, ela vai banir cerca de 600 calorias, enquanto que os homens mandam embora (em média) 800 calorias.
Infelizmente, as diferenças a favor dos homens não param por aí. Isto se deve ao fato das mulheres, geralmente possuírem mais gordura do que massa muscular. Nas mulheres, a gordura tende a se localizar mais nos quadris, culote e nádegas, dando uma forma física conhecida como forma de pêra. Nos homens ela fica retida na região abdominal, criando um corpo com formato de maçã. O acúmulo nessa região está diretamente associado a doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, derrame, diabetes e infarto. No entanto, os homens têm a seu favor a testosterona (hormônio sexual masculino) que aumenta a massa muscular e acelera o metabolismo. Resumindo, quanto maior é a quantidade de massa muscular, mais ágil é o processo metabólico. Por isso, os homens não retêm tanta energia ingerida na alimentação do que as mulheres.
Ainda assim os especialistas acreditam que com determinação é possível reverter o problema. Existe um hormônio cientificamente conhecido como leptina, que é produzido pelos adipócitos (células de gordura) e age no sistema nervoso central (hipotálamo), tendo como função agir no hipotálamo, reduzindo a fome daqueles que são gordos. Mas, quando a gordura começa desaparecer, esta mesma leptina aparece e dá outro tipo de ordem ao cérebro: Coma porque estamos com pouca gordura no corpo.
Em algumas pessoas acontece o contrário, quanto maior a quantidade de gordura no organismo, mais intenso é o nível de leptina circulante. Esse achado leva a um paradoxo, já que o elevado grau dessa proteína deveria diminuir o apetite e aumentar a queima de gordura, o que nem sempre acontece. Isto é atribuído à pessoas com distúrbios emocionais crônicos.
Para Queimar Calorias
Para acelerar o metabolismo, é necessário verificar se a termogênese (energia gasta durante e logo após a alimentação), está funcionando normalmente. Se ela estiver normal, vai transformar as calorias ingeridas em calor, que dissipa através da sudorese ou no funcionamento regular dos órgãos. Se esta tal termogênese funcionar bem, a pessoa pode comer o quanto quiser que não engorda. Porém, quando a termogênese não é ativada, as calorias consumidas ficam armazenadas sob forma de gordura.
A melhor maneira de gastar essa energia sob a forma de calor, é através da atividade física, e uma alimentação que favoreça a formação de calor no organismo. Atenção para esta dica: Não apenas o exercício aeróbico, como caminhada, corrida e spinning, deverá ser praticado, pois a musculação é uma grande aliada. O fato de aumentar a musculatura, é o principal fator de aceleração do metabolismo (feminino e masculino) e, principalmente, continua agir após os exercícios.
O mais indicado é fazer o anaeróbico (musculação) primeiro, seguido do aeróbico. É que o organismo utiliza a glicose e o glicogênio como combustível nos primeiros 30, 40 minutos da prática. A partir de então, passa a queimar o estoque de gordura. Quando a pessoa quer emagrecer pra valer, tem que ter boa vontade com os exercícios físicos, além que uma alimentação equilibrada. Na próxima coluna, dicas para um emagrecimento natural.

Entendendo o Emagrecimento (parte inicial)