Evitando a constipação intestinal

A medicina tradicional chinesa e a indiana (ayurvédica) deixaram legados fantásticos, atualmente focalizado pelos olhos da ciência moderna. Somente agora, a classe médica abre espaço nas universidades e escolas médicas para o estudo destes tesouros de sabedoria.
A inclusão da acupuntura no rol das especialidades médicas abre caminho para outras pérolas do conhecimento das curas e tratamentos tradicionais. Um dos temas sempre valorizados pelas escolas antigas refere-se à digestão plena e regular. Para os chineses e indianos o ditado popular: “o homem morre pela boca”, exprime não só o que sai da boca como palavras, mas também pelo que se come e digere. E quando não digere, torna-se pior.
Existem alguns sistemas que são responsáveis pela digestão que, atuando juntos, contribuem para a remoção das escórias e impurezas restantes do metabolismo. São eles: Pulmão, pele e o intestino grosso. Juntos fazem uma retirada dos detritos e sobras que restaram do metabolismo ou da absorção dos alimentos. Quando os três estão em perfeito estado, a pele fica bonita e o humor se estabelece em tranqüilidade.
Um dos maiores vilões da saúde que além de provocar o envelhecimento precoce, causa desequilíbrios emocionais, é sem dúvida a obstipação intestinal (prisão de ventre). Além de ser fator determinante no aparecimento de câncer de intestino, a prisão de ventre altera o humor das pessoas, produzindo nervosismo e irritabilidade na maioria dos casos.
A constipação intestinal, afeta cerca de 20% da população brasileira, ou seja, uma a cada cinco pessoas e, sobretudo as mulheres. Mas a maioria não dá muita atenção a ela, o que pode ser um descuido grave. A prisão de ventre é um sintoma de que algo está errado. Pode indicar a existência de doenças como o hipotireoidismo, distúrbio no metabolismo de cálcio, intoxicação pelo chumbo, hérnias internas, doença de Chagas e até câncer.
Hábitos intestinais que mudam na idade adulta devem ser investigados. O uso de certos medicamentos, como antidepressivos, também pode levar à constipação. Mas dieta alimentar fraca em fibras e líquidos juntamente com fatores psicológicos, são as principais causas. A mulher por natureza é mais reservada, tem mais pudor e com isso, geralmente prende a vontade natural de evacuar, o que é um erro. As fezes, quando retidas, ficam ressecadas, o que dificulta sua eliminação.
Não evacuar quando o corpo pede, inibe o reflexo natural enviado pelo cérebro. Quando isto acontece diversas vezes, este reflexo involuntário desaparece e surge a dificuldade constante em evacuar. Aí não adianta se encher de fibras. O mais importante é tentar resgatar esses reflexos. Por isso, é preciso ir ao banheiro toda vez que surgir a vontade. Mas, com orientação médica, você pode se livrar de uma vez deste mal e reconquistar o bom humor e uma pele bonita e sedosa. Aqui vão algumas sugestões.

Dicas para se livrar da constipação intestinal
Use pela manhã, em jejum, uma xícara de chá (morno) de erva-doce, hortelã, orégano e salsa, depois tomar uma colher de chá de mel de abelhas.
Usar diariamente: Mamão (pode-se comer junto as sementes), laranja com bagaço, ameixa, damasco, tamarindo, salada crua de hortaliças temperadas com azeite ( nunca levar azeite ao forno ou ao fogo, pois é prejudicial à saúde!). Cereais integrais: Arroz integral, pão integral, aveia, farelo de trigo, granola, barra de cereais, sementes de linhaça ( ótimo junto aos sucos ou nas frutas ), iogurte e coalhada. Não se esqueça de mastigar bem os alimentos!!!
Não seja sedentário e não se esqueça de atender suas vontades fisiológicas na hora que der vontade. Medicamentos devem ser evitados, pois pioram a condição natural do peristaltismo, e às vezes removem do organismo sais e vitaminas importantes para a saúde. Procedendo assim, você ficará com mais saúde e com uma aparência bem melhor.
Até a próxima.