Hidroterapia

A água é um elemento da natureza que simboliza a versatilidade da vida. É o único elemento que pode se transmutar nos estados líquido, gasoso e sólido.
Devido ao poder mágico de ser pura e depuradora, a água é considerada um removedor de energias causadoras dos bloqueios e também da purificação espiritual.
Em todas as cerimônias, desde o batismo até os banhos de purificação, a água, por ser carreadora de microcristais e elementos metálicos, é capaz de causar uma alteração nos corpos físico e mental.
Mesmo após uma chuveirada rápida, podemos perceber o poder relaxante e estimulante que um banho pode acarretar. Se vinculado à ervas medicinais, óleos especiais e sais, as propriedades terapêuticas são conferidas e passadas à pele, causando um profundo bem estar e descanso.
Morno ou frio, o organismo recebe através das terminações nervosas periféricas a energia da água e transfere os estímulos ao sistema nervoso, que responde produzindo serotonina (antidepressiva), da mesma forma, as ervas e óleos são absorvidos pela pele e incorporados aos tecidos.
Hidroginástica e Hidroterapia
A hidroginástica é uma modalidade de exercícios físicos realizados em água (piscina) fria ou morna, tendo a qualidade e aumentar a força dos movimentos em um meio que suaviza o impacto. A água amortece os movimentos, criando uma oposição ao movimento, evitando contusões, que geralmente acontecem durante os exercícios.
Além da ação relaxante, o meio aquático obriga o ginasta realizar e movimentar praticamente todos os músculos. Outra ação importante da hidroginástica é a melhora da postura e do equilíbrio. Pessoas que são estabanadas ou aquelas que caem com facilidade, adquirem na prática da hidroginástica, mais força nas pernas além de um maior senso de equilíbrio.
A água morna ajuda no aspecto da dilatação dos vasos periféricos, levando mais oxigênio ás extremidades e músculos, sem contar o bem estar que ela oferece. Durante o inverno, a piscina de água morna tem lugar garantido.
Foi comprovado recentemente na Irlanda (Dublin) que pessoas deprimidas ou estressadas tiveram uma grande melhoria do perfil emocional depois de praticar, durante meses, a hidroginástica. Também pessoas com insônia, inseguras ou com problemas respiratórios tiveram uma melhora evidente após os exercícios em água.
Já a hidroterapia é uma modalidade de tratamento indicado em casos de anormalidades físicas ou emocionais, realizados na água, seja em banheiras, piscinas ou mar.
A fisioterapia exerce hoje importante papel na recuperação de lesões osteo-articulares e musculares, usando exercícios específicos em piscina. Todos os grandes times de futebol ou de outras modalidades esportivas, usam a hidroterapia para recuperação dos atletas contundidos.
Outra forma de hidroterapia é a talassoterapia que é realizada no mar. A água do mar possui sais minerais importantes, que acabam sendo absorvidos pela pele. Possui o inconveniente do excesso de exposição de sol e do ressecamento da pele causada pela presença de iodo contido na água do mar.
Praticando hidroginástica regularmente, poderemos manter a saúde em equilíbrio e a mente em harmonia.
Até a próxima.