O Assassino Silencioso (Silent Killer)

Um tanto quanto aterrorizante, os americanos denominaram Silent Killer (assassino silencioso) à hipertensão arterial, que na maioria das vezes existe sem apresentar sinais ou sintomas importantes, fazendo com que a pessoa fique passiva em relação à esta moléstia.
É a principal causa de infarte, derrame e doença grave dos rins, acometendo principalmente pessoas que são estressadas, fumam, abusam do álcool, comem sal em demasia e também filhos de pais hipertensos. Portanto, mais uma vez aparece o Estilo de Vida como o principal “vilão” da história. Mudar os hábitos torna-se imperativo para quem está na mira da hipertensão.
A nova visão da medicina é basicamente PREVENTIVA. Por desconhecimento e hábitos ocidentais arraigados ( já que nas Faculdades de Medicina, são enfocados basicamente aspectos relativos à doenças) temos no estilo de vida a principal “chave” de nossa saúde. Dra. Sra Krasilcic durante 6 meses acompanhou 88 pacientes hipertensos (leves ou moderados ) com pressão média de 160 x 100 mmHg em sua clínica, e após o tratamento preconizado, ficou evidenciado uma estrondosa vitória do tratamento não medicamentoso! Vejam a simplicidade do método. Perder peso, fazer exercícios regularmente e alterar a dieta, são fatores decisivos na redução dos níveis pressóricos. Além de evitar “possíveis” efeitos colaterais dos medicamentos como: caimbras, vertigens, impotência sexual, dores de cabeça, o tratamento devolveu ao paciente a auto confiança e um equilíbrio emocional notável.
Diabetes + Pressão Alta
Esta combinação deve ser acompanhada atentamente, já que os pacientes que passam por estes 2 processos simultaneamente, tem um risco 5 vezes maior de complicações. Se o paciente fuma, aí complica mais ainda. Todos sabemos dos malefícios do tabaco, que além de ser cancerígeno, é um forte aliado aos fatores de doenças circulatórias. Para controlar as taxas de glicose do sangue, uma boa medida é fazer exercícios físicos regularmente. Manter o peso ideal é outro aliado da saúde do diabético. Fazer controle médico periodicamente, para avaliar a possibilidade de alteração das dosagens dos medicamentos é uma medida imprescindível.
Uso do Alho
O alho contém um composto, a alicina, que possui propriedades anti-hipertensoras, antibióticas e emagrecedora. Mas atenção, o alho nunca deve ser cozinhado por muito tempo, já que o calor excessivo degrada o princípio ativo da substância e além disso, é bom ter cuidado com o sal dos temperos. Outra dica é comer banana prata ( rico em potássio que, junto com o sódio, comanda a entrada e a saída de água dos tecidos, evitando o acúmulo de líquidos (edema) e consequentemente a hipertensão. São hábitos simples como estes que podem estabilizar o organismo. Viram como é possível viver com saúde usando a “mãe natureza” como orientadora de nossos passos !
Até a próxima .