O azeite e a beleza

Sabemos do grande risco que os óleos (principalmente de origem animal) provocam à saúde .A dosagem do colesterol e triglicérides no sangue, de forma rotineira dá um perfil da saúde das artérias. Dessa forma o controle dietético se faz presente. Nada de gorduras animais, doces em abuso, massas e bebidas alcoólicas
Na Europa Portugal e Espanha são países que estatisticamente apresentam índices maios baixos de colesterolemia na população. Famoso por prevenir doenças do coração e até certos tipos de câncer, aparece uma figura muito querida nas “mesas européias” que é o azeite.
Além de ter ação anti-oxidante, evitando o envelhecimento precoce, o azeite é um alimento rico em vitaminas e ácido oléico, substância capaz de reconstruir tecidos em caso de cortes ou queimaduras.
Há milhares de anos atrás, as mulheres da região do mediterrâneo costumavam passar azeite de oliva no corpo todo com a finalidade de deixar a pele sedosa e macia. Sabemos que os conceitos milenares sempre trazem uma sabedoria muito grande.
O segredo da ação do azeite se encontra no poder umectante graças ao ácido oléico, que na realidade é a fração gordurosa do azeite. Esta fração é aquela que faz bem para as artérias, impedindo sua obstrução.
Semelhante às substâncias produzidas pelas glândulas produtoras de gordura, o azeite forma uma espécie de “filme ” sobre a pele, reduzindo a perda de líquidos corporais, que exalam para o ambiente. Desta forma mantém a pele hidratada e sedosa. A hidratação ocorre de forma natural sem ocorrer o excesso de oleosidade, que geralmente aparece quando usados óleos inadequados.
Devido ao baixo custo e sua ação livre de produtos químicos cáusticos, o óleo de oliva tem sido usado como componente essencial em cremes de beleza. Atualmente 3 empresas francesas, líderes em cosmetologia adotaram o azeite em suas formulações. Mas cuidado, apesar dos benefícios, existe uma possibilidade em desalinho: a formação de cravos e espinhas em peles muito oleosas. O tratamento é indicado basicamente para quem tem pele seca. Além dos cremes para pele, o azeite tem sido usado em massagens corporais, devido ao deslizamento e propriedades já citadas, xampus e sabonetes.

Receita para pele seca
1 Xícara de argila em pó
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de Água mineral
1 colher de suco de tomate
Misturar bem até fazer uma pasta. Passar no rosto (após limpo) uma camada fina. Deixar secar durante 40 minutos. Remover a argila e lavar o rosto com chá de camomila. A pele ficará sedosa e com vitalidade durante toda a semana.

Vamos ao Festival
Será realizado dia 8 de setembro de 2001 na sede do IMMI em Caeté ,o 1º Festival de Arte e Cultura Indiana, que reunirá pessoas de várias localidades (SP, RJ e ES e MG), devido ao interesse na mística e rica cultura oriental.
No programa constam palestras cujos temas versarão sobre Yoga, medicina Ayurvédica, arte, filmes, montagem de um museu sobre a história e mitologia. Além destes atrativos, teremos um festival de música clássica indiana com a presença da cantora indiana Ratna Bali e grupos artísticos de danças milenares odissi e kathaki.
Um dos pontos altos deste encontro, ficará por conta da comida típica indiana, cujos temperos tornaram a Índia conhecida em todo o mundo, devido ao delicioso sabor e a capacidade de equilíbrio da saúde.
Você que é ligado na cultura oriental ou mesmo em busca de uma vida em equilíbrio, não pode perder. Gostaríamos de alertar a necessidade de adquirir os convites antecipadamente.
Até a próxima.