O Controle do peso antes dos 40 anos

Por que após os 40 anos as pessoas engordam e têm dificuldade em emagrecer? Esta é uma queixa quase que invariável durante as consultas, principalmente das mulheres que padecem mais que os homens, quando o assunto é emagrecimento.
Realmente as mulheres têm mais dificuldade de emagrecer do que os homens, devido a constituição muscular e à questão hormonal. Além disso, temos que observar que as pessoas após os 40 anos têm a tendência à acomodação dos hábitos físicos e iniciam o a cultivo do hábito de bons gourmets.
A principal causa deste aumento da massa gordurosa, tanto nos homens quanto mulheres, é devido a queda da taxa metabólica ao envelhecer. Isso significa que o corpo gasta menos energia para se manter funcionando aos 40 anos do que aos 20 anos. Nesse aspecto as mulheres ficam em desvantagem. É que elas têm, naturalmente, menos massa magra (músculos, ossos e vísceras) e mais tecido adiposo, e daí para aumentar este tecido gorduroso é um pulo.
A sorte delas é que o estrogênio estimula o acúmulo de gordura nos quadris, dando-lhes o formato de pêra. Já a testosterona (hormônio masculino) leva os homens a depositarem gordura na região abdominal – a famosa “barriga de chope”, cientificamente estudada e comprovada a sua relação com as doenças do coração. Mas, por volta dos 45 anos, elas perdem essa vantagem: com a diminuição dos níveis de estrogênio, a proporção da testosterona no organismo feminino sobe.
O resultado é o surgimento da gordura abdominal. Extremamente prejudicial, ela eleva o risco de doenças cardiovasculares, de hipertensão e de diabetes. Mas, para queimar a gordura, é preciso comer menos e se exercitar mais, algo nem sempre fácil para mulheres em meio a um turbilhão emocional. Dos 41 aos 55 anos, as mulheres passam por uma transição hormonal, e algumas podem ser mais vulneráveis a essa fase.
A Obesidade atrai outras doenças
As mudanças dessa faixa etária também podem ser acompanhadas por uma doença: o hipotireoidismo. O problema costuma afetar mulheres e surgir após os 40 anos. No Brasil, suspeita-se que parte dos casos esteja ligada ao excesso de iodo no sal entre 1998 e 2003. O hipotireoidismo é associado à piora da hipertensão, ao aumento da glicemia e à fraqueza muscular. Ele também diminui o metabolismo. O problema é irreversível, mas pode ser tratado com reposição hormonal específica. Na ausência de doença, a melhor estratégia para manter o peso é adotar hábitos saudáveis o quanto antes.
Quem tem tendência a doenças crônicas deve se cuidar o mais cedo possível. Antes da menopausa, os resultados são obtidos mais rapidamente . Quem se alimentar de forma saudável, não ceder ao marketing de alimentos industrializados e reservar tempo para a atividade física dificilmente terá problemas. Este é um conselho mais que oferecido pelos médicos àqueles que queixam estar engordando e não conseguem emagrecer. Isto eu acredito que todo mundo saiba, mas conseguir mudar os hábitos consiste o grande desafio….
Até a próxima.