O poder curativo da água

Desde os tempos mais remotos, os seres humanos têm recorrido aos banhos em suas diferentes formas como meio de tratamento natural de várias doenças. Em seus escritos, Hipócrates já fazia menção dos banhos de ervas para problemas mentais, reumáticos e também visando o rejuvenescimento.
Na Roma antiga, cujas ruínas fazem testemunhar o legado deixado pelos povos antigos, existem estações termais, construídas com a finalidade terapêutica. Da mesma forma, os índios da América Central e do Norte, também usavam os banhos curativos como terapêutica natural e os resultados foram guardados em desenhos impressos nas paredes de pedras astecas. Mas afinal, o que contém de milagroso neste líquido precioso, chamada água?
A água é um elemento da natureza que simboliza a versatilidade da vida. É o único elemento que pode se transmutar nos estados líquido, gasoso e sólido. Devido ao poder mágico de ser pura e depuradora, a água é considerada um removedor de energias causadoras dos bloqueios e também da purificação espiritual.
Em todas as cerimônias, desde o batismo até os banhos de purificação, a água, por conter microcristais e sais minerais, torna-se capaz de causar alteração na eletricidade do corpo e na nutrição da pele. Mesmo após uma chuveirada rápida, podemos perceber o poder relaxante e estimulante que um banho pode acarretar. Se vinculado à ervas medicinais, óleos especiais e sais, as propriedades terapêuticas são conferidas e absorvidas pela pele, causando um profundo bem estar e descanso.
Morno ou frio, o organismo recebe através das terminações nervosas periféricas a energia da água e transfere os estímulos ao sistema nervoso, que responde produzindo serotonina (anti-depressiva). Da mesma forma, as ervas e óleos são absorvidos pela pele e incorporados aos tecidos.
Quais as Substâncias que podem ser vinculadas aos banhos?
Vinho – É estimulante e esfoliante. Remove as células velhas, e dá vitalidade ao espírito. “In vino veritas”. Mistura-se 5 litros de vinho para 100 litros de água.
Aroma de Flor – Em banhos de imersão, elas provocam um efeito especial. O ideal é optar pelas flores frescas. Para reforçar o efeito relaxante, a temperatura da água deve ser de 34º. Indicada contra Insônia e depressão.
Poder dos óleos – Optar por banhos à base de óleos é uma excelente opção para quem quer obter resultados rápidos. Os óleos são substâncias aromáticas naturais com propriedades específicas contra cansaço e estresse. O óleo de amêndoa e de semente de uva são ótimos anti-estressantes.
Ervas refrescantes ? Em época de calor, um banho de folhas de hortelã, eucalipto ou menta podem ser muito refrescantes. O ideal é fazer uma infusão na própria banheira, com folhas em água quente, e esperar esfriar. Em época de frio, se quiser, misture as folhas de alecrim e mostarda com óleos essenciais que darão uma sensação de confortante de calor.
Azeite ou Leite – Esses dois elementos, muito usados na cozinha, também podem ser aplicados em seu banho. Ambos hidratam a pele, além de provocar o relaxamento. Na Grécia antiga eram usados como rejuvenescedores.
Magia dos sais – Normalmente, o aroma dos sais segue as mesmas propriedades dos óleos essenciais, sendo desta forma relaxantes e ótimos para acabar com o mau humor.
Banho afrodisíaco – Existem substâncias que possuem capacidade de aquecer os tecidos e com isso podem excitar a libido. Um bom exemplo é o uso de canela, azeite de dendê, e ylang ylang (flor da Indonésia), encontrada em essência, e adicionadas à água morna.
Espero que você tenha a oportunidade de experimentar algum destes deliciosos banhos.
Até a próxima.