Porque estou deprimida?

Outro dia em meu consultório, atendi uma senhora que relatava estar muito deprimida. Uma senhora de 45 anos que trabalhava no comércio no setor de roupas para senhoras. No primeiro instante me pareceu desesperada, queria que eu receitasse “algum” antidepressivo para sua angustia.
Sua aparência era pálida e mostrava o rosto levemente inchado ou edemaciado, como queiram.. Insistente, dizia que há dois meses se encontrava muito abatida e sem vontade de fazer as obrigações diárias. Inicialmente, eu disse a ela que teria que investigar um pouco sobre sua queixa, aproveitando, perguntei a ela se teria observado algum outro sintoma ou mudança em seu corpo, além da depressão.
Com um olhar triste e encovado, ela me respondeu: Estou sentindo também um cansaço extremo e de duração prolongada além de fraqueza muscular, intestino preso e pra atrapalhar… engordei seis quilos nesse tempo. Também… tem mais uma… perdi o interesse por sexo. Quando meu marido me procura, fico com nojo dele, coisa que nunca aconteceu comigo. Até pouco tempo atrás, eu o procurava bem mais que ele. Sexo pra mim é sacrifício.. tenho horror! Pra completar, venho observando que os ciclos menstruais estão mais volumosos e demorando mais a terminar. Ah… já ia me esquecendo, minha pele está muito ressecada e a boca, seca.
Perguntei a ela se gostava do frio, e ela me respondeu que ultimamente não tolerava o tempo frio. Depois de reunir todos esses dados, conclui que esta mudança de comportamento orgânico, poderia ser devido a alguma alteração na tireóide. Possivelmente um hipotireoidismo. Diante de um diagnóstico todo paciente se pergunta: Onde foi que errei??? Por que aparece este distúrbio???
– O hipotireoidismo acontece mais freqüentemente devido a algum comprometimento ou alguma doença que cause inchaço na glândula tireóide, radiação para hipertireoidismo, tumor e se for acometido por algum vírus ou uma bactéria que tenha infectado a tireóide e os processos chamados: Autoimune. Não podemos esquecer da questão genética, que traz a doença de nossos pais, sem que façamos extravagâncias ou excessos para ela aparecer. É da natureza da pessoa.
Como é que vamos saber se tenho ou não tenho esta doença?
Através de exames sanguíneos para medir os hormônios que seu corpo está produzindo.
– Doutor, como é feito o tratamento?
Caso tenha hipotireoidismo, você terá que usar medicamentos à base de hormônio tireoideano em forma de comprimidos, que substituirá o hormônio que o corpo normalmente produziria. Após tomar os comprimidos de hormônio por aproximadamente uma semana, é provável que sinta alguma melhora. Você será submetida a novos exames de sangue para certificar-se de que estar tomando quantidades adequadas de hormônio. Após alguns meses, não deverá ter mais sinais da doença. Tomar seus comprimidos de hormônio é uma maneira simples e barata de manter uma vida saudável. E não se esqueça: Tomar seus comprimidos todos os dias e checar seus hormônios periodicamente. Desta maneira, você ficará livre da depressão e destes sintomas desagradáveis que você relatou. E tem mais, o peso que você adquiriu, irá reduzir.
Os sintomas vêm nos mostrar que alguma coisa anda errado em nosso organismo. Desta forma, a depressão que você queria derrotar com os antidepressivos, será eliminada com uso de hormônios tireoidianos.
-Doutor, existe algum tratamento natural para o hipotireoidismo? Sim, existe. A acupuntura, nos estágios iniciais e a observação da saúde da coluna cervical, poderão evitar que a tireóide pare de funcionar. Os desvios da coluna cervical poderão causar muitas doenças, que são tratadas com a correção postural, e não como muitos pensam, somente com medicamentos.
Então, fique tranqüila porque hipotireoidismo tem tratamento e você em pouco tempo estará bem novamente
Até a próxima.