Quando as mulheres se oferecem…

O poeta Vinícius de Morais declinou junto com Tom Jobim versos dedicados à beleza feminina em várias composições, que ficaram famosas em todo o mundo. Um bom exemplo é a música “Garota de Ipanema”. A música exalta uma mulher possuidora de um corpo “batizado” pelos homens de “Violão”, cheio de curvas e saliências, emoldurado por um andar lindo e faceiro…
Mas por que este corpo cheio de sinuosidades é o símbolo da sexualidade? Por que uma mulher quando começa a envelhecer vai perdendo as formas e reentrâncias esculturais? Bem, toda esta plenitude é dada pelos hormônios femininos.
Para entender melhor é só observar as meninas com a idade de 10 anos. Geralmente apresentam um corpinho todo desconjuntado, ?barrigudinhas?, apresentando pouco quadril e ausência de seios. Quando por volta dos treze anos, um hormônio chamado estrogênio começa a ser produzido, então as formas físicas e emocionais da mulher começam a ficarem definidas. Os homens passam a ser atraídos de uma forma natural, devido principalmente à ação desse hormônio feminino que atua não só na formação de um belo corpo, como também na ação do envolvimento sexual.
Só para vocês entenderem a importância dos hormônios na sexualidade e na atitude inconsciente da procriação, este tema inspirou os cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, a desenvolver uma pesquisa mostrando a importância do estrogênio na geração do apetite sexual e na procriação.
Trabalharam com um grupo de 30 mulheres com idades entre 18 e 37 anos. Eles colocaram observadores homens, em duas situações, uma das quais, as mulheres estavam perto do período de ovulação e conseqüentemente mais férteis, e outra quando as mulheres passavam por um período de baixa fertilidade no ciclo menstrual. Sem saber do período fértil, alguns observadores tentaram decidir qual etapa observada, elas estariam mais atraentes. Após um mês de observação, os voluntários escolheram as mulheres no período de fertilidade como estando “mais atraentes” que as outras fases em que as mesmas mulheres se encontravam em época de baixa concentração de estrogênio no sangue.
Os pesquisadores observaram que o “olhar fatal” e as poses desinibidas, eram bem evidentes durante o período fértil. Embora não deem as mesmas pistas físicas evidentes que outras fêmeas do reino animal de que estão ovulando, esta é a primeira evidência de que as mulheres anunciam abertamente, ainda que de outra forma, sua fertilidade.
Um fato curioso também intrigou os cientistas: todas as voluntárias afirmaram estarem comprometidas com parceiros. Mesmo assim, se mostraram mais atraentes para todos os observadores. Uma possível resposta seria o impulso inconsciente da perpetuação das espécies, que faz com que as mulheres durante período de alta fertilidade sintam-se atraídas por homens que não são seus parceiros fixos.
Bem… Acreditamos que isso possa realmente acontecer e o aforisma: “A carne é fraca e os hormônios são fortes”, passa a ser melhor entendido. Bem…isto acontecerá quando não tiver sido estabelecida uma relação afetiva comprometida com a parceira, então, esta condição poderá ser exercida. Desta forma, nada melhor que deixarmos a natureza exercer sua sabedoria, mas fazendo com que nossa vontade esteja ao lado da razão e que a razão seja definida pela atitude de sabermos decidir.
Até a próxima.