Daniele Vilela Cardoso Leite

A Essência da Meditação

Daniele Vilela Cardoso Leite*

A meditação consiste nas paradas das ondas mentais. Mas como assim? Poderiam se perguntar vários leitores. As repostas emergem de grandes nomes da história da humanidade. Segundo o filósofo, astrônomo e matemático Pitágoras: “para meditar com proveito é preciso, na verdade, que a atenção não seja dispensada pelo ruído e pela agitação. A voz da sabedoria só pode ser ouvida na calma e no recolhimento”.
Para Mahatma Gandhi, líder político e espiritual da Índia: “antes que o homem possa ouvir a Voz interna, tem que passar por um longo e árduo tirocínio de aprendizagem: e, quando a Voz fala, desaparece qualquer dúvida”. Nas palavras do escritor, dramaturgo, crítico literário Oscar Wilde, : “escuta-me, ó homem! Tens tudo dentro de ti próprio. No mais íntimo do teu ser residem faculdades que Deus te deu para que te sirvas delas”. Disse Albert Einstein: “penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – eis que a verdade se me revela”.
Martin Claret, empresário, editor e jornalista: “a verdadeira meditação Alfa-M, é um estado dinâmico de não mente. É a perfeita unificação da parte com o todo, do vivo com a vida, do finito com o infinito”. Para James Allen: “à medida que conseguirdes dominar os vossos impulsos e pensamentos, percebereis no vosso interior uma força silenciosa, que ali se vai desenvolvendo, e sentireis tranqüilidade e vigor que não vos abandonarão jamais.”
Por fim, Mário Schenberg diz: “O homem precisa saber que ele tem em si mesmo, a capacidade de descobrir, sem revelação de ordem sobrenatural, os meios de realizar as exigências de Paz e Amor”. Talvez esteja faltando ao mundo moderno o aprendizado de que as respostas estão “DENTRO”.
Estamos presenciando frequentes absurdos, explosões de violências. Mas quais os valores estão sendo ensinados às novas gerações? Sobrevivam! Ganhem dinheiro! O dinheiro passa a não ser conseqüência e sim a causa de tudo. Essa é uma cultura que vem ganhando mais intensidade a cada época, pela força de consumir e adquirir, e ter que ter…. Todo esse contexto distancia o ser humano cada vez mais da essência verdadeira que está dentro dele. Ele é ensinado a olhar apenas para fora. Para o mundo, não para dentro de si, onde estão os verdadeiros ensinamentos, e a saída para tanta violência.
Não há problema em adquirir os bens, em manter um bom nível de vida, condição de acesso à educação, à saúde, ao lazer, etc. O problema não é o progresso, e sim quando verdadeiras vocações profissionais são colocadas em segundo plano favorecendo as profissões mais rentáveis, e inúmeros são os exemplos similares a esse. A questão é quando o mundo interno é abafado e desconsiderado em nome do mundo externo. O equilíbrio entre os dois é o caminho. O mundo está um lugar violento e todos se perguntam: “O que está acontecendo?” Mas as respostas estão aí, dadas por grandes nomes da história da humanidade…

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.