Daniele Vilela Cardoso Leite

A Fase da Menopausa

Daniele Vilela Cardoso Leite*

Nosso artigo de hoje convida à reflexão sobre uma fase em que a mulher vivencia variadas mudanças. Estudiosa do assunto, Dinah Rodrigues, Psicóloga e Professora de Yoga, escreveu o livro “Yoga Terapia Hormonal para Menopausa”. Ela criou técnicas específicas para trabalhar as mulheres nessa etapa da vida. Nosso artigo se baseará em partes interessantes do livro citado. A menopausa é uma época em que várias e expressivas transformações ocorrem no corpo e na vida da mulher (no homem o período correspondente é a andropausa, mas que acontece logicamente de forma diferente da mulher).
Nas palavras de Dinah Rodrigues “ a menopausa é uma época de mudanças fisiológicas e emocionais que requer cuidados especiais. Da mesma forma que cuidamos de um adolescente em fase de crescimento, dando-lhe uma alimentação certa, orientando para que durma tantas horas por dia, estude, divirta-se e pratique algum esporte, assim também a mulher em climatério deve criar as condições necessárias para equilibrar seu organismo nessa fase de adaptação para continuar com saúde e vitalidade.
A menopausa pode ser uma passagem tranquila e sem problemas. Vejamos o que acontece: A menopausa, por meio de mudanças metabólicas, pode modificar as nutricionais do organismo, causar aumento de peso e perda de massa muscular e óssea. Sintomas como instabilidade emocional, desânimo, apatia e depressão e, por outro lado, mau humor, angústia, crises de estresse e pânico são freqüentes na menopausa, causando sofrimento e chegando a abalar a saúde. O acompanhamento médico é, portanto, indispensável para uma avaliação periódica de nossa saúde nessa fase. Além disso, a menopausa acontece numa época emocionalmente difícil.
Geralmente ela coincide com a época em que os filhos tornam-se mais independentes, vão estudar ou trabalhar em outra cidade, e o casal, que antes unia forças para manter a família e orientá-la já não é mais solicitado. Surge então, principalmente para a mulher, um grande vazio, uma falta de finalidade e até um sentimento de rejeição. É a Síndrome do Ninho Vazio que, em que pessoas emocionalmente mais frágeis, pode levar à depressão. “ Existem variações na intensidade das transformações advindas da menopausa, algumas são mais severas, outras mais brandas.
Uma questão polêmica é o tratamento à base de hormônios. “Tomar ou não hormônios depende da gravidade do estado de cada uma , mas também de uma opção individual. Há outros tratamentos que podem também ser muito eficazes. O importante é destinar um olhar atento à fase e procurar profissionais adequados (Médicos Alopatas, Homeopatas, Medicina Ayurveda, Fitoterápica, etc., além de outros tratamentos como Yoga Terapia Hormonal, Acupuntura, e a tradicional Psicologia). O primeiro passo é aceitar a fase e saber que existem vantagens que podem ser exploradas também é algo a ser considerado. Por exemplo, essa uma fase em que a mulher possui mais tempo para cuidar de si, pode fazer caminhadas, participar de grupos, fazer coisas que sempre quis, mas nunca teve tempo e oportunidade. Pode estudar, ler, relax mais. Já possui mais maturidade e sabedoria para conseguir aproveitar as belezas da natureza, e outras que apenas a maturidade proporciona uma percepção melhor.
Iniciaremos em agosto, no Núcleo de Yoga Sat Sanga (dirigido pela Mestre Maria Cândida) aulas de Yoga Terapia Hormonal para Menopausa. As aulas também podem ser frequentadas por pessoas com problemas de TPM e infertilidade. As interessadas podem fazer contato pelo telefone 3651-1908. As aulas serão ministradas por mim, Daniele, e será um prazer receber as pessoas que buscam crescimento, evolução, melhorias contínuas em suas vidas.

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.