Daniele Vilela Cardoso Leite*
“Muitas vezes você deve ter-se perguntado: por que algumas pessoas são felizes e outras desgraçadas? Por que alguns têm sucesso na vida e outros vivem e morrem marginalizados? ”
É com este parágrafo que o Padre Lauro Trevisan inicia o seu livro “O Poder Infinito de Sua Mente”, que apenas com seu título já nos deixa uma especial mensagem. “Você já se perguntou por que existem pessoas alegres e despreocupadas, quando milhões de outras são deprimidas e atormentadas por neuroses e medos? “. continua ele, e diz: “Talvez você faça parte deste último grupo.
Um dia um senhor veio se queixar de que sua vida estava na pior. Tudo dava errado. Perguntei-lhe o que estava fazendo para melhorá-la e qual era a sua meta desejada, bem como onde pretendia chegar. Ele não soube dizer. Não sabia o que queria. E se queixava. Se você toma um táxi e não diz ao motorista para onde deseja ir, ele não poderá levá-lo a lugar algum, não é mesmo?
Na verdade, se a vida se apresenta ao seu pensamento como algo agradável, cheio de belas surpresas, você dirá que a vida é uma boa. Se você pensa que a vida, para ser boa, deve lhe trazer um certo benefício que você não conseguiu alcançar, você dirá que a vida é uma frustração. Se você só enxerga na vida os outros subindo e você descendo, afirmará que a vida é uma injustiça cruel. Se você acorda sempre disposto, saudável, confiante na sua boa estrela, dirá que a vida é uma irradiação de felicidade. Se vive um grande amor, dirá que a vida é um amor. Se consegue chegar onde deseja, para você a vida é um sucesso permanente.
Veja você, a vida é uma projeção de sua mente. Mais do que isso: a sua vida é o resultado dos seus pensamentos. Há uma lei mental que é assim enunciada: o semelhante atraí o semente. Isto quer dizer que o pensamento atrai a realidade de seu conteúdo.
A partir desta verdade, você estará se dando conta de que pensamentos de fracasso atraem o fracasso, pensamentos de sucesso atraem o sucesso, pensamentos de amor atraem o amor, pensamentos de ciúme atraem o conteúdo do ciúme e assim por diante. Não existe acaso, má sorte, azar; é a soma dos seus pensamentos diários que leva você a esses resultados.
Engate seu vagão numa estrela. Suba alto. Pense grande. Acredite que o sucesso é seu parceiro inseparável. Mantenha seus pensamentos acesos pelo entusiasmo e ligados nas boas coisas da vida. Siga em frente, com a certeza de que, a cada dia, está progredindo sempre mais e mais. O que importa é o padrão de imagem que você criou na sua mente aqui e agora. Grandes homens começaram como você, mas se tornaram grandes porque alimentaram permanentemente grandes pensamentos, grandes metas. Alexandre Magno e Napoleão Bonaparte idealizaram grandes conquistas; Benjamin Franklin imaginou a captura do raio através da eletricidade para provar que a eletricidade e o raio tem a mesma força; foi o pensamento persistente de Santos Dumont que gerou o invento do aeroplano, entre tantos outros.
Você também tem uma bomba atômica na sua mente. Poderá deixá-la adormecida para sempre; poderá fazê-la explodir, destruindo e destruindo-se; ou, então, poderá usá-la como usina propulsora dos seus ideais e dos seus desejos saudáveis”.
Essas são sábias palavras do Lauro Trevisan, que desejei partilhar com você, leitor.
Ter fé é acreditar que a imagem colocada na mente se torna realizada física. E que no íntimo de cada indivíduo existe um Poder Infinito, que tudo alcança.
*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.