Daniele Vilela Cardoso Leite

Agora é hora de ser feliz

Daniele Vilela Cardoso Leite*

A hora para buscar a felicidade é agora. Este é o momento para um pai, que não colocou limites em seu filho, colocá-lo agora. Mesmo que o filho já não seja mais uma criança. Através do diálogo e das normas, mesmo que aparentemente o filho não compreenda, é possível provocar uma mudança.
Aos fumantes, não é tarde para parar, mesmo depois de ter fumado durante anos seguidos. Assim como um rio poluído pode ser resgatado com técnica e tempo, assim também o é o pulmão. Embora seja complexo reduzir algumas estruturas comprometidas, o sistema circulatório reage imediatamente a uma mudança de hábitos. Cada dia de vida oportuniza o recomeço, a reconstrução, a mudança.
Mesmo os hábitos mais arraigados podem se transformar. Mesmo as situações mais difíceis acabam por exaurir-se, pois tudo passa, tudo se transforma. Segundo Lavoisier, esta é a lei da natureza. E se é da natureza, certamente é nossa também. O xamanismo se baseia nessa filosofia. Todos os ensinamentos que o homem precisa, segundo os xamãs, estão na natureza. Só o contato com ela já é transformador.
Xamã é um índio sábio, que dedica sua vida para promover a cura física, emocional e espiritual por intermédio, através e a partir da natureza.
Desejamos ser felizes e para isso é preciso cultivarmos a esperança na vida e o perdão no coração. É assim que nossa caminhada neste planeta se torna leve e feliz. “A esperança nos diz que as incertezas e medos não duram sempre”. A esperança, aliada à vontade de melhorar, impulsionam o homem a se desenvolver.
O perdão também é essencial, pois guardar mágoa e ressentimento causa doenças e é uma forma de alimentar o sofrimento e a dor.
É interessante observarmos que as religiões, os mitos (que são as histórias primordiais que os homens utilizaram como alicerce que rege a vida humana), apesar de serem variados, de existirem várias religiões, mitos e formas de crer diferentes, no fundo, todos falam basicamente as mesmas coisas, só que com linguagens diferentes. Pregam a esperança, o perdão, a fé na vida, no recomeço.
É necessário termos dentro do coração a sabedoria que a hora de ser feliz é agora. Pregarmos internamente que o momento presente é o adequado para cultivarmos a esperança, o perdão, a fé, o amor. Independente de qualquer circunstância. No livro “A Essência da Felicidade”, grandes personalidades mundiais dão depoimentos do que os fazem felizes, e todos pregam, cada um à sua maneira, que são esses valores internos bem alimentados, que garantem uma boa vida. O resto é consequência. O externo projeto o interno. E ambos são importantes e essenciais. Se completam, o mundo material, concreto, externo, e o mundo abstrato, subjetivo, interno.
Presenciamos acontecer no mundo e em nossa cidade, pessoas que infelizmente, em um momento de desespero, perdem por completo a esperança e tiram suas próprias vidas. É preciso cultivarmos a cada manhã o sentimento de esperança. É preciso alimentarmos dentro de nós este sentimento, e os indivíduos que conseguem, além de alimentar em si mesmas, contagiar os outros e o mundo com essa energia, são as pessoas que consideramos agradáveis, simpáticas, inteligentes. A inteligência emocional vem desses alimentos. Assim como o corpo precisa de alimento, também as emoções precisam. Se nos intoxicamos com pensamentos negativos, eles tomam conta, e a situação é tão grave que pode culminar em acontecimentos extremos como o auto-extermínio.
Se o indivíduo sozinho não consegue produzir esse alimento interno, é preciso buscar ajuda. Para isso existe a Psicologia, existem as amizades, as religiões, os canais que podem auxiliar neste processo. Na verdade, precisamos uns dos outros o tempo todo. Citei alguns canais entre tantos outros…
Airton Senna disse certa vez: “Preservo meus valores. Eles são o meu alicerce. Mexer no meu alicerce é um risco que não quero correr. Sou feliz assim. Ele, que corria literalmente riscos a cada prova, não queria correr o risco de produzir alimentos indigestos à sua alma.
A hora de ser feliz é agora.
Que a Força do Bem nos dê discernimento para trilharmos o caminho da vida com esta consciência e esse propósito

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

Comments (0)
Add Comment