Daniele Vilela Cardoso Leite

Ajuda Contra as Drogas no Amor-Exigente

Daniele Vilela Cardoso Leite*

Há grande desinformação e desorientação nas famílias de dependentes de drogas quando concluem precisarem de ajuda. As próprias vítimas da droga ficam desnorteadas quando admitem que precisam de algum tipo de auxílio, pois além da dificuldade deste momento, não sabem onde procurar este apoio.
Em nossa cidade um dos caminhos é o Grupo Amor-Exigente. Muitos são os que não conhecem e não sabem da sua existência. Por isso, solicitei à coordenadora voluntária responsável pelo grupo em Caeté, a Psicóloga Cida Lima, que falasse sobre o trabalho desenvolvido em nossa cidade.
Quando, onde e porque surgiu o Amor-Exigente (AE)? Na década de 70, nos Estados Unidos, através de David e Phyllis York, um casal de psicólogos, no intuito de retirar suas filhas do abusivo mundo das drogas.
Quem trouxe o movimento para o Brasil? O jesuíta, texano, Padre Haroldo J. Rahn, na década de 80.O movimento é de caráter profundamente espiritual, pluralista, ecumênico, sendo que não trata de nenhuma religião específica.
O que é Amor-Exigente? O “Amor-Exigente” é essencialmente um novo enfoque para um verdadeiro e comprovado conceito de educação. É uma proposta comportamental destinada à paz para orientar na solução de problemas em família, na escola e na sociedade.
Como funciona o Amor-Exigente? Os doze princípios do Amor-Exigente são trabalhados em grupo. As reuniões acontecem semanalmente. Cada membro do grupo expõe o desafio ou a crise ocorrido na semana. O abuso de drogas lícitas ou ilícitas atacam física e mentalmente os jovens e muitos adultos imaturos. Na maioria das vezes, os pais só descobrem que seus filhos usam drogas quando já estão a caminho da dependência.
Cite algumas dicas sobre Amor-Exigente: 1)- É principalmente um programa de prevenção. 2)- Mostra como corrigir o que não está bem na família. 3)- Está “ligado” aos centros e fazendas de recuperação. 4)- Fala: “Eu te amo mas não aceito as coisas que você faz de errado”. 5)- Em AE agimos como se tudo dependesse de nós, mas certos de que tudo depende de Deus.
Fale sobre o lançamento da Agenda 21 do AE: Em Goiânia foi lançado durante o 5º Congresso Nacional de AE pela Federação Brasileira. Em Caeté, em outubro passado, onde conclamamos aos voluntários e parceiros a reivindicarem o cumprimento das leis que restringem a venda e uso de álcool e tabaco a menores, dentre outras.
O que é preciso fazer para frequentar as reuniões do AE e onde funcionam? Querer ir e ir! Há um ditado popular “Se o apartamento do seu vizinho está em chamas, cuidado com o seu! ” O grupo “Paz em Família” AE de Caeté funciona na Associação Comunitária do Córrego Machado, às 3ª feiras, de 19 às 21 horas. Nossa próxima reunião ordinária será a de número 197.
Uma frase final: “Sim, vale a pena viver e trabalhar no movimento Amor-Exigente! Coragem! Dá certo! Caminhemos cada vez melhor…

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

Comments (0)
Add Comment