Daniele Vilela Cardoso Leite

Apae Caeté

Daniele Vilela Cardoso Leite*

Projeto: “Relações Afetivas – Sexualidade e Responsabilidade”
A transição da infância para adolescência traz implicações significativas ao indivíduo, sua família e o meio em que convive. Sejam indivíduos portadores de necessidades especiais ou não, a adolescência é complexa, implica em mudanças hormonais e de caráter emocional.
Atualmente é desenvolvido na Apae Caeté o Projeto ?Relações Afetivas – Sexualidade e Responsabilidade?, destinado a jovens cuidadosamente selecionados de acordo com a demanda existente. É necessário, nessa etapa de vida, orientações e apoio ao jovem e seus familiares. ?O jovem com necessidades especiais, como qualquer jovem, passa por transformações que vão desde alterações no corpo até modificações emocionais e sociais. É importante que os adultos orientem, respondam às perguntas de modo esclarecedor, adequado ao nível de compreensão. Alguns jovens com necessidades especiais precisam de mais explicações e atenções para compreenderem o que é socialmente aceito e o que não é. É preciso orientação sobre a gravidez, como ocorre e suas implicações, assim como as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos. É também necessário alertar sobre indivíduos mal intencionados, pois podem ocorrer abusos sexuais se o indivíduo se mostra indefeso, inocente, desinformado. É correto auxiliar e apoiar os jovens com necessidades especiais para que possam lidar de forma responsável com sua sexualidade e associá-la a respeito, responsabilidade e afetividade. Importante também é esclarecer aos pais sobre as mudanças ocorridas nessa etapa da vida, assim como ajudá-los no esclarecimento de dúvidas relativas ao tema proposto. Não é adequado falar sobre tal assunto com crianças, adolescentes e adultos quando não houver demanda para isso. Portanto, a seleção dos participantes do Projeto é essencial para que o trabalho seja bem sucedido.
No último dia 15 (junho/2009), os alunos puderam esclarecer dúvidas e receber orientações adequadas e importantes do Médico Ginecologista Dr. Gabriel Ferreira Neto, que trabalhou em primeiro momento os alunos e em seguida os pais. Foi extremamente produtivo e importante. Na próxima quinta-feira o Posto de Saúde Ametista, na pessoa da Coordenadora Fátima, estará presente para explicar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos. No dia 19 desse mês, sexta-feira, aconteceu na instituição a ?Festa da Família? com muita música, excelente apresentação do Coral Vilela, lindos números artísticos preparados cuidadosamente pelos professores de cada turma. A organização do evento foi realizada com todo zelo pelos profissionais da Apae. É admirável como é um local de afetividade altamente desenvolvida. Um exemplo de esperanças e alegrias!!!

Pessoas com necessidades especiais ou não podem desejar e precisar de: “- Um amigo: alguém com quem falar, com quem compartilhar coisas importantes; – Certa dose de calor: alguém para tocar e que através de um gesto diga ?gosto de você?; – Aprovação: alguma mensagem de outras pessoas que lhe digam algo como ?você é legal?; – Afeição: amor e um sentimento de que são amados – Dignidade: alguma comunicação por parte de terceiros dizendo que são pessoas de valor – Formas de ?vazão social?: a fim de evitar a solidão; – Satisfação sexual: a necessidade biológica de contato sexual e estimulação”.

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.