Daniele Vilela Cardoso Leite*
Reconhecido e valorizado, o filme “O Segredo” traz como enredo a postura das pessoas que dão certo na vida. Pessoas de sucesso, inteligentes, bem sucedidas, realizadas. O filme apresenta, em forma de relato, de onde vem esse sucesso. Não só através do testemunho de cidadãos comuns, como também do pensamento de grandes gênios da história da humanidade.
Em linguagem muito simples, são exploradas a visão de Platão, Shakespeare, Newton, Hugo, Beethoven, Lincoln, Emerson, Thomas Edison, Einsten, Jung, entre outros. Ao associar o ponto de vista de todas essas personalidades, o filme une psicologia e física quântica, mostrando que pensamento é energia e cria campo magnético. Explora-se a “Lei de Atração”. Você atrai o que emana. Essa Lei possui um profundo poder. Se focar seu pensamento em problemas, atrairá mais problemas. Se focar em soluções, atrairá as soluções.
Se não tem dinheiro pense que o conquista cada vez mais, e não que é pobre. Só 1% da população mundial detém 96% da riqueza do mundo. Eles conhecem ?O Segredo?. Muitos sabem que “pensamentos tornam-se coisas” e que todo ser humano é um imenso ímã. Tudo é energia. E todos os gênios citados anteriormente já detinham essa informação, esse conhecimento. Quem o coloca em prática muda sua vida e contribui energeticamente com o planeta. Mas é preciso considerar que pensamento e sentimento estão interligados.
Controlar o pensamento é algo que depende e está associado ao sentimento. Entra aí o sistema de orientação emocional. Serão seus sentimentos e emoções, e o sistema de orientação emocional que ajudarão você a entender o que está pensando e sentindo. Ao perceber seus sentimentos você poderá reorganizá-los através da educação do pensamento e focar aí. Por exemplo, “eu amo e sou amado”, “eu tenho riquezas e dinheiro” etc. Mesmo que ainda não seja assim em sua vida concreta, sinta e acredite, e as transformações virão, assim como vieram para os personagens do filme, que relataram suas experiências.
É uma questão de educação mental. Tire o foco do que você não quer e transfira para o que você quer. A mente focada no problema o reforça energética e magneticamente. Pensamentos são sinais magnéticos enviados ao Universo, que decodifica a mensagem e envia a resposta. Você a atrai como um ímã. Você atrai o que sente. Pensamento, sentimento e manifestação estão unidos. Já diria a sabedoria que é passada através de contos e histórias, nas palavras de Aladim, da lâmpada mágica: “seu desejo é uma ordem”. Se você for contra a guerra, fale apenas de paz, vibre na sintonia da paz. Se for contra a fome, fale de alimento, de abundância, e assim por diante…
Os hindus há muito tempo, milhares e milhares de anos, detêm o conhecimento da força do pensamento. Esse é um dos alicerces da sabedoria oriental. No Yôga não se usa palavra negativa, mas o inverso dela. Fazer Yôga é estar conectado à força do pensamento e da mente. Os grandes homens que passaram pela Terra, embora por linguagens e caminhos diferentes, traziam a mensagem do poder que vem de dentro do ser humano. Nosso maior Mestre, Jesus, é a encarnação dessa teoria…
Felicidade interior é algo que move o segredo. É parte dele. Seguir a sua alegria. Um sentimento que irá ajudar a descobrir mais e mais alegria é a gratidão. Ao exercita-la descobre-se magicamente a veracidade de outro fator comentado no filme, de que o pensamento positivo é mais forte que o pensamento negativo. Mas como diriam os Junguianos, é importante a consciência de que existem sentimentos bons e ruins, para depois então transcender os ruins sem cair no risco de apenas sufocá-los e reprimi-los, ou negá-los. Eles existem sim, não para serem reforçados com a força do pensamento, e sim, transcendidos por ela. Não negados, mas ultrapassados, vencidos.
O filme possui uma linguagem extremamente simples. É objetivo, prático, fácil, simples e absolutamente profundo ao mesmo tempo. É preciso assistir, introjetar, e colocar em prática. Já nos diriam os cinco princípios do Reiki, que se associam às mensagens do filme: – Hoje terei fé. – Hoje abandonarei as preocupações. – Hoje farei meu trabalho honestamente. – Hoje mostrarei amor e respeito por todos os seres vivos. – Hoje viverei com uma atitude de gratidão.
*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.