Daniele Vilela Cardoso Leite

Criatividade

Daniele Vilela Cardoso Leite*

Ao contrário do que muitos pensam, criatividade não é algo com que o indivíduo nasça. O ser humano tem a capacidade e o potencial de criação. Depende de como é conduzido este potencial para caracterizarmos alguém de criativo ou não.
Para muitos há uma quebra de paradigma quando alguém diz que criatividade pode ser construída com técnica e treino. E que o meio mais eficaz para isso consiste em praticá-la.
Pessoas conservadoras, de valores arraigados, e que não têm abertura para obterem visão crítica dos acontecimentos, estão “embotando” sua capacidade criativa. Os hábitos também são inibidores da criatividade na medida em que a pessoa age automaticamente, sem precisar de raciocínio, de pensamento. Outro empecilho são os julgamentos. Se alguém tem uma ideia diferente daquelas comuns, geralmente é taxado e discriminado.
Neste ponto, a nossa realidade cultural tem melhorado muito. Hoje em dia quebrar paradigmas é, em dados momentos, valorizado e incentivado. Portanto, vá em frente! Coloque sua criatividade para produzir! No amor, no trabalho, no aprendizado escolar, no aprendizado do dia-a-dia.
O brasileiro é um povo altamente criativo. Na resolução de problemas busca permanentemente soluções criativas (é o famoso “jeitinho” brasileiro). Além dessas questões, no carnaval, na arte, na música, no futebol, na maneira de se vestir, enfim, são inúmeras as manifestações de criatividade (está faltando os políticos serem mais criativos nas soluções dos problemas da população). Mas infelizmente a auto estima do brasileiro é baixa e impede que ele enxergue e reconheça suas qualidades, seus pontos positivos. Ás vezes você, leitor, é mais criativo do que pensa … E se não, mãos a obra!
Aí vão algumas dicas dos estudiosos da criatividade:
Bloqueios à criatividade:
Falta de autoconfiança, medo da crítica, passividade, falsas expectativas, infidelidade às próprias idéias, pouco conhecimento de si mesmo, ausência de emoções positivas, conservadorismo e tradição, conformismo e dependência.
Técnicas para ampliação da criatividade:

  • Buscar semelhanças entre coisas diferentes e diferenças entre coisas semelhantes.
  • Definir o problema: às vezes, a criatividade está em encontrar não a solução, mas o problema. Quando um indivíduo está interessado em um problema, canaliza sua energia na busca da solução.
  • Percepção, pois a criatividade se relaciona à capacidade perceptiva.
  • Motivação
  • Definição do objetivo: para identificar o objetivo, é preciso questionar, refletir, criticar, prever resultados, definir prioridades, ter abertura às oportunidades, ter perspectiva, coragem, convicção, resistência, auto estima e comprometimento
  • Evitar o julgamento: um dos problemas que bloqueiam a criatividade é o fato de as pessoas tenderem a utilizar duas de suas funções mentais ao mesmo tempo: criação e julgamento. O julgamento é um freio para novas associações de idéias.

“Nossos melhores sucessos foram devidos a deixarmos os loucos insistirem no que os sábios haviam abandonado.” (Henry Ford)
“Nossa mente é besouro ávido pela liberdade ampla. A janela envidraçada da ignorância, que parece não existir, é que a retém, prende, limita, frustra… ao mesmo tempo que a convence de que já está livre.” ( Hermógenes)

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

Comments (0)
Add Comment