Daniele Vilela Cardoso Leite

Equilíbrio e Harmonia em 2007

Daniele Vilela Cardoso Leite*

Vivenciamos atualmente o fechamento do ciclo de 2006 e abrimos uma nova etapa, o ano de 2007. Todos desejam estar bem, ter sucesso, progredir, avançar, caminhar. Para alcançar tais objetivos se faz essencial a consciência de que o externo é reflexo do interno, e que tudo é possível, desde que se busque.
Para alcançarmos tudo isso e muito mais, os orientais nos trazem conhecimentos ancestrais que se tornam cada vez mais explorados por muitas e variadas culturas.
Nas palavras de Ana Maria Marinho, ?o organismo humano é uma réplica do universo e como tal está sujeito às mesmas leis que regem a natureza. Desse modo o corpo humano não apenas ?contém? energia: ele ?é ?energia manifestada como matéria sólida, viva. Essa força cósmica flui incessantemente por canais definidos. Há alguns anos atrás, não podiam provar a existência de tal energia e de tais canais, por isso não davam muita importância a seus fundamentos. Entretanto hoje, com novos recursos científicos de pesquisa tais como o processo Kirlian, esse panorama está mudando. Kirlian, num campo de alta frequência, conseguiu o retrato das linhas energéticas de seu corpo, o que resultou em grande impacto no mundo científico na década de 70.
Existem no corpo humano alguns principais centros de energia. Centros captadores, armazenadores e distribuidores de energia, denominados chakras. “Os sete principais centros estão dispostos verticalmente ao longo do que, no corpo físico, é a espinha: o eixo do mundo” do indivíduo. Segundo Helena Souza e J. R. Goulart, “os centros jamais são estáticos, sua velocidade de rotação é ao mesmo tempo rápida e variável, dependendo do estado de saúde e da qualidade do fluxo.
A energia penetra pelo centro dos chakras , alcança a coluna vertebral através do tronco cerebral, fluindo a seguir ao longo das minúsculas trilhas do corpo sutil. Ligadas ao sistema nervoso físico essa energia retorna finalmente aos chakras, deslocando-se para o exterior em espirais através do núcleo de pétalas, num permanente influxo e escoamento.
Todo o processo é análogo ao mecanismo da respiração, pois a energia é por assim dizer, inspirada e exalada pelo ser humano. São sete os principais chakras e cada um é ligado ao nosso corpo físico através do nosso sistema nervoso, por uma glândula, cada um atuando em determinado órgão. É através dos chakras que adquirimos nossa saúde física, mental, emocional e a nossa elevação espiritual.”
Sabemos que a doença antes de aparecer no corpo físico, se manifesta no corpo energético.
?Todos os chakras giram lentamente, mas no homem desenvolvido sua velocidade é indescritível, e por cada um deles flui continuamente a energia. Quanto mais o homem se desenvolve maior é a quantidade de energia, e o indivíduo obtém , como resultado, o acréscimo de suas potências e faculdades?.
Partindo do raciocínio que o externo é reflexo do interno, podemos logo concluir que qualidade de vida, sucesso profissional, pessoal, financeiro, afetivo, e qualquer outro tipo de sucesso, está intimamente relacionado com o equilíbrio das energias de cada ser humano. Muitos buscam insistentemente o sucesso (que varia de referência de pessoa para pessoa: estudo, status etc) de maneira equivocada. Tudo é energia. Se você quer ser bem sucedido em qualquer área de sua vida, busque o equilíbrio interno. Se você quer um 2007 realmente promissor, busque as técnicas que o ajudem no equilíbrio interno, e o restante virá de maneira muito mais sólida e certeira. Amor, saúde, dinheiro, etc. Esta sabedoria é a dos grandes homens iluminados que passaram pelo nosso Planeta. Em qualquer cultura e religião, existe na verdade o consenso de que através do centramento, do equilíbrio interior, da harmonia das energias internas a vida é mais bem vivida e melhor.
Existem muitos tratamentos energéticos como o Reiki, Acupuntura, Do-in, Florais, entre tantos outros, que vêm em grande parte da medicina chinesa, das culturas orientais. A harmonia energética depende de uma confluência de fatores, e alguns deles são fundamentais, tais como a aceitação da vida como ela é. A busca de realizações das metas com flexibilidade, sem pressões e medos exagerados. Alimentação saudável, horas de sono satisfatórias, respiração adequada, distribuição do tempo com divisão equilibrada entre o trabalho e o lazer. Fé, crença saudável, esperança. Entre inúmeros outros fatores.
Enfim, o ano de 2007 traz uma nova oportunidade para seguirmos em frente com a consciência de que é essencial cuidarmos de nossa energia, do nosso interior, e desta maneira nossa vida com certeza será muito melhor.
Que a Luz que habita seu coração brilhe cada vez mais forte! Um ótimo 2007 para você, querido leitor!!!!

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.

Comments (0)
Add Comment